Notícias

#MeioAmbiente | 08 DE MARçO DE 2018

Ecoponto: Associação do Juazeirinho, em Várzea Alegre, vende mais de uma tonelada e meia de materiais recicláveis


O primeiro ecoponto do município de Várzea Alegre, implantado na zona rural, no sítio Juazeirinho, distrito de Canindezinho, vendeu o resultado de sua primeira coleta de materiais recicláveis nesta terça-feira, 06 de março.
Segundo informações de Sandro Santos, vice-presidente da Associação Comunitário de Juazeirinho, neste mês de fevereiro, foram coletadas mais de uma tonelada e meia de materiais recicláveis.
Todo esse material foi negociado com outros recicladores e a renda arrecadada será investida em projetos e programas da comunidade.
O ecoponto do Juazeirinho é um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre, tendo à frente J. Marcílio, em parceria com a Associação de Juazeirinho e foi implantado em 1º de outubro de 2017, numa programação comunitária, chamada de Dia "D" na Comunidade, organizada pelo vereador do PT, Antônio Alcântara.
De outubro de 2017 até janeiro deste ano, os moradores do distrito se dirigiam ao ecoponto para entregar os resíduos sólidos de suas residências. Neste mês de fevereiro de 2018, os materiais recicláveis passaram a ser coletados pelo trator da Associação, que tem serviço pago de uma parceria da Prefeitura com a Associação.
Segundo Sandro Santos, para manter o ecoponto funcionando, cinco parceiros, que são remunerados, trabalham no local - o motorista do trator, três pessoas que fazem a coleta nas residências e um que trabalha na seleção dos materiais.
Ele disse que são feitas duas coletas semanais em todo o distrito de Canindezinho e as Agentes de Saúde apoiam o projeto, ajudando na divulgação desse calendário e na conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Os materiais recicláveis mais comuns coletados no distrito de Canindezinho são: garrafas peti, sacolas plásticas, papelão, ferro e alumínio. Dessa relação, o material que gera maior valor financeiro é o alumínio, negociado a R$ 3,50 o quilo.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#MeioAmbiente | 21 DE MAIO DE 2018

A cidade de Várzea Alegre entrou no Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul, juntamente com os municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Granjeiro, Umari e Lavras da Mangabeira. A diretoria do Consórcio [...]

#MeioAmbiente | 26 DE ABRIL DE 2018

Várzea Alegre sediou nessa quarta-feira, 25, a Oficina Regional da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, que é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos a implementarem prática [...]

#MeioAmbiente | 21 DE ABRIL DE 2018

Nesta sexta-feira, 21, a cidade de Várzea Alegre foi o endereço de prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e de vereadores da região Centro-Sul para tratar da gestão dos resíduos sólidos.Estiveram em Várzea Alegre, representantes das [...]

#MeioAmbiente | 18 DE ABRIL DE 2018

Na próxima sexta-feira, 20, a partir das 08h, na Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro, Várzea Alegre sediará, através da Secretaria de Meio Ambiente do Estado - SEMA, com a presença de prefeitos, secretários e vereadores da região Centro-Sul do Ce [...]

#MeioAmbiente | 10 DE ABRIL DE 2018

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, participou nesse dia 09, na Escola Figueiredo Correia, de um seminário promovido pelos acadêmicos do 8° semestre de Administração, do Instituto Dom José (IDJ), na discipl [...]

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS