Notícias

#Agenda | 14 DE JANEIRO DE 2018

Prefeito participou do Seminário Governança Interfederativa da Região Centro Sul

Na última sexta-feira, 12, o prefeito de Várzea Alegre esteve na cidade de Cedro, juntamente com as equipes de finanças da Prefeitura, onde participaram do Seminário Governança Interfederativa da Região Centro Sul.


O evento foi realizado na Escola Yvens Dias Branco (Auditório do Senac), contou com a participação de 13 prefeitos da região e proximidades. Participam também do encontro o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves; o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Nelson Martins; o Secretário das Cidades, Jesualdo Farias; a deputada Mirian Sobreira, entre outras autoridades.
O Seminário teve o objetivo de apresentar e tirar dúvidas sobre um projeto piloto que será realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e da Fundação Sintaf, para fortalecimento das áreas tributária, contábil e fiscal dos municípios da região.
De acordo com o prefeito de Cedro e vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento municipal através de uma ação regional na qual seja priorizada a quebra da lógica vigente da grande dificuldade dos municípios organizarem suas arrecadações próprias com equilíbrio fiscal e planejamento.
Na palestra de abertura do evento, o economista Alexandre Cialdini, ex-secretário de finanças de Fortaleza, apresentou o programa fundamentado na governança interfederativa que foi realizado individualmente em oito municípios cearenses, explicando que, a partir de agora, a ação acontecerá de forma regionalizada, conforme prevê o Estatuto das Cidades e o Estatuto das Metrópoles.
O foco da fala do economista foi a integração fiscal dos municípios da Região Centro Sul. Os municípios que serão contemplados pelo projeto piloto são: Baixio, Carius, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Saboeiro, Umari, Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre.
O Secretário de Cidades, Jesualdo Farias, falou sobre Governança Interfederativa e, em sua palestra, detalhou o funcionamento do programa e os benefícios do mesmo para cada município.
O prefeito do Crato José Ailton Brasil, falou sobre a experiência exitosa da organização financeira e tributária realizada em seu município, que teve o novo código tributário aprovado no ano passado e já implantou um sistema de acompanhamento de projetos, planejando e diminuindo gastos e aumentando a arrecadação e a capacidade de investimento municipal.
Zé Helder acredita no fortalecimento dos municípios a partir dessa iniciativa contribuindo ainda mais para a organização fiscal e financeira das cidades, seguindo o modelo do Ceará, que fiscalmente, é um dos estados mais organizados do país.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário


NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agenda | 16 DE FEVEREIRO DE 2018

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), deu entrevista nesta quinta-feira, 15, para o programa Grande Jornal da Cultura, da FM 96,3.Na emissora o prefeito falou sobre a realização bem-sucedida do Carnaval de Várzea Alegre, fez avaliação da festa [...]

#Agenda | 03 DE FEVEREIRO DE 2018

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou de encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, no BNB Passaré, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 02, às 16h, com a presença do governador Camilo Santana, do presiden [...]

#Agenda | 23 DE JANEIRO DE 2018

Os moradores da comunidade de Extrema, sede do distrito de Calabaça, se reuniram em audiência pública, na Escola José Primo de Morais, no último sábado, dia 20, para tratar das consequências para a comunidade com a execução da constru&cced [...]

#Agenda | 08 DE JANEIRO DE 2018

O prefeito, Zé Helder (PMDB), esteve com a primeira-dama Sônia Fortaleza, participando das festividades de confraternização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea Alegre e pela passagem de 56 anos da entidade rural

#Agenda | 08 DE JANEIRO DE 2018

Articulando apoios para melhorar as condições financeiras do Hospital São Raimundo Nonato, o prefeito Zé Helder (PMDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e a vereadora Dra. Luciana Rolim (PV), estiveram na referida unidade da saúde na companhia do deputado [...]

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS