Notícias

#Agricultura | 01 DE FEVEREIRO DE 2018

Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário produtor rural colhe algodão de campo experimental


O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) esteve acompanhando a colheita de algodão do campo experimental plantado no distrito de Canindezinho, na propriedade do produtor rural Fernando Gil. Estiveram com o prefeito os secretários Cícero Izidório (secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico) e J. Marcílio (secretário de Meio Ambiente).
Além da colheita, o algodão passou por beneficiamento e as sementes serão doadas, segundo o prefeito, aos produtores que se interessem pelo cultivo de algodão herbáceo. "As sementes serão adquiridas pelo município e serão doadas em quantidade suficiente para plantar uma área com até 40 hectares", disse.
Para outros municípios, os produtores interessados podem comprar as sementes.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, disse que com a colheita estava se fechando um ciclo no projeto de revitalização da cultura do algodão e que não foram utilizados defensivos agrícolas no campo experimental. "É um algodão ecologicamente correto", disse.
De acordo com Zé Helder, com a cultura do algodão é possível a volta do ciclo da produção algodoeira, fortalecendo a economia do município.
Zé Helder disse que o produtor Fernando Gil certamente estava feliz por ter acreditado no sonho, plantando e agora, colhendo o algodão.
Fernando Gil agradeceu o apoio da Prefeitura, da Embrapa e do professor Sebastião Cavalcante e da UFC pelo projeto de revitalização da cultura do algodão.
No Canindezinho foram plantados dois campos experimentais de algodão herbáceo, nas propriedades de Arimatéia de Oliveira e Fernando Gil.
O projeto
A revitalização da cultura do algodão no Ceará é um projeto do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Embrapa e com a Prefeitura Municipal. O Ouro Branco é uma iniciativa do professor Sebastião Cavalcante de Sousa e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário


NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Na manhã da última quarta-feira, 07, foi realizada a distribuição de sementes de algodão para os agricultores inscritos no projeto Ouro Branco de revitalização da cotonicultura em Várzea Alegre e na região. O governo municipal, atrav&eac [...]

#Agricultura | 17 DE JANEIRO DE 2018

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre participa durante esta semana, em parceria com a Ematerce, da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.O Hora de Plantar distribuirá em Várzea Alegre, aos 1.200 agricul [...]

#Agricultura | 08 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores familiares colhendo algodão. Essa cena não foi gravada entre as décadas de 70 e 80, quando o algodão era produção abundante no Ceará e em Várzea Alegre.

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, comemorou os resultados da evolução da agropecuária do Ceará, especialmente da produção de leite, que refletiu crescimento no PIB do setor no Estado

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

Os campos experimentais de algodão herbáceo em Várzea Alegre foram plantados a partir da parceria entre a Prefeitura, a Embrapa Algodão e UFCA - Universidade Federal do Cariri.

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS