Notícias

Audiência Pública Busca Ativa Escolar mostra preocupação do Governo Municipal com a educação

Data: 14 de novembro de 2017

Aconteceu nesta terça-feira, 14, de 08h às 12h, na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, com realização da secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre, audiência pública com o tema "Busca Ativa Escolar".

O objetivo dessa audiência pública é unir diferentes segmentos do governo e da sociedade, de forma intersetorial, para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e reencaminhá-los à sala da aula.

Para Paulo Danúbio, secretário municipal de Educação, uma criança ou adolescente fora da escola é uma presa fácil para o tráfico de drogas. Uma escola que forma cidadão, que é uma ponte entre a família e o crescimento social. É isso que queremos. "A Busca Ativa fará desaparecer essa chaga, que é a criança, o adolescente fora da escola, o princípio da injustiça social", disse.

Para Paulo Danúbio, a Busca Ativa Escolar é a inclusão social, não sendo admitido criança e adolescente fora da escola.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Batista Jr, que representou o prefeito Zé Helder na audiência, falou que é um momento oportuno porque a administração para para analisar os índices e sobretudo a frequência e permanência do aluno na escola e corrigir a tempo. Ele avaliou que para esse ano não será possível fazer correções, mas do resultado da audiência pública será elaborado um trabalho que chegará até as comunidades, para todas as escolas, para que entendam a missão e façam o resgate dessas crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula quando deveriam estar na escola.

Batista Jr ainda comentou que o prefeito Zé Helder sempre levantou a bandeira da educação e que só através da educação é possível melhorar o município o estado e o país.

Essa é uma ação que une os municípios em uma plataforma do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário


Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS