Notícias

#Saúde | 09 DE ABRIL DE 2018

Várzea Alegre desenvolve programação especial sobre autismo no Abril Azul

Em Várzea Alegre, nos dias 02, 07 e 20 de abril estão programadas ações voltadas para o Abril Azul que trabalha a conscientização sobre o autismo.


No dia 02, a programação contou com blitz nas escolas da sede e com uma entrevista do médico psiquiatra do CAPS, Dr. Carlos Holanda, na rádio Cultura FM 96,3. No dia 07 teve panfletagem no Polo de Lazer Antônio Alves Costa, no Centro da cidade.
Com essa panfletagem, os profissionais do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e familiares de pessoas com autismo divulgaram a Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Estabelece Diretrizes para sua Concepção.
No Brasil, a Lei 13.438 de 2017, determina que o SUS - Sistema Único de Saúde adote protocolo padronizado que avalia os riscos ao desenvolvimento psíquico de crianças de 18 meses - Período em que o sistema nervoso está em formação. Com esta lei procura-se evitar o diagnóstico tardio que compromete o desenvolvimento das crianças.
Para os profissionais do CAPS é fundamental que todas as pessoas conheçam mais sobre o autismo e identifiquem os sintomas para que o devido acompanhamento da criança aconteça, permitindo a ela o tratamento adequado e uma convivência saudável e normal com a sociedade.
O médico psiquiatra, Dr. Carlos Holanda, disse que o diagnóstico precoce evita que o impacto seja negativo como foi ao longo dos últimos anos. Ele destacou que em Várzea Alegre há o atendimento especial para as crianças com autismo e suas famílias. "A gente tem muito prazer em fazer isso. A gente participa de uma educação pra família e pra sociedade no que se refere ao autismo", disse.
O encerramento da programação, no dia 20 de abril, terá contação de "História Azul" no Parque Cívico São Raimundo com a participação da população.
O Abril Azul é realizado em Várzea Alegre de forma intersetorial envolvendo as secretarias de Saúde e de Educação com apoio da APAE e do Espaço Acolher.
Para atender melhor a população com necessidades especiais, a Prefeitura está construindo no bairro Riachinho um novo prédio para as instalações do CAPS.



Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 16 DE MAIO DE 2018

O projeto Afetividade tem por meta sensibilizar as famílias para os cuidados para com as crianças na primeira infância, ou seja, de 0 a 6 anos de vida.

#Saúde | 15 DE MAIO DE 2018

Em reunião com a direção do Hospital São Raimundo, na última sexta-feira,11, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que o momento foi para melhorar a parceria entre o hospital e a gestão da saúde no município, em busc [...]

#Saúde | 14 DE MAIO DE 2018

No último sábado, 12, no dia "D" da campanha de vacinação contra Influenza (H1N1), o secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou que a vacinação foi centralizada na cidade com o funcionamento de seis postos de atendimento - [...]

#Saúde | 12 DE MAIO DE 2018

O dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza H1N1), será neste sábado, 12, e em Várzea Alegre, o atendimento ao público-alvo será das 07h30 às 13h, nos postos de saúde da cidade - CAIS, da VARJOTA, do RIACHINHO, [...]

#Saúde | 06 DE MAIO DE 2018

Realizar 160 exames de mamografia. Essa foi a meta da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, sexta e sábado, respectivamente dias 04 e 05 de maio.O prefeito Zé Helder (MDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e o secretário de Saúde, Ivo Leal, acompanh [...]

Governo Varzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS