CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Reunião na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico trata sobre PNAE

O secretário de Desenvolvimento Agrário e econômico de Várzea Alegre, Matias Alves, informou que na última quarta-feira, 31 de janeiro, na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, houve reunião para tratar sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A reunião contou com representantes da educação, dos sindicatos ruralistas do município, da coordenação da merenda escolar, Ematerce e FAMUVA - Federação das Associações do Município de Várzea Alegre.

Com o PNAE, programa do Governo Federal, é possível investir até 30% dos recursos na compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.

Matias Alves, esclareceu que o propósito do encontro foi debater com essas entidades os produtos destinados à chamada pública da merenda escolar. Além disso, foram abordadas questões relacionadas às visitas técnicas que serão realizadas com os produtores envolvidos nesse programa.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Divulgação

#Desenvolvimento 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Governo de Várzea Alegre e SEBRAE realizam palestra sobre gestão financeira e crédito para empreendedores

Na noite desta terça-feira, 23 de maio, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico, em parceria com o SEBRAE, promoveu uma palestra sobre "gestão financeira com orientação ao crédito". O evento ocorreu no CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento, sede da Secretaria de Assistência Social.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Matias Alves, ressaltou a importância de fornecer orientação e informações em gestão financeira aos empreendedores locais, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios. A palestra foi incluída na programação da Semana do MEI - Microempreendedor Individual.

Matias Alves reforçou a relevância da presença da Sala do Empreendedor em Várzea Alegre, que atua em parceria com o SEBRAE para atender os empreendedores do município. Ele ressaltou o compromisso do governo municipal em proporcionar suporte e capacitação aos microempreendedores individuais, visando o fortalecimento da economia local.

A consultora do SEBRAE, Poliane Feitosa, enfatizou a importância da parceria entre o SEBRAE e a prefeitura no processo de capacitação dos MEIs. Ela destacou que a orientação oferecida visa informar sobre os benefícios da formalização das atividades empresariais, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável.

O evento contou com a presença de Carine Menezes, Agente de Desenvolvimento Econômico e representante da Sala do Empreendedor, além de membros da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre. A participação desses profissionais ressaltou a importância do envolvimento de diferentes setores da sociedade no apoio ao empreendedorismo local.

A parceria entre o Governo de Várzea Alegre e o SEBRAE tem se mostrado fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico do município, proporcionando aos empreendedores locais acesso a informações valiosas sobre gestão financeira e crédito. A iniciativa fortalece a economia local e contribui para a criação de um ambiente favorável ao crescimento dos negócios em Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Desenvolvimento 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Cidade Empreendedora II é lançado em Várzea Alegre

O Cidade Empreendedora II do SEBRAE, realizado neste município de Várzea Alegre em parceria com a Prefeitura Municipal, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico e Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, foi lançado na manhã desta segunda, 15 de agosto de 2022, na sede da Assistência Social, no CSU - Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento.

Matias Alves - Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, disse que o município participa do projeto desde o ano de 2021, e naquele ano, Várzea Alegre foi a única cidade do Cariri, a participar desse programa.

Ele destacou que na primeira edição, nove municípios integraram a parceria, e que agora, no Cidade Empreendedora II, mais uma vez, Várzea Alegre é pioneira. "O objetivo é fortalecer ainda mais o empreendedorismo em Várzea Alegre", disse.

O Cidade Empreendedora foi lançado em 5 de outubro de 2021, por meio da formação do Comitê Gestor e dos Núcleos Executivos de Operacionalização.

O programa prosseguiu com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal de Apoio e Fomento aos Pequenos Negócios (PMD), buscando a inserção de políticas públicas econômicas que fortaleçam o ambiente de negócios em Várzea Alegre, em especial, para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). Agora o programa avança em sua nova fase.

Essa parceria rendeu ao prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), no dia 19 de maio deste ano, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, o prêmio do projeto Prefeito Empreendedor.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Desenvolvimento 01/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Prefeitura de Várzea Alegre renova convênio com o IDACE

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), renovou convênio com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE, para dar prosseguimento aos processos de Regularização Fundiária neste município.

A renovação do convênio foi firmada, nessa quinta-feira, 29 de setembro de 2021, no gabinete do prefeito, com as presenças de José Wilson, que é o superintende do IDACE, do secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, do Subsecretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Cícero Izidório, do secretário municipal de Administração, Antônio Gregório, da Vereadora Ciete do Sindicato (PT), e de Raimundo Brilhante - representante do escritório do IDACE.

O programa de Regularização Fundiária, do Governo do Ceará, desenvolvido pelo IDACE, acontece em parceria com o Governo Federal, com o INCRA, com os governos municipais e visa registrar e documentar as propriedades indocumentadas em todo o Ceará.

Zé Helder disse que o cadastro das propriedades de terras representa grande conquista para os trabalhadores do município, especialmente para pequenos e grandes proprietários. "O pequeno proprietário de terra sonha com a regularização para que possa, junto às instituições financeiras, conseguir recursos para investimento nessas propriedades", disse.

Matias Alves comentou que com a união das instituições do município, sendo: sindicatos, FAMUVA, Câmara Municipal, Governo Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, o grande objetivo será conseguido. "Em médio prazo poderemos estar entregando os primeiros títulos em nossa cidade", destacou ele.

José Wilson afirmou que em Várzea Alegre serão medidos, cadastrados e titulados mais de três mil imóveis, que estão nos bancos de dados do IDACE, para que depois de processados, possam gerar os CCIR. "Quando a parte cartorial estiver resolvida iniciaremos a entrega de títulos", disse. Ele afirmou ainda que as pendências de medição e cadastro no município serão resolvidas em breve.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Desenvolvimento 05/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Várzea Alegre firma parceria com o Sebrae para o projeto Cidade Empreendedora

Os técnicos do Sebrae - Ceará, Alcides Marques e Marcélio Sousa, foram recebidos em Várzea Alegre pelo prefeito Zé Helder (MDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Matias Alves, nesta quinta-feira, 05 de agosto. No Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento (CSU), sede da Secretaria de Assistência Social, eles apresentaram o projeto Cidade Empreendedora.

Esse projeto é voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo. Envolve neste município, além da pasta da agricultura, as secretarias de Educação, de Assistência Social, e de Meio Ambiente.

Zé Helder disse que é um projeto muito bem-vindo porque tem a expertise do Sebrae na capacitação e preparação das pessoas para o empreendedorismo. "Várzea Alegre é uma cidade onde as pessoas têm grande potencial empreendedor, e essa proposta capacita ainda mais as pessoas para que elas aproveitam as melhores oportunidades para desenvolver suas atividades, fortalecendo a economia", disse.

Para Matias Alves esse projeto trabalha para qualificar as pessoas para que possam alavancar a economia da cidade, fragilizada por causa da pandemia de Covid-19. "Essa pandemia nos ensinou novas formas de comercializar, mas ainda precisamos de mais preparação para alavancar a economia", disse.

Matias disse que Várzea Alegre se destaca no Ceará neste cenário dos negócios, afirmando que em outros municípios, enquanto empresas fecharam as portas, em Várzea Alegre, novas empresas se instalaram, criando mais emprego e renda.

Marcélio Sousa explicou que o objetivo do Sebrae na cidade é formalizar parceria e criar um ambiente de desenvolvimento de negócios no município. Segundo ele, as pequenas cidades dependem do comércio local, do desenvolvimento do setor rural, e que, criar esse ambiente de negócios com palestras, treinamento, inserção do digital e processos de desburocratização contribui para o crescimento do município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Desenvolvimento 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico oferece suporte aos beneficiários do Auxílio Cesta Básica

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que está dando suporte aos beneficiários para a realização das inscrições do Auxílio Cesta Básica do Governo do Estado, que estão abertas até 14 de maio. O benefício é no valor de R$ 200 e as inscrições só podem ser realizadas pelo site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (https://cadastroauxilio.sps.ce.gov.br/).

O auxílio contempla trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas. As inscrições são feitas através de um cadastro no site da SPS, juntamente com o anexo de RG, comprovante de residência ou declaração; folhas da Carteira de Trabalho que indiquem não haver nenhum vínculo ativo ou outro documento que possibilite essa comprovação; e documentos que comprovem o exercício da atividade profissional.

Depois dessa etapa, as inscrições serão validadas e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos irá publicar o resultado com a lista dos aprovados. O pagamento será feito em duas parcelas de R$ 100 e acontecerá através do cartão alimentação. A distribuição dos cartões será realizada pela Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado, após a validação das inscrições.

Não serão validadas as inscrições de titulares de benefício previdenciário ou assistencial; de pessoas que recebam seguro-desemprego, programa de transferência de renda federal, exceto Auxílio Emergencial e do Programa Bolsa Família; exerçam cargo, emprego ou função pública; e tenham recebido os auxílios estaduais da Secult e Setur.

Para obter mais informações e suporte para o cadastro, basta entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre através do número (88) 3541-1522, do whatsapp (88) 99206-6457 ou pessoalmente na rua Durval Soares, 440 - Centro.

Assessoria de Comunicação

Foto: Fábio Oliveira

Fonte: SPS

#Desenvolvimento 12/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Desenvolvimento Econômico: Várzea Alegre irá aderir à REDESIMPLES.
O secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, Maria Luiza Sátiro - Chefe do Setor de Tributos e Paulo Nailson Feitosa Sancho - Agente Fiscal Fazendário do município, estiveram presentes no último dia 10 de abril na cidade de Juazeiro do Norte, na sede do SEBRAE, na reunião regional de adesão dos municípios à REDESIMPLES.
A reunião foi realizada pela Junta Comercial e teve o objetivo de informar e capacitar gestores e técnicos municipais para adesão à REDESIMPLES.
Segundo, Cícero Izidório, ao aderir à REDESIMPLES, o município terá a oportunidade de trabalhar em tempo real com os empreendimentos legalizados, proporcionando o acompanhamento e arrecadação dos tributos, além de promover aos empreendedoras a oportunidade de legalizar o seu negócio de forma rápida e desburocratizada.
Com a REDESIMPLES serão implementados sistemas para garantir a linearidade e a unicidade de legalização das empresas com processos sob a perspectiva do usuário, integrando todos os atores que dele participam: Órgãos de Registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas ou OAB), Administrações Tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.
A REDESIMPLES é o conjunto de sistemas informatizados interoperáveis que foram colocados à disposição do cidadão para realizar o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas (inscrição, alteração e baixa) no âmbito da União, Estados e Municípios, conforme disposto na Lei Complementar 123/2006 e na Lei 11.598/2007.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Desenvolvimento 27/12/2017 GABINETE DO PREFEITO Em entrevista para a webtv Várzea Alegre.com, prefeito avalia a gestão em 2017
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), foi entrevistado pela TV varzeaalegre.com pelo repórter Nonato Alves. Ele fez uma avaliação da gestão em 2017, destacando as dificuldades enfrentadas e os caminhos encontrados para tocar o governo com o funcionamento de serviços essenciais, pagamento de salários em dia, retomada de obras paradas e construção de novas obras. Em dos trechos da entrevista, o prefeito anunciou a construção do novo mercado público. Confira:



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
#Desenvolvimento 21/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E ECONÔMICO Prefeitura retoma e amplia o Terra Trabalhada e assegura o Garantia Safra ao trabalhador
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), e o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Cícero Izidório, participaram nesta manhã de sexta-feira, 21, de reunião da FAMUVA - Federação das Associações do Município de Várzea Alegre, para assinar "Termo de Aceite" do Programa Garantia Safra 2017/2018, e a retomada do Programa Municipal Terra Trabalhada para a edição 2017/2018. Em 2016/2017, a Prefeitura não realizou o programa Terra Trabalhada.

Segundo Cícero Izidório, a Prefeitura de Várzea Alegre, em relação ao Programa Garantia Safra, já pagou as contrapartidas que garantem a participação nesta edição do programa. As inscrições dos agricultores serão iniciadas na próxima semana.

Já a retomada do Terra Trabalhada, nesta edição, incluirá terras de irrigantes, isso porque estes agricultores plantam em períodos diferentes dos demais agricultores que aguardam a quadra chuvosa, de janeiro a maio de cada ano, para o preparo do solo. Para Cícero Izidório, incluir os agricultores que trabalham a irrigação em suas terras é uma forma de incentivar a produção agrícola. Esse atendimento será disponibilizado já neste segundo semestre, a partir do mês de agosto.

O presidente da FAMUVA, Zé Preto, disse que essas medidas são importantes para o desenvolvimento da agricultura e fortalecimento do sistema associativista.

O prefeito Zé Helder, disse que na reunião de hoje, além de abraçar os representantes das associações, teve a oportunidade de apresentar a renovação do Programa Terra Trabalhada, criado durante seu segundo mandato à frente do Município.

O programa Terra Trabalhada, de acordo com Zé Helder, que antes doava aos agricultores 500 horas de trator para preparo do solo, será ampliado para 700 horas nesta edição. "Mesmo na crise, vamos patrocinar para a agricultura familiar estas 700 horas de trator para preparo do solo, beneficiando também os irrigantes", disse.

Com relação ao Programa Garantia Safra, o prefeito disse que nesta semana, foi paga a última de seis parcelas de contrapartida da Prefeitura, num total de 102.408,00. "Naturalmente, a gente quer que tenha um bom inverno, até porque precisamos de muita chuva para encher o açude Dep. Luiz Otacílio Correia e uma boa lavoura, mas, caso não aconteça, a nossa agricultura, o nosso agricultor estará assegurado pelo Garantia Safra. Esse é um compromisso do nosso governo com os trabalhadores rurais", disse.

Abastecimentos de água

O prefeito anunciou na reunião que já foram concluídos os projetos de abastecimento de água das comunidades de Coité, Volta, Fortuna, Vacaria, Forquilha/Timbaúba. Segundo Zé Helder, esses projetos estavam parados por cerca de três anos, e já nesta gestão, foram retomados e concluídos, restando agora marcar uma data com o governo do Estado para as inaugurações. "Graças a Deus, em seis meses conseguimos destravar e concluir a construção desses sistemas de abastecimento de água e muitas famílias já estão usufruindo de água nas torneiras de suas casas", disse.

Zé Helder ainda destacou que há outros projetos de abastecimento de água em andamento, com investimento de mais de R$ 2 milhões que irão melhorar a situação hídrica das comunidades rurais. O prefeito afirmou que serão criadas, em todas as localidades rurais, alternativas para as comunidades que tenham poços que quando chega o mês de setembro secam. Entre essas alternativas está a de perfurar novos poços.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br
www.varzeaalegre.ce.gov.br
Emitido dia 03/05/2024 às 06:43:20