NOTÍCIAS

08-SET-2017

Patriotismo e protestos pedem um Brasil melhor no Desfile da Independência

#Festa 08 DE SETEMBRO DE 2017

A Secretaria de Educação de Várzea Alegre cumpriu o que havia prometido o secretário Paulo Danúbio com apresentação de um belo e grande Desfile de 7 de Setembro, marcando a passagem dos 195 anos da Independência do Brasil do regime de Portugal.
Contando com a participação de 19 escolas das redes pública e privada, somando mais de 1.400 alunos e com entidades representativas da sociedade, o Desfile Cívico deste ano trabalhou o tema "A educação como instrumento conscientização e transformação política e social".
O desfile teve início na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, por volta das 08h00, passando pelas ruas Figueiredo Correia, Dr. Leandro Correia, com parada em frente ao Paço Municipal, na Rua Dep. Luiz Otacílio Correia e encerramento no Bairro Betânia.
No Paço Municipal, teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Zé Helder, do Estado com o Tenente da Marinha do Brasil Francisco Horizonte, e de Várzea Alegre, pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alan Salviano.
Paulo Danúbio disse que o desfile aconteceu de maneira fantástica e que viu no povo varzealegrense, especialmente nos adolescentes, um sentimento de revolta. "Vi no povo e nos adolescentes um sentimento de revolta, não a revolta da violência, mas da mudança", disse.
Paulo Danúbio acredita na transformação do país pela educação. "O Brasil tem jeito é viável e a educação transforma tudo isso", falou.
O Tenente Francisco Horizonte disse que o Desfile de 7 de Setembro representa o patriotismo do povo brasileiro. Ele falou que essa tradição tem sido deixada de lado, porém elogiou o fato de Várzea Alegre manter essa tradição. "Temos que manter nosso amor à pátria, que tem jeito e que um dia nos dará mais orgulho do que já nos deu", disse.
Para o presidente da Câmara Municipal, mesmo com essa crise ética, moral e política que o país atravessa, acredita que o povo brasileiro é um povo guerreiro e que a gente tem que continuar nesta batalha. "Temos que acreditar que um país melhor possa ser construído através dessa força de cada um de nós brasileiros", disse.
O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, elogiou o desfile e disse que apesar do que está acontecendo no país é preciso relevar no momento e vê que em Várzea Alegre está acontecendo diferente do restante do país.
Zé Helder, prefeito da cidade, disse que viu com alegria todas as escolas manifestando sua expressão de patriotismo, de reivindicação e até de protesto pelo momento do país. Ele disse que ficou marcada a organização das escolas pela participação no desfile bem como das entidades que representam a sociedade.
O Prefeito pediu que o 7 de Setembro, diante de tudo o que acontece no país, sirva de reflexão. "Aquilo que nós, como seres humanos e como cidadãos brasileiros podemos fazer pelo nosso país. Nós temos uma mania de criticar, de cobrar, de exigir e muitas vezes esquecemos o nosso verdadeiro papel de cidadãos, com nossos deveres e nossas obrigações. Que cada um de nós possamos dar nossa contribuição para tornar esses país num país melhor", disse.
O Desfile de 7 de Setembro teve a marca da criatividade do povo varzealegrense. Entre protestos, demonstração de amor à pátria, sentimento de revolta por mudanças, estiveram presentes no desfile a miscigenação das raças brasileiras, os pavilhões com as bandeiras dos nossos estados sempre com o destaque da bandeira nacional, os ritmos, a rica cultura e em especial, declarações de patriotismo à Várzea Alegre e o amor ao nosso povo que perfumaram nosso passado relembrados em saudades, representados na justa homenagem à professora e educadora Maria das Virgens.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

I Seminário sobre Proteção e Bem-Estar Animal reúne autoridades e especialistas em Juazeiro do Norte

A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) do Governo do Ceará, em parceria com o Instituto Ce [...]

#Cultura Há 3 dia(s)

Reunião na Secretaria de Cultura orienta beneficiários da Lei Paulo Gustavo em Várzea Alegre

A Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre reuniu-se nesta terça-feira, 26 de març [...]

#Obra Há 4 dia(s)

Prefeito Zé Helder visita obras do novo mercado público

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), realizou visita na manhã desta segunda-feira [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Paratletas de Várzea Alegre brilham em competições estaduais

A cidade de Quixadá sediou no último fim de semana a Copa Cearense de Paraciclismo e o Cam [...]

#Cultura Há 6 dia(s)

Procissão do Fogaréu retorna a Várzea Alegre após 4 anos

Na noite de sexta-feira, 22 de março, a XIV Procissão do Fogaréu de Várzea Alegre emociono [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Prefeitura de Várzea Alegre entrega 5 mil fardamentos e 5 mil mochilas para alunos da rede pública

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na m [...]

#MeioAmbiente Há 10 dia(s)

Mudas para reflorestamento do Riacho do Machado chegam a Riacho Verde

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março [...]

#Agricultura Há 14 dia(s)

Mais de 1.800 agricultores de Várzea Alegre receberão o Garantia Safra

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre informa que os recurs [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito