Notícias

#Audiência | 15 DE NOVEMBRO DE 2017

Com menos de um ano no Icó, Várzea Alegre inicia processo para retornar atendimento pela Regional de Saúde do Crato


Na Secretaria de Saúde do Estado, nesta terça-feira, 14, com o secretário Henrique Javi, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), conversou sobre o atendimento da saúde do povo do município pela 17ª Região Saúde com sede em Icó.
Segundo o prefeito Zé Helder, antes, o atendimento de Várzea Alegre era feito pela 20ª Região de Saúde sediada no Crato. A mudança de regional foi iniciada na gestão do prefeito Vanderlei Freire, com o então secretário Fernando Fernandes, que naquele momento entenderam que seria a melhor alternativa para o atendimento da população local a Regional de Saúde de Icó. Havia ainda um ingrediente a mais que favoreceu a decisão, que foi um desentendimento entre Fernando Fernandes e Maria de Lurdes Alencar Barreto - Sanitarista da Regional de Saúde do Crato.
Segundo o secretário Fernando Fernandes, a troca de regional de saúde não ocasionaria nenhum prejuízo no atendimento da população.
Mas, segundo o prefeito Zé Helder, essa troca de regional tem gerado muitos problemas, especialmente com a transferência de pacientes, quando a regional do Crato impõe dificuldades alegando que a regional à qual Várzea Alegre pertence é a de Icó, para onde o paciente deve ser transferido. "A Secretaria de Saúde do Crato, os hospitais do Crato têm colocado dificuldades para receber os pacientes de Várzea Alegre, alegando que nós pertencemos à regional do Icó", disse.
O prefeito sustentou que Várzea Alegre tem o direito da sua população receber esse atendimento no Crato, vez que foi feita a pactuação com a saúde e o município paga pelos serviços conveniados mensalmente.
A orientação de Henrique Javi para o prefeito é que ele procure o secretário de Saúde do Carto e a Regional de Saúde para dialogar sobre o assunto, tendo em vista que mensalmente são enviados os recursos para as demandas de saúde de Várzea Alegre.
Para resolver o problema, Zé Helder está propondo que Várzea Alegre volte a integrar a Regional de Saúde do Crato e o secretário Henrique Javi garantiu que é possível, não tendo nenhum prejuízo para o município.
Hospital São Raimundo
O prefeito quis saber ainda se ao retomar o atendimento de Várzea Alegre na Regional de Saúde do Crato, o Hospital São Raimundo, que é polo e atende a municípios congregados na Regional do Icó, teria algum prejuízo. A reposta do secretário foi que não, ou seja, o hospital continua como polo regional no Icó.
O prefeito pediu que sejam mantidas as quatro clínicas do Hospital São Raimundo Nonato, importantes para a cobertura de saúde de Várzea Alegre e da região.
Retorno
Diante do exposto pelo secretário de Saúde do Ceará, o prefeito comunicou que dará início ao retorno de Várzea Alegre da Regional de Saúde do Icó para a Regional de Saúde do Crato. "Primeiro para que o Crato não tenha mais essa desculpa para não receber nossos pacientes alegando que não pertencemos àquela regional", disse.
Para o prefeito Zé Helder, outra questão importante é que a quantidade, a qualidade dos serviços, as especialidades, a disponibilidade de exames e de procedimentos cirúrgicos são mais viáveis na região do Cariri. "Infelizmente no passado houve essa mudança, trazendo grandes prejuízos ao município de Várzea Alegre, mas, se Deus quiser, vamos iniciar esse processo para reparar esse desgaste que tivemos. Quando assumi o mandato esse processo já estava consolidado, mas vamos voltar para melhorar o atendimento da nossa população", disse.
Ambulâncias
Ainda com Henrique Javi, o prefeito tratou sobre duas ambulâncias que serão adquiridas para Várzea Alegre, uma oriunda de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Sarto (PDT), e outra, de emenda parlamentar conseguida pelo vice-prefeito da cidade, Dr. Fabrício Rolim com a deputada estadual Mirian Sobreira (PDT). Também de um veículo menor para a saúde.
Pouco tempo
Várzea Alegre começou a integrar a Regional de Saúde do Icó na metade de janeiro deste ano. Em pouco mais de dez meses, percebeu-se que o que viria para melhorar o atendimento de saúde da população, especialmente na questão de logística, não deu certo. Insatisfeita, a gestão municipal inicia o retorno ao Crato, na região do Cariri.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Audiência | 13 DE ABRIL DE 2018

Com as portas do gabinete abertas às negociações, o prefeito Zé Helder (MDB), se reuniu com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre (SSPMVA), representado pelo presidente Erialdo Abrahão, Lúcia C [...]

#Audiência | 12 DE ABRIL DE 2018

Cumprindo agenda com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), às 18h desta quarta-feira, 11, em Fortaleza, Zé Helder, prefeito de Várzea Alegre, esteve na ocasião acompanhado do deputado estadual Dr. Sarto (PDT) e do vereador e presidente da Câmara desta c [...]

#Audiência | 17 DE FEVEREIRO DE 2018

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) e o prefeito de Missão Velha, Diego Gondim Feitosa (MDB), estiveram em audiência com o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Romildo Carneiro, nesta sexta-feira, 16, em Fortaleza. Acompanhou os prefeitos o advogado Louren&c [...]

#Audiência | 18 DE DEZEMBRO DE 2017

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), esteve em Fortaleza no sábado, 16, cumprindo agenda política e teve encontro com o Senador Eunício Oliveira (PMDB).Zé Helder tratou com Eunício Oliveira, demandas deste município, como recursos lib [...]

#Audiência | 06 DE DEZEMBRO DE 2017

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), participou de audiência popular na Câmara Municipal de Vereadores para debater a segurança pública. A audiência foi comandada pelo presidente do Legislativo, Alan Salviano (PMDB) e proposta pelo vereador Mic [...]

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS