NOTÍCIAS

02-OUT-2017

Intensa e envolvente programação marcou a Semana do Idoso

#AssistênciaSocial 02 DE OUTUBRO DE 2017

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou de 25 de setembro a 1º de outubro a Semana do Idoso, com o tema "Memórias para guardar - Eu não me esqueço".
O Dia do Idoso é comemorado nacionalmente em 27 de setembro. Primeiro de outubro é o Dia Internacional da Terceira Idade e a Secretaria de Assistência Social planejou com os Coordenadores dos CRAS e CREAS junto aos idosos do Serviço de convivências dos CRAS E CREAS, programação especial.
De acordo com Laura Maria, secretária municipal de Assistência Social, o projeto Viver Mais, promovido pela Secretaria de Assistência Social de Várzea Alegre, atende semanalmente cerca de 150 idosos em atividades psicossociais e atividades físicas.
A Semana do Idoso teve como objetivo divulgar para a sociedade varzeaalegrense a importância de assegurar direitos ao público dessa faixa etária.
Na oportunidade, os idosos do projeto "Viver Mais" participaram de evento que teve sua programação bastante abrangente e trabalhou o tema central Memórias pra Guardar - "Eu não me esqueço" uma ampla discussão sobre o mês de conscientização do Alzheimer.
Segundo Laura Maria, a programação foi bastante envolvente. "No dia 25 de setembro tivemos um Momento de Gratidão pelo Dom da Vida com a participação de Luiza, logo em seguida tivemos uma palestra com a Psicóloga Lia Lima Verde que desenvolveu a temática "Memórias pra Guardar - Eu não me esqueço!"; No dia 26 tivemos na programação uma manhã de atividades voltadas para a música, com Oficina de música e memória - nossa memória, nossa história e o Ding Dong Musical - A música na ponta da língua; No dia 27 tivemos o Festival de Natação e o Mega Mix Idoso, na Quinta - feira dia 28 tivemos uma palestra com a temática do Setembro Lilás relativo aos Casos de Negligência para com os idosos do nosso município, na ocasião os profissionais do CREAS Luiza Caldas passaram aos presentes o quantitativo de casos de violação à pessoa idosa, acompanhados por eles e encerramos com o Forró com o grupo de Idosos do CRAS Cecília Biliu. Encerrando a nossa programação, tivemos no domingo dia 1º de outubro a Caminhada da Terceira Idade, onde todos os idosos receberam medalhas de participação entregues pelo Presidente do Conselho do Idoso Chico Progresso e a Coordenadora do SCFV Maria Valdinete e os membros da Pastoral do Idoso. "Os Idosos do sexo feminino e masculino que chegaram em primeiro, segundo e terceiro lugares foram premiados com troféus e encerramos com um café da manhã ofertado pelo prefeito Zé Hélder (PMDB) e a primeira-dama Sonia Fortaleza", disse.
Conscientização
De acordo com Laura Maria, o dia 21 de setembro de 1994, foi instituído o Dia Mundial do Alzheimer pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por isso, foi a temática escolhida para ser trabalhada na Semana do Idoso 2017. Ao longo do mês de setembro os CRAS estarão realizando uma intensa divulgação sobre o setembro lilás levando à sociedade informações sobre a doença e seus comprometimentos, com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção, causas e tratamentos da doença de Alzheimer.



Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 1 dia(s)

Mais títulos de terra serão entregues em Várzea Alegre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 8h da manhã, a Prefeitura de Várzea Alegre, e [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Várzea Alegre assina adesão ao Programa Garantia Safra 23/24

Na sexta-feira, 19 de abril, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o prefeito de Várzea Al [...]

#Educação Há 1 dia(s)

V Edição do Sarau Literário Infantil encanta Várzea Alegre

No último sábado, dia 20 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordena [...]

#Gestão Há 4 dia(s)

Várzea Alegre recebe reconhecimento destacado no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora do Ceará do Sebrae

Várzea Alegre se destacou no estado do Ceará no XII Prêmio Prefeitura Empreendedora - ediç [...]

#Esporte Há 8 dia(s)

Chuvas cancelam avaliação de jovens talentos do futebol em Várzea Alegre

As fortes chuvas que atingiram Várzea Alegre no último fim de semana obrigaram a organiz [...]

#MeioAmbiente Há 12 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de reunião no CONSCENSUL

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre esteve presente na sede do Consórcio Públic [...]

#Obra Há 13 dia(s)

Assinada ordem de serviço para construção do Açude do Rosário em Várzea Alegre

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou nesta terça-feira, 9 de abril, a ord [...]

#Educação Há 13 dia(s)

Várzea Alegre tem 97,2% de frequência escolar e recebe elogios do MEC

O Ministério da Educação destacou o município de Várzea Alegre pelo seu desempenho no acom [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito