NOTÍCIAS

07-FEV-2018

Conscientização: Assistência Social realizou desfile de carnaval com temáticas de proteção social

#Festa 07 DE FEVEREIRO DE 2018

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu neste dia 07, o Carnaval Social - Bloco da Proteção com o objetivo de convocar a população varzealegrense a entrar no clima de alegria desse período carnavalesco sem esquecer a proteção integral de crianças, adolescente e idosos em todos os momentos desta festividade. Essa é uma ação de conscientização das pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil nesse período de carnaval.
O Bloco da Proteção saiu às ruas da cidade com muita animação, com faixas e cartazes com temáticas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, enfatizando que Carnaval também é momento de proteção. Entre os temas trabalhados se destacou o "Caia na folia, mas com Cidadania; Na onda do carnaval, o trabalho infantil vai dançar" - conscientizando e sensibilizando a sociedade para as situações de trabalho infantil, suas formas e prejuízos à criança, ajudando assim nas denúncias dos casos verificados ao longo do período festivo.
Participaram do Desfile do Carnaval Social os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os usuários do PAIF, Equipe de Referência do AEPETI e Criança Feliz do Município, Os Adolescentes do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, membros do Conselho de Direito e do Conselho Tutelar, Alunos da APAE, Associação do Riachinho ABCNSF, os integrantes da Bateria da ESURD, Profissionais da Secretaria de Educação e os Profissionais da Assistência Social.
O desfile teve início no CREAS Luiza Caldas e percorreu as ruas da cidade chegando até o CREVA - Clube Recreativo de Várzea Alegre, enfatizando o lema: "Diversão Combina com Proteção", temática desenvolvida nas unidades dos CRAS e do CREAS junto aos usuários, levando-os ao conhecimento dos seus direitos e de como os eles devem se prevenir diante das situações de violação nesse período de Carnaval.
Para a secretária de Assistência Social, Laura Maria Alves, a iniciativa é muito importante para todos os envolvidos. "Somos conhecedores que durante o carnaval os índices de violações se tornam mais propícios aos olhos da sociedade e cada cidadão varzealegrense é responsável por essa conscientização, como também por defender os direitos desse público que é mais vulnerável", disse.
Ela destacou ainda a importância das entidades parcerias, os órgãos que compõem a rede de proteção das crianças e adolescentes e idosos. "A rede deve trabalhar em conjunto para obter resultados. Agradeço a todos os que participaram dessa ação em prol de nossa população", disse.
Para a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Maria Valdinete, mobilizadora do evento esse tipo de ação se constitui de elevada importância. "Ações como essa são importantes pois envolvem a comunidade e trabalham com a prevenção. Com a sociedade envolvida e informada fica mais fácil trabalhar, pois a população ajuda a combater esses males que estão atingindo nossas crianças e adolescentes," destacou.
Ela agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento e convocou a população a entrar no Bloco da Proteção. "Somos chamados a proteger nossas crianças, adolescentes e idosos de todas as formas de violência. Carnaval é momento de alegria. Quantas pessoas são hostilizadas nesse período e têm seus direitos desrespeitados. Atuemos como promotores de direito" alertou.
O articulador municipal do Selo Unicef, Francisco Costa, junto com o Presidente do CMDCA, Cleitton Costa, organizaram a ala dos Adolescentes do NUCA trazendo ao conhecimento da população as temáticas a serem trabalhados junto aos adolescentes durante a Edição 2017-2020 da certificação.
Como denunciar
Caso saiba ou tenha conhecimento de atos de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e também, de violência contra idosos, mulheres e pessoas com deficiência, DENUNCIE! Quem não Denuncia, também Violenta.
Segundo explica Francisco Costa, este ano a mobilização foca na necessidade de denúncia urgente, visando assim a proteção da criança e do adolescente, prioridade absoluta e compartilhada entre a família, o Estado e a sociedade, conforme determina a Constituição Federal de 1988. "Existe nesse período muito trabalho infantil, com a venda de produtos e principalmente a exploração sexual e turismo sexual infantil. No período de carnaval as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis a estas violações, daí a atenção redobrada que todos devemos ter", disse.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, qualquer suspeita de violência pode ser denunciada. Disque 100, a ligação é gratuita e anônima. Também é possível realizar a denúncia no Conselho Tutelar pelo telefone (88) 9.9217 6612. Para casos emergenciais, a recomendação é ligar para o 190 e falar diretamente com a polícia, que também aciona o Conselho Tutelar.





Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Miguel Marcelo
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 1 dia(s)

Prefeito Zé Helder organiza inauguração da Urbanização do Entorno do Cristo Ressuscitado e da Capela de Maria de Bil

Na tarde desta terça-feira, 23 de abril, foi realizada uma reunião com a participação do p [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Várzea Alegre se destaca no Dia da Terra no evento global do projeto The Planet vs. Plastic

Em comemoração ao Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura de Várzea Alegre, a [...]

#Agricultura Há 3 dia(s)

Mais títulos de terra serão entregues em Várzea Alegre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 8h da manhã, a Prefeitura de Várzea Alegre, e [...]

#Agricultura Há 3 dia(s)

Várzea Alegre assina adesão ao Programa Garantia Safra 23/24

Na sexta-feira, 19 de abril, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o prefeito de Várzea Al [...]

#Educação Há 3 dia(s)

V Edição do Sarau Literário Infantil encanta Várzea Alegre

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordena [...]

#Gestão Há 6 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 10 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 14 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito