Notícias

#Agricultura | 04 DE JULHO DE 2017

Várzea Alegre projeta seminário sobre a cultura do algodão


As secretarias de Desenvolvimento Agrário e Econômico e de Meio Ambiente de Várzea Alegre, representadas respectivamente, pelo coordenador da Unidade de Pecuária José Marcondes Saldanha e pelo secretário J. Marcílio, acompanharam um dia de campo, no data de 28 de junho, nas cidades de Iguatu e Acopiara, com o objetivo de revitalizar a cultura do algodão na região.
A iniciativa faz parte do Projeto Ouro Branco, encabeçada pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a UFCA - Universidade Federal do Cariri.
Foi observado que com manejo correto, a praga do bicudo, que dizimou a cultura do algodão do Ceará na década de 1980, não atacou as plantações.
Com o sucesso dos projetos a EMBRAPA e a UFCA buscam parcerias junto às prefeituras, para tentar revitalizar a cotonicultura e criar oportunidade de geração de renda para o agricultor cearense.
Há, no município de Acopiara, uma usina beneficiadora de algodão que opera com 5% de sua capacidade, e que se propõe a comprar toda a produção da região. Atualmente, uma arroba de algodão, que pesa 15kg, é negociada na usina ao preço de R$ 28,00.
De olho neste projeto de sucesso, é pretensão das secretarias de Desenvolvimento Agrário e Econômico e de Meio Ambiente de Várzea Alegre, realizar nesta cidade um seminário sobre a cultura do algodão, com participação da Embrapa e da UFCA.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br


 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 17 DE JANEIRO DE 2018

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre participa durante esta semana, em parceria com a Ematerce, da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.O Hora de Plantar distribuirá em Várzea Alegre, aos 1.200 agricul [...]

#Agricultura | 08 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores familiares colhendo algodão. Essa cena não foi gravada entre as décadas de 70 e 80, quando o algodão era produção abundante no Ceará e em Várzea Alegre.

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, comemorou os resultados da evolução da agropecuária do Ceará, especialmente da produção de leite, que refletiu crescimento no PIB do setor no Estado

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

Os campos experimentais de algodão herbáceo em Várzea Alegre foram plantados a partir da parceria entre a Prefeitura, a Embrapa Algodão e UFCA - Universidade Federal do Cariri.

#Agricultura | 20 DE DEZEMBRO DE 2017

A prefeitura de Várzea Alegre, com o prefeito Zé Helder (PMDB) através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, realizou de 13 a 18 de dezembro 2017, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a entrega de boletos do programa garantia [...]

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS