Notícias

Lançado o Plano Municipal contra às Arboviroses

O Governo de Várzea Alegre, lançou nesta manhã de quarta-feira, 19, no CAIS - Centro de Atenção Integrado à Saúde, o Plano Municipal contra às Arboviroses, contendo um conjunto de ações que envolve o governo, as escolas e a sociedade na luta contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A cidade Várzea Alegre tem até o momento um caso positivo para dengue, mas segundo o prefeito Zé Helder, a maior preocupação no combate às arboviroses começa agora com a diminuição das chuvas, quando aumenta os locais de focos do mosquito.
O prefeito avaliou que o Plano Municipal de Controle e Combate às Arboviroses chega na hora certa. Zé Helder afirmou que se a equipe de saúde fizer seu trabalho, mas a população não colaborar, será difícil vencer essa luta. Ele pediu à população para que abra as portas de suas casas, prédios e permitam acesso dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, que são saldados nessa guerra contra o mosquito aedes aegypti.
Zé Helder disse que o Governo Municipal vai utilizar um drone para mapear as áreas de risco de proliferação do mosquito e atuar de forma mais eficiente no combate. Essa ideia de combater o mosquito com uso de drone partiu de um projeto dos alunos do curso do 3º ano de eletrotécnica da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, Pedro Victor Ferreira Máximo e Vinícius Cardoso Viração, com acompanhamento do professor Raimundo Bezerra da Silva.
Para o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, Várzea Alegre hoje se encontra em situação confortável em relação à casos de doenças provocadas por Arboviroeses, mas, a cidade, o governo e a população não podem relaxar. “Que a partir de agora possamos estar vigilantes e possamos ter esse compromisso em nossa casa, nosso bairro, nossa escola em nosso PSF desenvolvendo essas ações”, disse.
O vereador Antônio Alcântara (PT), enfatizou a importância da união do governo e da sociedade na luta contra o mosquito. O vereador também é Agente Comunitário de Saúde. “Quanto mais gente estiver no combate, a gente terá mais eficácia nesse combate”, disse.
O vice-prefeito da Várzea Alegre, o médico Fabrício Rolim, disse que é importante a população se conscientizar, buscando agir cuidando da casa. Assim como Zé Helder, o vice-prefeito, pediu que a população facilite o acesso às suas casas do Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde para combater as arboviroses.
O Agente de Endemias, José da Costa, disse que o plano vai ajudar muito a equipe a lidar com áreas de risco de proliferação do mosquito, como as oficinas, que ficam à céu aberto. Para ele a conscientização da população é importante e o povo tem que se engajar nessa luta contra a dengue.
Luciana Barreto - Coordenadora da 17ª Regional de Saúde - Ícó, avaliou que a utilização de um drone para identificar áreas de difícil acesso e com focos como uma inovação tecnológica que vai agilizar o controle vetorial. Ela disse que a utilização do drone agilizará o acesso dos Agentes de Endemias nos locais de focos de difícil acesso. Luciana Barreto parabenizou Várzea Alegre pela iniciativa.
Durante o evento houve a apresentação de uma paródia sobre o combate ao mosquito aedes aegypti pelos alunos da Escola Municipal Figueiredo Correia.
Após a assinatura do plano, os participantes do evento conheceram no recinto do CAIS uma exposição sobre o ciclo de vida do aedes aegypti e receberam informações sobre o eficiente combate às arboviroses.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário




Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIALS