Notícias

#Festa | 08 DE SETEMBRO DE 2017

Patriotismo e protestos pedem um Brasil melhor no Desfile da Independência


A Secretaria de Educação de Várzea Alegre cumpriu o que havia prometido o secretário Paulo Danúbio com apresentação de um belo e grande Desfile de 7 de Setembro, marcando a passagem dos 195 anos da Independência do Brasil do regime de Portugal.
Contando com a participação de 19 escolas das redes pública e privada, somando mais de 1.400 alunos e com entidades representativas da sociedade, o Desfile Cívico deste ano trabalhou o tema "A educação como instrumento conscientização e transformação política e social".
O desfile teve início na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, por volta das 08h00, passando pelas ruas Figueiredo Correia, Dr. Leandro Correia, com parada em frente ao Paço Municipal, na Rua Dep. Luiz Otacílio Correia e encerramento no Bairro Betânia.
No Paço Municipal, teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Zé Helder, do Estado com o Tenente da Marinha do Brasil Francisco Horizonte, e de Várzea Alegre, pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Alan Salviano.
Paulo Danúbio disse que o desfile aconteceu de maneira fantástica e que viu no povo varzealegrense, especialmente nos adolescentes, um sentimento de revolta. "Vi no povo e nos adolescentes um sentimento de revolta, não a revolta da violência, mas da mudança", disse.
Paulo Danúbio acredita na transformação do país pela educação. "O Brasil tem jeito é viável e a educação transforma tudo isso", falou.
O Tenente Francisco Horizonte disse que o Desfile de 7 de Setembro representa o patriotismo do povo brasileiro. Ele falou que essa tradição tem sido deixada de lado, porém elogiou o fato de Várzea Alegre manter essa tradição. "Temos que manter nosso amor à pátria, que tem jeito e que um dia nos dará mais orgulho do que já nos deu", disse.
Para o presidente da Câmara Municipal, mesmo com essa crise ética, moral e política que o país atravessa, acredita que o povo brasileiro é um povo guerreiro e que a gente tem que continuar nesta batalha. "Temos que acreditar que um país melhor possa ser construído através dessa força de cada um de nós brasileiros", disse.
O vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, elogiou o desfile e disse que apesar do que está acontecendo no país é preciso relevar no momento e vê que em Várzea Alegre está acontecendo diferente do restante do país.
Zé Helder, prefeito da cidade, disse que viu com alegria todas as escolas manifestando sua expressão de patriotismo, de reivindicação e até de protesto pelo momento do país. Ele disse que ficou marcada a organização das escolas pela participação no desfile bem como das entidades que representam a sociedade.
O Prefeito pediu que o 7 de Setembro, diante de tudo o que acontece no país, sirva de reflexão. "Aquilo que nós, como seres humanos e como cidadãos brasileiros podemos fazer pelo nosso país. Nós temos uma mania de criticar, de cobrar, de exigir e muitas vezes esquecemos o nosso verdadeiro papel de cidadãos, com nossos deveres e nossas obrigações. Que cada um de nós possamos dar nossa contribuição para tornar esses país num país melhor", disse.
O Desfile de 7 de Setembro teve a marca da criatividade do povo varzealegrense. Entre protestos, demonstração de amor à pátria, sentimento de revolta por mudanças, estiveram presentes no desfile a miscigenação das raças brasileiras, os pavilhões com as bandeiras dos nossos estados sempre com o destaque da bandeira nacional, os ritmos, a rica cultura e em especial, declarações de patriotismo à Várzea Alegre e o amor ao nosso povo que perfumaram nosso passado relembrados em saudades, representados na justa homenagem à professora e educadora Maria das Virgens.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário








NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Festa | 17 DE MAIO DE 2018

Homenagens às mães que são assistidas pelos projetos e programas da Secretaria de Assistência Social do Governo de Várzea Alegre foram realizadas na noite dessa quinta-feira, 17, na quadra de esportes do Centro Social Urbano - CSU.

#Festa | 16 DE MAIO DE 2018

O café da manhã, servido no local de trabalho animou os garis, que são reconhecidos pela eficiência na execução de suas atividades.

#Festa | 26 DE ABRIL DE 2018

O Governo de Várzea Alegre desenvolve no município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desde 2017, o projeto Tatame Cidadão - Promovendo protagonismo, revelando talentos. O Tatame Cidadão, que tem continuidade em 2018, faz parte das oficinas do [...]

#Festa | 25 DE ABRIL DE 2018

Nesta quarta-feira, 25, às 18h, será realizado, na quadra de esportes do Centro Social Urbano - CSU, o evento Destaques do Projeto Tatame Cidadão 2017, que premiará com medalhas todos os alunos que permaneceram no projeto durante o ano de 2017.O Tatame Cidadão - Pr [...]

#Festa | 13 DE ABRIL DE 2018

A equipe do Programa Criança Feliz, juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Várzea Alegre, realizou neste dia 13, a Páscoa das crianças assistidas pelo programa. Na ocasião estiveram presentes Maria Valdinete Silva - Gerente do Núcleo de A [...]

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS