NOTÍCIAS

22-AGO-2017

Prefeito prestigia levantamento da bandeira e abre 13ª edição do Barracão Cultural

#Festa 22 DE AGOSTO DE 2017

A Festa de Agosto, de 21 a 31 do mês em curso, período no qual transcorre as festividades em homenagem ao padroeiro de Várzea Alegre, São Raimundo Nonato, é um acontecimento de grande expressão cultural e religiosa para os mais de 40 mil habitantes desta cidade da região do Cariri, no Sul do Ceará e seus milhares de visitantes.
Nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, foi o marco inicial dessa grande festa, com o tradicional carregamento do pau da bandeira, que reuniu centenas de pessoas num ritual de 162 anos.
Fiéis católicos, devotos do Santo, se reuniram no Sítio Boa Vista, distante 7km da sede do município, por volta das 17h00, em frente à capela de São Sebastião e de lá conduziram o pau da bandeira, que este ano mede 16,20 metros de comprimento. O pau da bandeira de São Raimundo Nonato, nos últimos 28 anos, é escolhido por José Carolino, mais conhecido por "Zé Luzia", um agricultor de 73 anos de idade.
O prefeito da cidade, Zé Helder (PMDB), para quem a Festa de Agosto com os festejos a São Raimundo Nonato, se traduz num momento especial na vida do povo varzealegrense, acompanhou o cortejo do pau da bandeira e seu levantamento, na praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, que aconteceu por volta das 18h40.
Na sequência, depois das celebrações religiosas, Zé Helder, abriu o Barracão Cultural Poeta Francisco de Sousa Sobrinho, na sua 13ª edição. É no Barracão Cultural que Várzea Alegre se encontra com sua história, que homenageia filhos ilustres e onde suas tradições mais ganham evidência.
A ideia de criar um espaço dentro da Festa de Agosto que permitisse explorar e mostrar para a população os valores culturais de Várzea Alegre, surgiu e se materializou em 2005, ano da primeira gestão do prefeito Zé Helder, atualmente em seu terceiro mandato. Naquele ano, o Barracão Cultural foi erguido sobre troncos de carnaúbas e revestido de palhas de coqueiros. Mas, por questões de preservação do meio ambiente, nos anos seguintes, o Barracão foi levantado sobre bases de estruturas metálicas, ganhando modernidade.
O Barracão Cultural abriga também a culinária, a literatura, o artesanato, apresentações teatrais e shows de artistas populares.
Para o prefeito, o mais importante tem sido preservado, que é a manutenção das apresentações da mais rica cultura do povo de Várzea Alegre.
Este ano, o tema do Barracão Cultural - Artes e Olhares, nasceu da cabeça pensante de uma das mais conceituadas educadoras de Várzea Alegre, a professora especialista em língua portuguesa e integrante da Academia Varzealegrense de Letras - AVL, Liduína Sousa.
A cultura da cidade é contada logo de entrada com um teatro mambembe, na sequência imagens dos homenageados levam os varzealegrenses ao encontro imaginário pelos olhares com mestres como Idelfonso Pintor, o Eterno Deputado Luiz Otacílio Correia, o poeta do improviso - Evar Aboiador e o sanfoneiro Chico Araújo.
A emoção sempre toma conta do público, com a execução do hino do município, com letra de Zé Clementino e música do Mestre Antônio. Na sequência vieram os pronunciamentos das autoridades. O Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, Dr. Hélio Batista, destacou que o Barracão Cultural é o encontro com tantos que já fizeram pela cultura popular de Várzea Alegre.
Zé Helder lembrou da criação do Barracão Cultural em seu governo em 2005 e da importância que o Barracão tem para a valorização da cultura varzealegrense. "Quem fez história em Várzea Alegre, a gente procura explorar no Barracão, para que os filhos de Várzea Alegre, os de fora e os daqui, também tenham o conhecimento desse nosso torrão amado de forma mais profunda, de forma mais detalhada", disse.
Formaram o palco do Barracão Cultural o prefeito Zé Helder e a primeira-dama Sônia Fortaleza, o coordenador de Cultura e Turismo, Dr. Hélio Batista, o chefe de Gabinete, Batista Jr, os secretários de governo Paulo Danúbio - Educação, Antônio Gregório - Administração, Cícero Izidório-- Desenvolvimento Agrário, J. Marcílio - Meio Ambiente, Laura Alves - Assistência Social, Ivo Leal - Secretário de Saúde, Cícero Sousa - coordenador de Esportes e os vereadores Antônio Alcântara (PT), Dedé da Topique (PT do B), Professora Dedê (PC do B), Kleiton do Bar (PMDB), Michael Martins (PT), Marcelo Fledson (SD), Ribamar da Topique e o empresário Joaquim Honório, filho do homenageado Luiz Otacílio Correia, acompanhado da esposa Santinha Bitu.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 2 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 3 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 5 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 6 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 13 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito