Notícias

#Saúde | 06 DE JULHO DE 2017

Secretaria de Saúde considera arboviroses sob controle


O Plano Municipal contra arboviroses, lançado em 19 de abril, no município de Várzea Alegre, vem colhendo resultados positivos na luta contra o aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

Essa campanha foi reforçada com a realização de mutirões contra as arboviroses e calazar em todos bairros, sendo que as últimas localidades onde a campanha passará são as dos bairros Grossos e Sanharol.

Até o momento, segundo o secretário de Saúde Ivo leal, Várzea Alegre soma 253 notificações para dengue com 65 casos confirmados. Com relação à chikungunya, foram notificados 79 casos com 10 confirmações. Para zika vírus, houve uma notificação e a secretaria de Saúde aguarda confirmação do resultado.

Os mutirões serão encerrados nesta semana, mas de acordo Ivo Leal, as atividades de combate e controle das arboviroses e calazar continuarão com o trabalho dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias.

Ivo Leal disse que a situação de Várzea Alegre em relação às arboviroses está sob controle, porém alerta que a população deve permanecer vigilante, ajudando a combater o aedes aegypti.

Para ele, passado o período chuvoso e com a intensificação do trabalho, a tendência, tanto para notificações como para confirmação de casos de arboviroses, e que entrem em uma curva de declínio.

O prefeito Zé Helder (PMDB), considerou positiva a campanha a partir do Plano Municipal contra Arboviroses e Calazar. Para ele o controle do aedes aegypti, numa luta incansável dos profissionais de saúde e da população, tem sido fundamental. Já para o combate ao calazar, também foram achadas alternativas como um local adequado para onde são levados os cães apreendidos nas ruas e esses animais passam por exames, teste de calazar, são alimentados e cuidados. Os cães doentes são eutanasiados, obedecendo critérios de avaliação técnica da saúde.

Dr. Fabrício Rolim, que é vice-prefeito da cidade e médico, declarou que todas essas atividades realizadas para combater o aedes aegypti chegaram na hora certa, mas que esse mosquito deve ser combatido o ano todo e a população deve sempre se manter alerta, preservando a saúde de todos.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 17 DE FEVEREIRO DE 2018

Diante da preocupação da população em relação às arboviroses, especialmente das transmitidas pelo Aedes Aegypti - dengue, zika e chikungunya, o secretário de Saúde Ivo Leal, informou neste sábado, 17, que já foram iniciadas [...]

#Saúde | 05 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.

#Saúde | 27 DE JANEIRO DE 2018

Nesta sexta-feira, 26, a cidade de Várzea Alegre recebeu oficialmente uma ambulância para servir à população.

#Saúde | 15 DE JANEIRO DE 2018

A cidade de Várzea Alegre recebe no período de 17 a 19 de janeiro de 2018, mais uma edição do Mutirão de Mamografias, do projeto Amigos do Peito, do Governo Federal, que com uma moderna unidade móvel, totalmente equipada, fortalece a luta contra o cânc [...]

#Saúde | 03 DE JANEIRO DE 2018

Na ocasião foram feitas avaliações da situação das arboviroses em Várzea Alegre no ano 2017, concluindo que foram fechados todos os ciclos, conseguindo atingir as metas de controle estabelecidas pelo Estado e pelo Município.

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS