NOTÍCIAS

30-MAR-2017

Zé Helder declara que o ano será de homenagens ao eterno deputado Luiz Otacílio Correia

30 DE MARÇO DE 2017
O dia 29 de março foi de homenagens ao ilustre cidadão varzealegrense Luiz Otacílio Correia pela passagem de seu centenário de nascimento – 29 de março de 1917 a 29 de março de 2017.
O nome e ações de Luiz Otacílio Correia, que foi vereador e prefeito de Várzea Alegre e deputado estadual, foram lembrados em uma programação que contou com debate em uma mesa redonda que reuniu políticos, amigos e familiares na Rádio Cultura de Várzea Alegre, numa sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores e numa missa em ação de graças na igreja matriz de São Raimundo Nonato.
O prefeito Zé Helder (PMDB) e o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, estiveram presentes nas homenagens.
O vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, esposo da vereadora do PV, Dra. Luciana, quem propôs a homenagem a Otacílio Correia na Câmara Municipal, destacou a importância do homenageado para Várzea Alegre, enumerando obras realizadas por Otacílio Correia.
A Vereadora Dra. Luciana deu evidência ao jeito simples de Otacílio Correia como modelo de político e empresário a ser seguido.
Todos os vereadores que se pronunciaram citaram que Otacílio Correia foi um homem que conseguiu sucesso na vida como político e como empresário, tendo ele fundado em 1965 a Mudanças Confiança, uma das maiores empresas de transporte e logística da Brasil, sem perder a simplicidade nem se distanciar de sua terra natal, Várzea Alegre.
O prefeito Zé Helder disse que se Várzea Alegre atualmente tivesse Otacílio Correia como deputado, certamente a gestão teria outros resultados. O prefeito comentou que Otacílio Correia se destacou nos corredores da Assembleia Legislativa, durante seus dois mandatos, por sua intercessão pelos municípios cearenses e em especial por Várzea Alegre.
Zé Helder anunciou que as homenagens pelo centenário de nascimento de Otacílio Correia continuarão por todo este ano, sendo que no mês de agosto, transcurso da festa de São Raimundo Nonato, padroeiro da cidade, que ele prestigiou durante toda a sua vida, serão prestadas outras homenagens em reconhecimento ao trabalho do homem, do empresário e do político Luiz Otacílio Correia.
Eterno Deputado Otacílio Correia - Um homem apaixonado por Várzea Alegre
A cidade de Várzea Alegre presta homenagem nesta quarta-feira, 29 de março, ao filho ilustre Luiz Otacílio Correia pelo seu centenário de nascimento. Luiz Otacílio Correia nasceu em 29 de março de 1917 no seio da tradicional família "Correia", na cidade de Várzea Alegre, no sul do Ceará, filho de Joaquim Vieira de Oliveira (Quinco Honório) e Constância Correia Oliveira.
O idealismo e o talento empreendedor fizeram de Otacílio Correia um dos homens mais bem-sucedidos do Brasil, tendo se destacado nos meios empresarial e político.
Na vida pública, Luiz Otacílio Correia começou como vereador de sua terra natal, cumprindo três mandatos que transcorreram de 1947 a 1959. Foram 12 anos como vereador atuante em defesa do desenvolvimento de Várzea Alegre.
Mas, a vida pública queria mais do competente político e no mandato do então prefeito Francisco Correia Lima (Amilton Correia), de 1955 a 1959, Otacílio Correia, que era o presidente da Câmara de Vereadores, chegou a assumir a Prefeitura por dois anos. Naquela época não existia o cargo de vice-prefeito.
O sucesso dos mandatos políticos de Otacílio Correia na pequena Várzea Alegre ecoou no Estado e logo ele conquistou vaga de deputado estadual, assumindo a legislatura por dois mandatos nos períodos de 1978 a 1982 e de 1983 a 1987.
Como vereador, prefeito e deputado estadual, Otacílio Correia trabalhou com dedicação, contribuindo especialmente para o desenvolvimento de Várzea Alegre. Como deputado estadual, ajudou ainda muitas outras cidades cearenses, nas quais, por reconhecimento, recebeu títulos de cidadania.
Na política, Otacílio Correia se diferenciava por ser presente, fiel aos seus eleitores e aos seus pleitos. Tanta dedicação lhe rendeu o termo terno e carinhoso de "eterno deputado".
Já sem mandato, Otacílio Correia não perdeu sua autenticidade. Sua força e influência política perduram nos governos mais distintos, conseguindo benefícios para o povo, especialmente para o povo varzealegrense. Um desses frutos é o Açude Olho D’água, construído na comunidade de São Vicente. O açude foi inaugurado em 30 de junho 1998, e hoje, por reconhecimento de Lei Estadual, leva o nome de Otacílio Correia.
Paralelo ao universo político, Otacílio Correia era um exímio empresário. Em 27 de outubro de 1965, fundou a Mudanças Confiança, uma empresa que se consolidou no Brasil, oferecendo eficiência e qualidade em logística. Essa empresa sempre foi a menina dos olhos de Otacílio Correia e se mantém firme no mercado.
Otacílio Correia foi um homem de família. Casado com Rosa Amélia Correia Diniz, com ela teve os filhos Maria Lúcia Correia Diniz (in memoriam), José Wyron Correia Diniz, Luiz Carlos Correia Diniz, Antônia Ednólia Correia Cordeiro, Joaquim Honório Neto e Luiz Helder Correia.
Os feitos de Otacílio Correia não se acabaram com o seu falecimento em 08 de dezembro de 2002. Uma estátua no Parque Cívico São Raimundo Nonato é símbolo de um homem que eternizou seu nome no rol dos varzealegrenses ilustres. Mas, a simplicidade do seu coração deixa suas marcas mais profundas na identidade que teve com o povo do sertão com a redenção dos varzealegrenses pela água que hoje mata nossa sede vinda do açude Deputado Otacílio Correia, no sorriso das crianças assistidas pela Associação Beneficente Luiz Otacílio Correia, na casa construída em frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato como seu gesto de fé e nas histórias bem-humoradas nas ruas e lugares particulares que ainda hoje nos traz sua imagem presente em cada cantinho dessa terra que tem sua paixão. Parabéns ao imortal Otacílio Correia, um homem cujo amor por sua terra ultrapassa os portais da eternidade.
Marcos Filho – Radialista e Escritor

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 4 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 9 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

#Educação Há 9 dia(s)

Várzea Alegre tem 97,2% de frequência escolar e recebe elogios do MEC

O Ministério da Educação destacou o município de Várzea Alegre pelo seu desempenho no acom [...]

#Saúde Há 11 dia(s)

Prefeitura combate às arboviroses com mutirões em diversos bairros

Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Várzea Alegre vem realizando mutirões de combat [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Definidas as disputas da fase de grupos do Campeonato Municipal de Futebol

Neste sábado, 6 de abril, o secretário de Esportes e Lazer de Várzea Alegre, Cícero Sousa, [...]

#Esporte Há 11 dia(s)

Várzea Alegre sediou Encontro Setorial do Programa Esporte Em 3 Tempos

No último sábado, 6 de abril, Várzea Alegre foi sede do encontro setorial do Programa Espo [...]

#Educação Há 11 dia(s)

Várzea Alegre atinge maior índice do IOEB 2023

Na última semana, foi divulgado o resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasile [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito