NOTÍCIAS

10-JAN-2017

Secretário de Agricultura explica aplicação de recursos para combate à seca

10 DE JANEIRO DE 2017
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea, Cícero Izidório, comentou que recebeu com alegria a informação de que Várzea Alegre teve aprovado Termo de Compromisso pelo Ministério da Integração Nacional, da ordem de R$ 750.000,00, para a implantação de obras que ampliem a oferta de abastecimento de água nas comunidades mais afetadas pela estiagem.
De acordo com ele, esse Termo de Compromisso foi apresentado ao Ministério da Integração Nacional pelo Município, na gestão anterior, mas recebeu a informação agora, já que não houve repasse dessa informação para o atual governo.
Segundo Cícero Izidório, após a aprovação do Termo de Compromisso, há um processo até a entrada efetiva do dinheiro no município para sua devida aplicação, com prazo de execução de 730 dias para elaboração dos projetos objeto de destino dos recursos.
Na SDR - Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, o secretário Cícero Izidório se informou que o Termo de Compromisso prima pelos projetos de abastecimento de água, sendo para a implantação de novos, ampliação ou reforma de sistemas antigos. "Faz-se os projetos, envia para Secretaria do Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, e, sendo aprovados, vêm os recursos para aplicação" - disse.
Para Cícero Izidório, a SDR informou, que ainda em 2016, foi assinado outro Termo de Compromisso entre o Município e o Ministério da Integração Nacional para o mesmo objetivo de combater os efeitos da escassez de água, da ordem de R$ 1.500,000,00. Ele disse que pediu que fossem enviados à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário os dois termos de compromisso, para que possa, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura da cidade, elaborarem os projetos que venham a amenizar o problema da falta d’água no município.
Cícero Izidório fez uma avaliação da situação hídrica do Ceará, destacando que é de colapso, com as reservas de água em menos de 7% nos principais reservatórios do Estado. Ainda, para ele, Várzea Alegre, teve chuvas dentro da média no ano passado ou quase acima da média e não houve boa produção de grãos porque essas chuvas foram irregulares, mas houve recuperação de reservas de água de pequenos açudes, cacimbões e até do açuda Olho D’água. Ele ponderou as águas já estão baixando, mas a expectativa é para a previsão da Funceme para os próximos três meses de 2017, quando espera que seja de boas chuvas, "senão, tanto Várzea Alegre como o Ceará, terão sérios problemas devido à falta de água.
Sementes do Hora de Plantar
A previsão é que as sementes do Programa Hora de Plantar cheguem para Várzea Alegre até quinta-feira, dia 12, e, segundo o secretário Cícero Izidório, logo que confirmada a chegada dessas sementes, a distribuição será providenciada para que os agricultores aproveitem as chuvas do momento.
PAA
Segundo Cícero Izidório, a cidade de Várzea Alegre, nos últimos anos, vem se destacando com a venda de produtos da agricultura familiar para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, com recursos que vêm do Governo Federal. No dia 17 haverá uma reunião em Fortaleza, na SDA - Secretaria de Desenvolvimento Agrários, quando será tratada a implantação PAA 2017 em Várzea Alegre e em outros municípios.
Garantia Safra
Com relação ao Garantia Safra, estão sendo entregues os boletos referentes ao programa para a safra 2016/2017. Esse prazo era até 31 de dezembro, mas foi prorrogado até 20 de janeiro, restando mais de cem boletos para serem entregues. Sobre o programa para a safra 2015/2016, os agricultores varzealegrenses já receberam o benefício.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Arquivo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Prefeito Zé Helder organiza inauguração da Urbanização do Entorno do Cristo Ressuscitado e da Capela de Maria de Bil

Na tarde desta terça-feira, 23 de abril, foi realizada uma reunião com a participação do p [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Várzea Alegre se destaca no Dia da Terra no evento global do projeto The Planet vs. Plastic

Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura de Várzea Alegre, a [...]

#Agricultura Há 3 dia(s)

Mais títulos de terra serão entregues em Várzea Alegre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 8h da manhã, a Prefeitura de Várzea Alegre, e [...]

#Agricultura Há 3 dia(s)

Várzea Alegre assina adesão ao Programa Garantia Safra 23/24

Na sexta-feira, 19 de abril, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o prefeito de Várzea Al [...]

#Educação Há 3 dia(s)

V Edição do Sarau Literário Infantil encanta Várzea Alegre

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordena [...]

#Gestão Há 6 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 10 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 14 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito