CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 27/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Várzea Alegre realiza bem-sucedida ação de vacinação contra a influenza e a Covid-19

Neste sábado, dia 27 de maio, a Secretaria de Saúde de Várzea Alegre promoveu uma ação de vacinação bem-sucedida, contando com a participação de profissionais de saúde, equipes de vacinadores e a coordenação da rede de frio. Durante o evento, foram disponibilizadas vacinas contra a influenza (vacina da gripe), vacinas bivalentes contra a Covid-19.

A vacinação teve início às 8 horas e se estendeu até a tarde, alcançando um expressivo número de pessoas. Conforme divulgado anteriormente, os públicos-alvo foram atendidos de forma efetiva, o que resultou na vacinação de mais de 600 pessoas ao longo do dia.

Do total de vacinados, 420 pessoas receberam a vacina bivalente contra a Covid-19, enquanto outras 220 pessoas foram imunizadas contra a influenza. Essa ação é de extrema importância, pois permitiu imunizar um grande grupo de pessoas, oferecendo proteção para elas.

O Secretário de Saúde, Ivo Leal, expressou sua satisfação com o resultado alcançado e fez questão de agradecer aos profissionais de saúde envolvidos, que se dedicaram incansavelmente para garantir a saúde da população e levar as doses de proteção a todas as pessoas.

A vacinação em massa é uma estratégia fundamental para combater doenças e evitar a propagação de vírus. A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre continua empenhada em realizar ações que promovam a imunização da população, visando a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informa sobre campanhas de vacinação contra Influenza e Covid-19

O Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, divulgou nesta quinta-feira, 25 de maio, informações importantes sobre as campanhas de vacinação em andamento no município.

De acordo com Leal, a cidade está avançando significativamente na imunização dos grupos prioritários, porém, com a aproximação do final da campanha, que está previsto para o dia 31 de maio, ainda é necessário cumprir algumas metas.

Levando em consideração as doses recebidas, a Secretaria de Saúde está intensificando os esforços para imunizar e proteger os grupos prioritários, seja contra a Influenza ou a Covid-19. No próximo sábado, 27 de maio, a unidade do CAIS - Centro Integrado ao Saúde da Família estará aberta das 7h às 13h, com uma equipe ampliada de vacinadores e suporte logístico, para realizar a vacinação contra a Influenza. Além disso, haverá disponibilidade da vacina bivalente para os grupos prioritários.

Os grupos prioritários para a vacinação contra Influenza incluem pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde (sejam eles do setor público ou privado) e crianças menores de 6 anos. Também estão incluídos os professores da rede pública ou privada, profissionais da segurança pública, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo e pessoas com deficiência devidamente comprovada.

O Secretário Leal ressaltou a importância de vacinar os grupos prioritários de idosos e crianças menores de 6 anos, destacando que ainda há muitas crianças e idosos que precisam ser imunizados. Ele reforçou a realização de mutirões de vacinação para intensificar os esforços nessa reta final da campanha.

Além disso, durante a semana, equipes de saúde têm realizado vacinações em diversos territórios, o que tem contribuído para o cumprimento das metas estabelecidas. No entanto, como a campanha está chegando ao fim, é necessário intensificar os esforços através dos mutirões de vacinação.

No sábado, além da vacinação contra a Influenza, também serão disponibilizadas algumas doses da vacina bivalente contra a Covid-19, já que as vacinas contra a Influenza e Covid-19 podem ser aplicadas em conjunto. Os grupos prioritários que têm direito à vacina bivalente neste momento são pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde do serviço público ou privado e pessoas com deficiência a partir de 12 anos. Portanto, todas as pessoas com alguma comorbidade e pessoas com deficiência a partir dos 12 anos de idade têm direito a receber a vacina bivalente.

O Secretário destacou a necessidade de cumprir as metas o mais rápido possível, pois o Estado, o Ministério Público e o Ministério da Saúde estão monitorando de perto a imunização da população. A proteção contra essas doenças é fundamental para garantir a segurança e a saúde de todos.

Portanto, se você faz parte de algum desses grupos prioritários e ainda não recebeu a vacina contra a Influenza ou a vacina bivalente, é importante comparecer à sua unidade de saúde durante a semana. No entanto, no sábado, será realizado um mutirão na unidade do Cais Centro, das 7h às 13h, para vacinar aqueles que ainda não foram imunizados.

O Secretário Leal ressaltou que a participação da população é essencial para o sucesso dessas campanhas de vacinação. Além disso, ele aproveitou a oportunidade para fazer um alerta: caso você esteja apresentando sintomas de gripe, como dor de cabeça, coriza, febre, é recomendado adiar a vacinação, pois pode haver reações adversas. No entanto, se você estiver se sentindo bem, é importante comparecer no sábado, dentro dos grupos prioritários mencionados, para receber a vacina contra a Influenza ou a vacina bivalente, ou até mesmo as duas, caso seja necessário.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 03/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra influenza e contra Covid atende forças de segurança em Várzea Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Alegre deu início nesta quarta-feira, 03 de maio de 2023, ao processo de vacinação contra a gripe para os profissionais das forças de segurança e salvamento da cidade. A ação visa imunizar os Agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Policiais do RAIO que atuam no município.

No primeiro dia de aplicação das vacinas Influenza e Bivalente, foram aplicadas 48 doses nos Agentes que prestam serviços de segurança pública. De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, Fabia Moreno, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 90% do grupo prioritário das forças de Segurança e Salvamento do município.

Para facilitar o acesso aos imunobiológicos, as doses estarão disponíveis para os integrantes das demais forças de segurança, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de suas respectivas áreas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, após a conclusão da aplicação das vacinas nos grupos prioritários de segurança pública, continuará com os próximos grupos prioritários que serão divulgados.

A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais importantes para prevenção de casos graves e óbitos pela doença. Além disso, a imunização dos profissionais das forças de segurança e salvamento é fundamental para garantir a segurança da população e manter o pleno funcionamento dos serviços de segurança pública.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Alegre reforça a importância da adesão à campanha de vacinação contra a gripe e ressalta que a imunização é segura e eficaz. A população deve ficar atenta aos próximos grupos prioritários que serão divulgados e procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a vacina.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 16/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Teve números satisfatórios o dia “D” da Campanha de Vacinação contra Gripe e Covid

Este sábado, 15 de abril, foi dia "D" da campanha de vacinação contra a gripe e de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade de Várzea Alegre.

A vacinação começou às 08h e foi encerrada às 16h, com intenso trabalho das equipes de vacinadores.

Consolidando os números, segundo informou o secretário de Saúde, Ivo Leal, 2.465 pessoas tomaram a vacina contra a influenza e 1.022 doses da bivalente foram aplicadas contra a Covid-19. "Então, esses foram os nossos números do primeiro dia da campanha de vacinação, neste sábado, dia 15, dizer para a população que a campanha segue até final de maio, então, nas próximas semanas, o Ministério da saúde e o Estado deverão disponibilizar mais doses e provavelmente devamos ampliar o público-alvo para que a gente possa oferecer a outras populações, mas dizer que nós estamos bem satisfeitos com esse resultado de hoje", disse.

Ivo Leal mostrou-se otimista, afirmando que será possível bater a meta de vacinar 90% ou mais dos grupos prioritários para as vacinas da gripe e da covid.

A vacina da gripe tem como prioridade pessoas a partir de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças armadas, da segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas com deficiência.

Já o público-alvo da vacina bivalente são pessoas a partir de 60 anos de idade, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 23/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito participa de evento da ACOMVA sobre impactos da Covid na vida das crianças

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), participou na manhã desta quinta-feira, 23 de março, de evento realizado pela ACOMVA - Associação Comunitária de Várzea Alegre e pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento aconteceu na sede da ACOMVA e com o projeto Movendo Cidadania, houve o lançamento dos resultados do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente de Várzea Alegre, com foco nos impactos que foram causados pela pandemia da Covid-19 na vida e na educação das crianças.

Sensível à causa, especialmente no que se refere aos impactos provocados pela Covid na vida e na educação das crianças, Zé Helder avaliou o encontro como fundamental para o conhecimento dessa realidade que precisa ser enfrentada, afirmando que o município tem atuado para minimizar esses prejuízos e recuperar tempo, tendo na linha de frente o gabinete, as secretarias de Educação e de Assistência Social, nessa tarefa.

Além da direção da ACOMVA, o evento contou com participação do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, da subsecretária de Educação Liduina Sousa, do representante da Assistência Social, o psicólogo Francisco Costa, entre outros convidados.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre recebe mais vacinas contra Covid-19. Confira a distribuição

Mais vacinas para continuar protegendo a população contra a Covid-19. Conforme Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, essa semana chegou a Remessa 133, com doses da vacina bivalente, que tem como público a população idosa, vacina pediátrica e Pfizer Baby para crianças abaixo dos 5 anos de idade.

A vacina bivalente terá como critério de aplicação a população idosa por ordem decrescente de idade, já a pediátrica é para dose de reforço e a baby para ampliar a vacinação desse público abaixo dos 5 anos.

As quantidades estão sendo repassadas para as 15 equipes do Programa Saúde da Família - PSF, já que essa semana não haverá mutirão de vacinação. "Todas as doses de vacina que chegaram, nós vamos encaminhar para cada gerente de PSF, o gerente vai reunir a equipe de vacinadores juntamente com os Agentes de Saúde para que possa estar encaminhando suas demandas em sua população-alvo", disse.

Confira a distribuição das vacinas:

DISTRIBUIÇÃO DA BIVALENTE REMESSA 133

CAIS: 228

PRAÇA: 228

RIACHINHO: 228

PATOS: 84

SANHAROL: 114

JUREMAL: 114

VARJOTA: 114

DISTRITOS

CALABAÇA : 108

CANIDEZINHO: 108

NARANIU: 108

IBICATU: 108

RIACHO VERDE: 108

REMESSA 133 PFIZER PEDIÁTRICA REFORÇO

CAIS: 180

PRAÇA : 180

RIACHINHO: 180

PATOS: 90

JUREMAL: 90

SANHAROL: 90

VARJOTA: 90

DISTRITOS

CANIEZINHO: 90

NARANIU: 90

RIACHO VERDE: 90

CALABAÇA: 10

IBICATU: 10

OBS: Calabaça e Ibicatu não receberam a mesma quantidade devido constar 50 doses na caixa da remessa 132.

DISTRIBUIÇÃO DA BABY

CAIS: 60

PRAÇA: 60

RIACHINHO: 60

PATOS: 30

JUREMAL: 30

SANHAROL: 30

VARJOTA: 30

DISTRITOS

CANIEZINHO: 30

CALABAÇA: 30

RIACHO VERDE: 30

NARANIU: 30

IMPORTANTE

UNIDADE SEDE vão 20 doses da CORONAVAC

para D1 de 3 a 4 anos.

Para os distritos, somente a BABY para 6 meses a 4 anos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 1.200 crianças vacinadas contra Covid19 no sábado

No último sábado, 11 de março, Várzea Alegre realizou um importante mutirão de vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos de idade. O evento, que aconteceu no Ginásio de Esportes Carlito Cassundé, contou com a participação de 1.214 crianças, que foram imunizadas durante o período entre 08h e 12h30.

De acordo com o secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, as crianças receberam tanto a primeira quanto a segunda doses da vacina, além da dose de reforço para aqueles que já tinham completado as duas doses e estavam no período adequado para receber a dose adicional.

A vacinação em massa das crianças é de extrema importância para proteger toda a população, especialmente aqueles que ainda não foram vacinados ou que possuem baixa imunidade. Além disso, crianças podem ser portadoras assintomáticas do vírus, e a vacinação ajuda a prevenir a disseminação da doença.

O mutirão foi um grande sucesso e a vacinação terá continuidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid19: Mutirão de vacinação para crianças de 5 a 11 será neste sábado

Neste sábado, 11 de março, a cidade de Várzea Alegre estará empenhada em mais um esforço para combater a COVID-19. Isso porque será realizado um mutirão de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da cidade, Ivo Leal.

De acordo com Leal, as vacinas serão destinadas à primeira dose, mas também estarão disponíveis para crianças que ainda precisam receber a segunda dose. Além disso, as crianças que já tomaram as duas doses e estão dentro do período de reforço também poderão se vacinar.

O objetivo do mutirão é aumentar a cobertura vacinal entre as crianças, que também são vulneráveis à doença. A vacinação será realizada no ginásio de esportes Carlito Cassundé, das 8h às 17h.

Leal destacou a importância da vacinação para garantir a proteção das crianças e de toda a comunidade.

A população da cidade está sendo convocada a levar suas crianças para a vacinação e contribuir para o controle da Covid.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Iniciada vacinação de crianças de 3 a 4 anos contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre inicia nesta quinta-feira, dia 2 de março, a vacinação das crianças de 3 a 4 anos contra a Covid-19.

Conforme a Secretaria de Saúde, 1.118 crianças do município estão aptas a receber a vacina Pfizer Baby, garantindo maior resistência contra o coronavírus e suas variantes.

Para vacinar as crianças os pais ou responsáveis devem leva-las até as Unidades Básica de Saúde e apresentar o Cartão Nacional de Saúde e o Cartão de Vacina.

De acordo com o Secretário de Saúde do município, Ivo Leal, cerca de 90% das crianças varzealegrenses, nessa faixa etária, serão imunizadas com a primeira dose hoje, ficando disponível em todas as UBS's do município vacinas para as crianças que não tomarem a primeira dose nesta quinta-feira.

Ivo Leal destacou a importância da imunização do público infantil do município: "É um importante avanço na prevenção e no controle da Covid-19 na nossa cidade. O público infantil sempre nos preocupou, desde o início das vacinações na população adulta. Então, é de extrema importância que os pais ou responsáveis pelas crianças entre 3 e 4 anos, que levem seus filhos até os postos de saúde da sua área", disse.

Ivo Leal comunicou ainda que, com a finalidade de proteger todas as crianças do município, o próximo público a ser vacinado contra a Covid-19 é o das crianças com menos de 3 anos e maiores de 6 meses.

O imunizante aplicado Pfizer Baby é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Começa essa semana vacinação de crianças menores de 5 anos contra Covid-19

Essa semana tem início em Várzea Alegre a vacinação de crianças menores de 5 anos de idade contra a Covid-19.

Conforme Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, a remessa de vacinas Pfizer Baby, recebidas por Várzea Alegre, dá para atender as crianças de 3 e 4 anos, e para as crianças de menores de 3 anos a 6 meses, chegou uma pequena cota.

Ivo explicou que a vacina será feita nas áreas de saúde, sendo que as equipes se responsabilizarão pela cobertura vacinal nesses territórios.

A previsão de Ivo é que até quarta-feira, 15 de fevereiro, as equipes já tenham acesso às vacinas em seus territórios de saúde.

Ele disse ainda que informações estão sendo atualizadas e serão enviadas ao Ministério da Saúde para atender a demanda dos territórios de saúde neste município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19 dá sinais de enfraquecimento em Várzea Alegre

A Covid-19 dá sinais de enfraquecimento em Várzea Alegre. Conforme números compilados pela Secretaria Municipal de Saúde, neste mês de janeiro, no período de 02 a 11, foram realizados 25 testes de Covid, dos quais apenas 04 positivaram para doença.

As informações foram repassadas por Horiana Acioly - Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre para o Portal Várzea Alegre Agora, ao jornalista Ivan Silva.

O que comprova a queda nos números da Covid é o comparativo com o mês de dezembro do ano passado, quando, do dia 1º ao dia 15, foram feitos 709 testes com 357 casos positivados.

Conforme Horiana, a cobertura vacinal contra Covid tem pleno efeito nessa redução de casos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Chega nova remessa de vacina contra Covid-19 em Várzea Alegre

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, informou nesta manhã de segunda-feira, 19 de dezembro de 2022, que o município recebeu nova remessa de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19.

Fábia Moreno - Coordenadora da Rede de Frios da Secretaria de Saúde confirmou a informação. São 1.302 doses da Pfizer adulto.

Essa vacina é destinada a quem ainda não tomou nenhuma dose ou que precisa completar o ciclo vacinal contra a doença, podendo tomar segunda, terceira ou quarta dose. Pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose, podem ser vacinadas.

Essa vacinação inicia nesta terça-feira, dia 20, durante o dia nas Unidades de Saúde do CAIS, bairro Patos, Juremal, Varjota, distritos de Ibicatu, Riacho Verde e Calabaça.

Na quarta-feira, 21, Praça Santo Antônio, Riachinho, distritos de Canindezinho e Naraniú, e dia 22, quinta-feira, Riachinho e Sanharol.

Também está disponível em todos os postos de saúde a vacina contra a gripe (influenza).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 08/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Mutirão de Vacinação contra Covid-19

Foi bem-sucedido o mutirão de vacinação contra Covid-19 realizado nesta quinta-feira, 08. O balanço foi feito por Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde de Várzea Alegre.

O município recebeu 2 mil doses de vacinas contra a Covid. Parte foi separada para a zona rural, que terá mutirão de vacinação na próxima semana e o restante, quase 1.300 doses, foram disponibilizadas para a cidade.

No mutirão de hoje, até o fechamento da matéria, algumas equipes ainda estavam vacinando, devido a demanda ser maior em algumas áreas.

Conforme Ivo, algumas pessoas foram vacinadas pela primeira vez e outras atualizaram a vacinação tomando segunda, terceira ou quarta dose.

Quem não se vacinou hoje, poderá tomar a vacina na próxima semana, porque a Secretaria de Saúde do Estado - SESA, enviará mais doses para este município.

Para o público abaixa de 11 anos de idade, Ivo disse que aguarda a chegada das vacinas.

Confira mais detalhes na fala de Ivo Leal.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/c3KtF0CC2qs" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretários Ivo Leal e Angela Bernardino falam sobre Covid e aulas na Educação Infantil

As secretarias municipais de Saúde e de Educação de Várzea Alegre, com os secretários Ivo Leal e Angela Bernardino, estiveram no programa Grande Jornal de Cultura, da FM 96.3, na tarde desta quarta-feira, 06 de dezembro, onde deram informações sobre decisões tomadas para conter avanço da Covid-19.

As crianças de 0 a 4 anos e 11 meses, atendidas pela educação infantil, assistidas pelas creches, deverão ficar em casa. As que estão em idade de escola, terão aulas remotas.

Segundo Ivo e Angela, a decisão visa proteger as crianças, que nessa faixa de idade, ainda não estão imunizadas pelas vacinas.

Confira os detalhes no vídeo.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fculturafm96.3%2Fvideos%2F527096242670115%2F&show_text=false&width=560&t=4165" width="560" height="314" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Saúde de Várzea Alegre realiza mutirão de vacinação quinta-feira

Na quinta-feira, 08 de dezembro, tem mutirão de vacinação contra Covid-19, para moradores da sede urbana do município de Várzea Alegre. Essa informação foi confirmada por Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde.

Ele disse que na quarta-feira, 07, o município receberá várias doses de vacinas contra a Covid, possibilitando realizar o mutirão na quinta-feira, com atuação de todas as equipes do Programa Saúde da Família atuantes na sede.

Todas as pessoas de 12 anos de idade ou acima dessa idade poderão ser vacinadas, seja com primeira, segunda, terceira ou com a quarta dose dos imunizantes.

Para isso, basta procurar a área de PSF na qual a pessoa é atendida. "Então, todas as pessoas, de 12 anos acima que precisarem tomar a vacina contra Covid, seja segunda, terceira ou quarta dose, podem estar se dirigindo à sua unidade básica de saúde, do seu território", disse.

As pessoas que já tomaram a quarta dose, não precisam mais se vacinar, porque já completaram o ciclo, assim como também os jovens até 17 anos que tomaram a terceira dose e fecharam o ciclo.

Com relação a vacinação dos moradores da zona rural, ela será realizada noutra data que será confirmada pelas equipes dos PSFs, de acordo com a demanda.

Confira mais detalhes do áudio:

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Várzea Alegre baixa decreto sobre controle da Covid-19

Com data de 25 de novembro, a Prefeitura de Várzea Alegre publicou o Decreto nº 304, que trata sobre medidas de controle da Covid-19.

Esse documento está alinhado com o Decreto nº 35.019, do Governo do Ceará, que dispõe sobre o controle da Covid-19.

Ainda, conforme o documento, a decisão vem embasada no aumento de casos de Covid no município registrados nas últimas semanas.

O Decreto estipula medidas sanitárias de combate à Covid-19 até o dia 04 de dezembro de 2022, quando haverá nova avaliação situacional da enfermidade.

As recomendações são para uso de máscara em transporte público e seus locais de acesso, em espaços fechados ou com aglomeração.

Devem usar máscaras, em qualquer ambiente, os idosos, gestantes, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais.

É obrigatório o uso de máscaras em equipamentos de saúde. O passaporte sanitário permanece recomendado para ingresso nos locais e situações que estão previstas no Decreto Estadual nº 34.795, de 11 de junho de 2022.

O monitoramento dessas regras será feito pela Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos municipais competentes.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Asa Film

#Saúde 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid 19 - Secretário de saúde, Ivo Leal, disse que a nova variante da Ômicron causa preocupação

O secretário de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, Ivo Leal, em entrevista para o Grande Jornal da Cultura 96.3, nesta quarta-feira, 09 de novembro, comentou sobre a preocupação da área de saúde com essa nova variante da Ômicron (BQ.1), que pode, nas próximas semanas, provocar uma nova onda de Covid-19.

Ivo Leal enfatizou que a Saúde está atenta às recomendações sanitárias do Estado e da União, para alinhamento de estratégias.

Ele também realça que quer ampliar a vacinação contra a Covid, especialmente para o público da quarta dose (DR2), que a procura pelo imunizante foi pequena, apenas 8.340 pessoas tomaram a dose de reforço.

Ele informou que com a primeira dose (D1), foram vacinadas 37.722 pessoas (96%); com a segunda dose (D2), os vacinados somaram 35.656 pessoas (94,5%); já com a primeira dose de reforço (DR1), foram vacinadas 29.230 pessoas (82%); e reafirmando a baixa procura pela DR2, tendo sido atendido um público de 30%.

Ivo destacou preocupação também com a vacinação das crianças.

Confira mais detalhas na entrevista.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fculturafm96.3%2Fvideos%2F8253124324728856%2F&show_text=false&width=560&t=4360" width="560" height="314" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre: Crianças devem ser cadastradas no Saúde Digital para receber vacina contra Covid

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, falou nesta quarta-feira, 20 de julho, que o município está ciente sobre a vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 a menores de 5 anos de idade e que a Secretaria da Saúde do Ceará - SESA, emitirá nota técnica, orientando como será essa vacinação.

Ele disse que a primeira etapa é a inscrição das crianças na plataforma Saúde Digital, que é: www.vacinacaocovid.saude.

Só com esse cadastro a SESA saberá quantas crianças tem em Várzea Alegre aptas a receber a vacina e faz programação de envio dos imunizantes na quantidade certa. "Informo aos pais ou responsáveis que entrem na plataforma e cadastrem as crianças, que em breve a gente recebe as doses e faz a imunização desse público", disse.

Segundo informações de Fábia Moreno - coordenadora da Rede de Frios do município, Várzea Alegre tem 1.118 crianças que devem ser vacinadas.

Com relação à vacinação da população geral 36.727 pessoas tomaram a primeira dose e 35.440 a segunda dose. Em relação a dose de reforço, DR1: 27.685 (terceira dose) e DR2: 4.126 (quarta dose).

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semana tem previsão de mutirão de vacinação contra Covid-19 em Várzea Alegre

O Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informou nesta segunda-feira, 18 de abril, que durante essa semana serão encaminhadas aos PSFs, vacinas contra a Covid-19 para terceira dose para o público que já tem 4 meses que tomou a segunda dose.

Ele disse que tem previsão para esta semana de realização de um mutirão para vacinar crianças que ainda não tomaram nenhuma dose de imunizantes contra a Covid-19, para crianças imunizadas com a vacina da Pfizer em fevereiro e que neste mês de abril completa o período para aplicação de segunda dose.

Ivo Leal disse que existe uma demanda no município de pessoas adultas que ainda não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19, por motivos de viagem, de não aprovarem a vacina inicialmente, mas que agora querem se vacinar. Para esse público, Ivo Leal, explicou que enviou a demanda à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, mas até o momento não chegaram. Ele disse que existe previsão de chegar algumas doses nesta semana.

Confira no áudio:

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1252345603&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/semana-tem-previsao-de-mutirao-de-vacinacao-contra-covid-19-em-varzea-alegre" title="Semana tem previsão de mutirão de vacinação contra Covid-19 em Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Semana tem previsão de mutirão de vacinação contra Covid-19 em Várzea Alegre</a></div>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário de Saúde de Várzea Alegre reforça importância de vacinar as crianças contra a Covid-19

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, esteve na Rádio Cultura FM 96.3, na tarde desta segunda-feira, 07 de março, para falar sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19.

De acordo com Ivo Leal, a vacinação das crianças e dos adolescentes está avançada em Várzea Alegre porque não tem faltado vacinas para esse público.

Ele explicou que existe uma parceria do Estado com o Ministério Público com vistas à vacinação das crianças para atender ao que estabelece as leis de proteção das crianças no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ivo informou que a vacinação das crianças é obrigatória e pediu aos pais e responsáveis que cumpram o papel deles, cadastrando as crianças na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará - SESA.

De acordo com Ivo, Várzea Alegre tem por meta, estabelecida pelo MP, vacinar 4.021 crianças. Até o momento, 3.318 crianças foram cadastradas no Saúde Digital, restando ainda por se cadastrar e tomar a vacina, 703 crianças.

Dessas 3.018 crianças cadastradas, 3.071, 92% das crianças cadastradas foram vacinadas com a 1ª dose.

Confira a entrevista, em que Ivo Leal, fala de datas de mutirões de vacinação e vacina de reforço.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/e89kBWusVbU" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre já vacinou 45% das crianças contra a Covid-19

A Topik da Vacinação, unidade móvel da Secretaria de Saúde, utilizada para percorrer a zona rural e vacinar contra a Covid-19 crianças de 11 a 5 anos de idade, tem obtido sucesso.

Com os mutirões descentralizados no Canindezinho, Riacho Verde, Ibicatu e Naraniú foram imunizadas contra a Covid-19, 491 crianças da zona rural. Só no distrito de Naraniú, na Vila São Caetano, em mutirão realizado nessa quinta-feira, 17 de fevereiro, foram vacinadas 134 crianças.

Segundo informou Ivo Leal - secretário municipal de Saúde, somando com outras ações realizadas para vacinar esse público, Várzea Alegre conta com 1.818 crianças imunizadas contra a Covid-19, o que representa 45% do público de 4.100 crianças que são alvo da vacinação neste município.

Ivo Leal disse que esse é um excelente resultado, que amplia a cobertura vacinal, especialmente atendendo as crianças em suas comunidades, dando às famílias mais comodidade e às crianças mais apoio e segurança.

De acordo com Ivo Leal, a vacinação em Várzea Alegre está andando bem. Nesta sexta-feira, 18, no Ginásio Esportivo Carlito Cassundé - no bairro Juremal, teve mais um mutirão de vacinação para adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, para primeira e segunda doses.

Ele disse que Várzea Alegre é atualmente o 41º município do Ceará em cobertura vacinal contra a Covid-19, segundo avaliação da Secretaria da Saúde do Estado.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Xqe3TCWc63E" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com "Topik da Vacinação", mais de 130 crianças são imunizadas contra a Covid no Canindezinho

No primeiro dia do mutirão descentralizado para vacinação de crianças da zona rural, no distrito de Canindezinho, na comunidade de Juazeirinho, 132 crianças foram imunizadas contra a Covid-19, na unidade móvel "Topik da Vacinação".

Ivo Leal - secretário de Saúde de Várzea Alegre, disse que foram vacinadas com a primeira dose, todas as crianças, de 11 a 05 anos, que estavam cadastradas no Saúde Digital.

Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a Topik da Vacinação, estará no distrito de Riacho Verde, na Escola José Sérgio da Costa, a partir das 08h30.

Ainda na terça-feira, logo que forem concluídos os trabalhos no Riacho Verde, o que deve ocorrer por volta das 10h30, a Topik da Vacinação irá para o distrito de Ibicatu, onde se instalará com a equipe de vacinadores na comunidade de Vacaria, atendendo as crianças daquela comunidade e de localidades próximas.

Ivo disse que em outro momento serão divulgados dias e horários de atendimentos nos demais distritos e o mutirão para vacinação de crianças na sede.

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1215892348&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/com-topik-da-vacinacao-mais-de-130-criancas-sao-imunizadas-contra-a-covid-no-canindezinho" title="Com "Topik da Vacinação", mais de 130 crianças são imunizadas contra a Covid no Canindezinho" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Com "Topik da Vacinação", mais de 130 crianças são imunizadas contra a Covid no Canindezinho</a></div>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 12/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre já vacinou mais de 1300 crianças contra a Covid-19

Em três mutirões de vacinação de crianças contra a Covid-19, mais de 1.300 receberam a primeira dose da vacina. Só no mutirão realizado nessa quinta-feira, 10 de fevereiro, 385 crianças, na faixa de idade de 11, 10, 9 e 8 anos de idade, foram vacinadas com a primeira dose.

De acordo com Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde, o mutirão de quinta-feira era voltado para as crianças na idade de 8 anos, mas atendeu também, crianças na faixa de idade de 11 a 9 anos, que estavam cadastradas no Saúde Digital - plataforma da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará, mas que não haviam comparecido aos mutirões anteriores.

Ivo Leal disse que a adesão à vacina das crianças de 11 a 5 anos tem sido boa em Várzea Alegre e que espera que assim permaneça para ampliar a cobertura vacinal.

Ele disse que 1.327 crianças já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, o que corresponde a 30% desse público da campanha de vacinação, que tem cerca de 5 mil crianças.

Ivo destacou que na próxima semana, uma unidade móvel, com equipe de vacinadores da Secretaria Municipal, se deslocará até as comunidades com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças. Essa unidade móvel, que foi batizada de "Topik da Vacinação", visitará todos os distritos em dias diferentes da semana, realizando mutirões.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), tem comemorado os resultados da vacinação em Várzea Alegre. "Com a vacinação das crianças, estamos dando mais um passo importante nessa luta, protegendo nossas crianças e salvando vidas", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, se posiciona sobre novo local da sala de testagem Covid-19

O secretário de Saúde, Ivo Leal, se posicionou nesta tarde de terça-feira, 01 de fevereiro, sobre comentários relacionados às filas formadas pelas pessoas que procuram realizar exames de testagem para a Covid-19.

A sala de testagem que antes funcionava na Secretaria de Saúde, segundo Ivo Leal, em atendimento a pedidos da população para que essa sala fosse transferida para uma área mais central da cidade, passou a funcionar no Hospital São Raimundo Nonato, mediante parceria com o laboratório do Hospital.

Segundo Ivo Leal, independente de onde esteja instalada a sala de testagem, nesse momento de aumento dos casos de Covid-19 e das síndromes gripais, pela demanda, haverá filas.

Ele disse também que a equipe de testagem essa semana teve desfalque de um profissional, que foi acometido pela Covid-19 e teve que ser afastado, o que atrasou alguns procedimentos, mas que tudo será normalizado o quanto antes. Ele também sustenta que pela estrutura do laboratório, a sala de testagem está no local adequado.

Confira os detalhes na fala do Ivo Leal:

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1208050027&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/secretario-de-saude-de-varzea-alegre-ivo-leal-se-posiciona-sobre-novo-local-da-sala-de-testagem-covid-19" title="Secretário De Saúde De Várzea Alegre, Se Posiciona Sobre Novo Local Da Sala De Testagem Covid - 19" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Secretário De Saúde De Várzea Alegre, Se Posiciona Sobre Novo Local Da Sala De Testagem Covid - 19</a></div>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago silva

#Saúde 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Várzea Alegre fará nesta semana dois mutirões de vacinação contra a Covid-19

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, anunciou na tarde desta quarta-feira, 26 de janeiro, que serão realizados nesta semana dois mutirões de vacinação contra a Covid-19.

O primeiro mutirão atenderá os adolescentes de 12 a 17 anos, que agora em janeiro completa o período para tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Ivo disse que algumas pessoas estão com a vacinação da Pfizer atrasada porque quando foi agendado o dia deles, por algum motivo, não puderam comparecer, ficando para repescagem. Ouça o áudio.

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1204231978&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/secretaria-de-saude-de-varzea-alegre-fara-nesta-semana-dois-mutiroes-de-vacinacao-contra-a-covid-19" title="Secretaria de Saúde de Várzea Alegre fará nesta semana dois mutirões de vacinação contra a Covid-19" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Secretaria de Saúde de Várzea Alegre fará nesta semana dois mutirões de vacinação contra a Covid-19</a></div>

Ivo também tem informações sobre a realização de testes para a Covid-19. Os testes são realizados no laboratório do Hospital São Raimundo. Ouça o áudio.

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1204232818&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/testes-para-a-covid-19" title="Testes para a Covid-19" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Testes para a Covid-19</a></div>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre acelera e tem mais de 55% da população totalmente imunizada contra Covid

Várzea Alegre acelera o processo de vacinação contra a Covid-19. Com a chegada das 3.200 doses da vacina AstraZeneca que estavam atrasadas há cerca de 4 meses e com a realização de mutirões para atender ao público que aguardava a vacina para tomar a segunda dose, o ritmo de vacinação foi retomado. Desse público, mais de 95% já se vacinaram.

Segundo informações do Secretário de Saúde, Ivo Leal, na terça-feira, dia 16 de novembro, 2.934 jovens tomaram a segunda dose da Pfizer.

Essa cobertura vacinal reflete os números do vacinômetro que foi atualizado nessa terça-feira, dia 16 de novembro. Os dados apontam que 22.671 pessoas completaram o ciclo de imunização tendo tomado a segunda dose de imunizantes contra a Covid-19, perfazendo um total de 55,42% da população total do município.

Com a primeira dose de vacinas contra a doença, são 74,31% da população vacinados, o equivalente a 30.397 pessoas. A dose de reforço foi aplicada para 459 pessoas, segundo Ivo Leal.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#AssistênciaSocial 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SEGURANÇA ALIMENTAR E TRABALHO Semana do Idoso: Várzea Alegre trabalha a resiliência dos idosos no pós-pandemia

Dando continuidade à Semana do Idoso, a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, do Governo de Várzea Alegre, realizou nesta manhã de quarta-feira, 29 de setembro de 2021, com início às 08h, mais um encontro com os idosos do CRAS Joaquim Beca, com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), da primeira-dama Sônia Fortaleza, da secretária de Assistência Social Syene Cavalcante e do subsecretário de Assistência Social e presidente do Conselho do Idoso, Pedro Roque.

Zé Helder enfatizou a importância do retorno às atividades presenciais com o grupo de idosos porque possibilita a interação social entre eles e junto à equipe técnica do CRAS, que trabalha as suas demandas em todos os campos, destacando os biopsicossociais e espirituais. Ele ressaltou a importância de continuarem com os autocuidados com as práticas do distanciamento mínimo, higiene, uso de álcool em gel, uso de máscara, frisando que a pandemia vem desacelerando, no entanto, não é hora de relaxamento. "Precisamos manter os cuidados, usar de cautela no retorno dos grupos, dos programas, projetos e oficinas da Secretaria de Assistência Social", disse.

Sônia Fortaleza destacou a alegria de poder estar presente nesse momento importante, depois de um ano meio sem os encontros com os grupos. "O sentimento é de gratidão e felicidade. Poder ver cada um e cada uma ali presente é muito gratificante", destacou a primeira-dama.

Ela ressaltou que estará à disposição, junto com o Governo Municipal, para ampliar ainda mais políticas contínuas e de qualidade para os idosos do município.

O tema de hoje da Semana do Idoso foi "O envelhecimento e a educação para resiliência em tempos de pandemia".

Para Syene Cavalcante o objetivo da temática sobre o fator resiliência é o de possibilitar e consolidar capacidades intrínsecas ao sujeito que poderão contribuir para a superação de dificuldades inerentes ao ato educativo, pontuado pelo irrepetível e pelo imprevisível.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre realiza semana de mutirões de vacinação contra Covid

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, informa que nesta terça-feira, 28 de setembro de 2021, foi realizado mutirão de vacinação contra a Covid-19 para gestantes para vacinar esse grupo com a primeira dose e completar a imunização das que concluíram o prazo para a segunda dose.

Também foi liberado o sistema Saúde Digital, das 12h às 13h para novos agendamentos para programar mais um mutirão de vacinação para a população de 12 a 17 anos. Para esse público, o mutirão será na quarta-feira, 29 de setembro, na Escola Dr. Pedro Sátiro.

Na sexta-feira, 1º de outubro, também na Escola Dr. Pedro Sátiro, terá mutirão de segunda dose para as pessoas que se vacinaram com a CoronaVac e estão com intervalo de 28 a 30 dias ou mesmo as que passaram dos 30 dias e ainda não tomaram a segunda dose.

Para o público de 18 a 24 anos, cerca de 640 cadastrados, deve ser realizado um último mutirão na próxima semana. Também para a próxima semana, outro mutirão planejado é para o público que tomou a vacina da Pfizer, para segunda dose, atendendo quem tomou o imunizante no fim de junho e início de julho.

Com relação à vacina AstraZenaca, destinada para segunda dose. As pessoas que tomaram essa vacina e já estão com 90 dias ou mais, ainda devem aguardar mais um pouco.

Ivo disse que estão cobrando do Estado essa vacina, fato ocorrido em reunião na segunda-feira, 27, na regional de Saúde, no Crato. Ivo destacou que esse atraso é do Ministério da Saúde. Logo que tenha a vacina e chegando ao Estado, elas serão repassadas aos municípios.

Ivo Leal disse que a vacinação em Várzea Alegre está adiantada e que a expectativa é vacinar a população adulta com primeira e segunda doses até fim de 2021.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre realizou mutirão para vacinar contra a Covid público de 12 a 17 anos

A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, realizou no Parque Cívico São Raimundo Nonato, na noite dessa sexta-feira, 24 de setembro de 2021, das 17h às 21h30, mais um mutirão de vacinação, nessa ocasião para vacinar jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, dentro da programação da Semana da Juventude, comemorada no município.

Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, nesse mutirão foram aplicadas mil doses da vacina Pfizer/BioNTech, recomendada para esse público. Esse foi o primeiro grupo dessa idade a receber a vacina. Os adolescentes foram ao ato da vacinação acompanhados dos seus pais ou responsáveis.

Com a previsão de Várzea Alegre receber mais vacinas na próxima semana, o mutirão continuará para atender os jovens de 12 a 17 anos e novo agendamento será aberto no Saúde Digital. Ivo disse que também chegarão vacinas para o público de 18 a 24 anos. De acordo com ele, ficou uma turma nessa faixa de idade que não conseguiu agendar e terá mais uma oportunidade.

Para a população acima de 25 anos, a Secretaria Municipal de Saúde, aguarda envio de novos lotes de vacinas para fazer repescagem. Ivo explicou que muitas pessoas que estavam decididas a não se vacinar mudaram de ideia e agora querem a imunização contra a Covid-19. Ainda, segundo ele, outras pessoas, por algum motivo, exemplo ter que viajar na data agendada, terão mais uma chance de tomar a vacina.

Ele disse que esse público acima dos 25 anos, ainda não vacinado, terá que esperar um pouco, porque as doses que estão chegando destinam-se ao público de 12 a 24 anos.

Em agosto, no dia 27, no mutirão "AgostoVacinaFestVárzea", voltado para o público de 18 a 24 anos, foram vacinados 2.027 jovens.

Com relação a vacina AstraZenaca, o Ministério da Saúde atrasou o repasse, mas na semana que vem, Ivo Leal disse que irá à regional de Saúde para tentar solucionar o problema. Em Várzea Alegre existe uma demanda que aguarda completar o ciclo de vacinação com a AstraZenaca.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Cultura 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Aniversário de Várzea Alegre terá Cavalhada com equipes testadas para Covid-19

As secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Saúde de Várzea Alegre se reuniram nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, na secretaria de Cultura e Turismo, com 17 líderes de equipes de Cavalhada para definir sobre a realização da XV Cavalhada de Equipes.

O evento deve acontecer nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2021, no Estádio Dr. Pedro Sátiro "O Juremal", a partir das 18h, como parte das comemorações pela passagem do aniversário de 151 anos de emancipação política de Várzea Alegre, comemorado no dia 10 de outubro.

Segundo informações de Toinha Pereira - secretária de Cultura e Turismo, em entendimento com a Secretaria de Saúde, ficou definido que todas as equipes que participarão da Cavalhada serão testadas para Covid-19. Ela estima que 20 equipes participem do evento.

A programação da Cavalhada terá início na sexta-feira, dia 8, a partir das 16h, com o Desfile da Cavalhada, com percurso saindo da Praça Santo Antônio e seguindo pelas principais ruas da cidade em direção ao Juremal, local das disputas.

As Inscrições iniciarão segunda-feira, dia 27 de setembro, das 8h às 13h na Secretaria de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, na Rua Durval Soares, nº 440 - Centro.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Educação 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Público da Educação recebe segunda dose da vacina contra a Covid em Várzea Alegre

Com a aplicação de 850 segundas doses para o público da educação, Várzea Alegre avança com a imunização dos professores contra a Covid-19.

Esse mutirão de vacinação foi realizado nesta manhã de segunda-feira, 06 de setembro, na Escola Dr. Pedro Sátiro.

A abertura contou com as presenças do Prefeito Zé Helder (MDB), do Secretário de Saúde, Ivo Leal, da Coordenadora da rede de frios e de Vacinação, Fábia Moreno, do Secretário de Educação, Antônio Fernandes, de Subsecretária de Educação, Liduina Sousa, do Secretário de Meio Ambiente, J Marcílio, e da Vereadora Valdilene Bitu.

Zé Helder destacou o avanço da vacinação no município, graças a competência de todos os que fazem a Secretaria de Saúde. Para Zé Helder, vacinar o público da educação tem um significado muito especial nessa luta que é garantir para esses profissionais condições de segurança sanitária para a retomada das aulas presenciais, que hoje funcionam de forma híbrida.

Antônio Fernandes salientou que a Educação, incluindo todos os servidores, tem sido prioridade com atenção, respeito e especialmente, quando se trata de dar melhores condições de saúde, por meio da vacinação para que todos assumam o trabalho com confiança e segurança sanitária.

Ivo Leal explicou como está o andamento da vacinação, orientou que a pandemia ainda não acabou e que todos, mesmo com a vacinação bem avançada, devem continuar com os cuidados para evitar o contágio, especialmente, por causa da variante delta. Ele parabenizou os professores pela segunda dose da vacina, completando o ciclo de imunização.

Os professores, que por algum motivo não puderam comparecer para se vacinar contra a Covid-19, poderão, em outro momento, serem vacinados na Secretaria Municipal de Saúde.

A cobertura vacinal de segunda dose atendeu professores das redes pública, privada, profissionais de universidades do município, professores das associações como os da ACOMVA, APAE, Casa Mãe, professores da zona rural e professores do ensino infantil.

Os profissionais educação foram vacinados com a primeira no início de junho, imunizados com a vacina da AstraZeneca/Oxford.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Covid-19 está funcionando no Centro da cidade

A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, informou que a Unidade Covid-19, já está atendendo a população, desde 30 de agosto, na Rua Regina de Carvalho, nº 485, no Centro da cidade.

A Unidade Covid-19 estava funcionando no imóvel pertencente a Associação Beneficente e Cultural Santa Maria, no bairro Zezinho Costa.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, disse que a mudança representa economia de recursos públicos, tendo em vista que o imóvel da Rua Regina de Carvalho é público e no Santa Maria, o aluguel do imóvel custava R$ 2.000,00.

Ivo disse que a Unidade Covid-19, continuará com as mesmas atividades, oferecendo atendimento médico, de enfermagem e a realização de exames para diagnóstico de Covid.

A unidade foi inaugurada no dia 13 de julho de 2020, no prédio do Santa Maria, como ação de saúde no enfrentamento à Covid-19.

Equipe Unidade Covid-19

Ítalo Salviano - Médico

Roberto Leal - Enfermeiro

Emerson Sousa - Biomédico

Damião Lopes - Bombeiro Civil

Tatiane Lima - Recepcionista

Kamila Costa - Serviços Gerais

Horário de funcionamento: De segunda a quinta - manhã e tarde / sexta - manhã.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 05/08/2021 GABINETE DO PREFEITO Primeira-Dama de Várzea Alegre toma vacina contra a Covid e exalta o SUS e aos profissionais de saúde

A primeira-dama de Várzea Alegre, Sônia Fortaleza, de 33 anos de idade, tomou a vacina contra a Covid-19 no mutirão de vacinação de terça-feira, 03 de agosto. Ela se enquadra no público-alvo dessa etapa da vacinação, de 30 a 34 anos.

Sônia Fortaleza, que é presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará - APDMCE, além de incentivar a vacinação, também está à frente da campanha Vacinação Solidária, neste município. Na cidade, a campanha já arrecadou mais de 3 toneladas de alimentos, aliviando a vulnerabilidade alimentar da população.

Sônia Fortaleza lamentou as mortes causadas pela Covid-19 que poderiam ter sido evitadas caso a vacinação tivesse chegado antes, entre outras ações. Ela também agradeceu ao SUS - Sistema Único de Saúde e a todos os profissionais de saúde pela firme luta contra o Novo Coronavírus. "Eu queria que todos estivessem aqui. #VivaoSUS, #VivaaCiência, #EleNão", disse ela.

Em 27 de agosto do ano passado, Sônia Fortaleza testou positivo para Covid-19. Dias antes, o prefeito Zé Helder havia contraído o vírus. Sônia e Zé Helder tiveram sintomas leves da doença e conseguiram recuperação se tratando em casa mesmo.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 04/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em mutirão, mais de 500 pessoas de 30 a 34 anos foram vacinadas contra a Covid-19 em Várzea Alegre

A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, realizou nesta terça-feira, 04 de agosto, mutirão de vacinação contra a Covid-19, para imunizar parte do público de 30 a 34 anos. Esse foi o primeiro mutirão para vacinar as pessoas nesta faixa de idade.

Segundo Ivo Leal, o público de 30 a 34 anos é numeroso. Foram verificados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Ceará - SESA, mais de 1.700 cadastros para Várzea Alegre nesta faixa etária.

No mutirão dessa terça-feira, compareceram para vacinar-se 529 pessoas. Segundo Ivo, esse público representa cerca de 90% dos agendados para ontem.

Ele orientou que as pessoas que não conseguiram agendamento, aguardem, porque o Governo do Ceará deverá enviar em breve mais vacinas, possibilitando abertura para novos agendamentos.

Ivo Leal explicou que, com a vacinação por idade, podem ser feitos até três mutirões para os grupos da mesma faixa etária. Ele orientou que as pessoas que estavam agendadas e que não compareceram nesta terça, agora devem aguardar a repescagem para se vacinar.

Nesta quarta-feira, 04 de agosto, Ivo Leal informou que está sendo realizado um mutirão para vacinação de segunda dose para as pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac a cerca de um mês.

Ivo Leal disse que até sexta-feira, dia 06, novas vacinas devem chegar para Várzea Alegre, quando será feito o calendário de vacinação de acordo com a quantidade de doses recebidas.

O Secretário solicitou que as pessoas compareçam no dia que agendaram para vacinar-se, porque isso facilita o processo e permite avançar com a vacinação, otimizando o tempo e buscando a meta de vacinar a população adulta, até 18 anos de idade, com pelo menos a primeira dose, até o final de agosto deste ano.

Ele alertou que a pandemia ainda não acabou e que pelos levantamentos feitos, as pessoas que estão sendo contaminadas pela Covid-19, ultimamente, são jovens, configurando que esse público fica vulnerável ao contágio por ainda não ter tomado a vacina.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Gestão 02/08/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito se reúne com autoridade policial e assessoria jurídica para reforçar regras do decreto contra a Covid-19

Na manhã desta segunda-feira, dia 02 de agosto, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), se reuniu com o representante da Polícia Militar neste município, Tenente Wellington e com a assessoria jurídica municipal para tratar sobre as proibições e cuidados que ainda devem permanecer no combate à pandemia do Coronavírus, em vigor por meio do Decreto Estadual 34.173.

O prefeito Zé Helder destacou a importância de manter os cuidados, alertando que a pandemia não acabou. Pediu que a população e especialmente aos comerciantes de bares, restaurantes e churrascarias que entendam que foram permitidos música ao vivo, mas, mas com restrição de uso do espaço e que as pessoas ainda não podem, por exemplo, usar desses espaços para dançar.

Na reunião foram reforçadas a regras do decreto. Confira:

1 - Restaurantes: Poderão funcionar de 9h às 23h, com limitação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade, e:

a) Está proibida a realização de qualquer evento, inclusive celebração de casamento, em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos similares, seja aberto ou fechado o ambiente;

b) Pode haver disponibilização de música ambiente, inclusive com músicos, vedado espaço para dança e qualquer outra atividade que caracterize festas em restaurantes e afins.

c) Está limitada a 6 (seis) pessoas por mesa, nos restaurantes e afins, e o consumo pode ser no local ou para viagem, sem permissão pessoas em pé, inclusive na calçada; proibição de fila de espera na calçada, devendo ser utilizadas filas de espera eletrônicas;

2 - Áreas de lazer e piscinas de clubes: Devem ser definidos critérios para uso seguro, observada a limitação de 20% (vinte por cento) da capacidade e observados protocolos sanitários;

3 - Liberação, em buffets, de eventos sociais (com obediência às medidas previstas em protocolo divulgado pela Secretaria de Saúde), observado também seguinte:

a) limitação da capacidade em 200 (duzentos) pessoas para ambientes abertos e 100 (cem) para fechados, observado, em todo caso, o dimensionamento dos espaços;

b) controle rigoroso do acesso, só admitindo o ingresso de pessoas já vacinadas com 02 (duas) doses ou com comprovação de testagem negativa para a Covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR), em exame realizado no prazo máximo de até 48 (quarenta e oito) horas antes do evento;

Atividades Proibidas:

1 - Festas e quaisquer tipos de eventos;

2 - Aglomerações de pessoas em espaços públicos ou privados;

3 - TOQUE DE RECOLHER: será observado em todo município, de segunda a domingo, no horário de 00h às 5h.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Do público agendado para se vacinar contra Covid nesta terça mais de 90% compareceram

Várzea Alegre deu início nesta terça-feira, 20 de julho de 2021, com mais um mutirão da Secretaria de Saúde, à vacinação contra a Covid-19 do público de 35 a 39 anos de idade.

Só nesta terça, a previsão de atendimento era de 770 pessoas que conseguiram agendamento. Entre os contemplados nesta faixa de idade com a vacina foi vacinado o secretário de Saúde, Ivo Leal, que tem 37 anos. Ele disse que esperou o seu tempo para se vacinar, assim como mandam os protocolos da vacinação, e que todas as pessoas devem fazer o mesmo, lembrando que todos terão direito à vacina.

Ivo disse que 92% do público agendado compareceu para se vacinar. Ele considerou que foi um bom público. Na quinta-feira, dia 22, será retomada a vacinação para as pessoas de 35 a 39 anos e devem comparecer os 8% que faltaram nesta terça.

Também nesta semana, disse Ivo Leal, será feita uma repescagem para vacinar pessoas de outras faixas de idade, acima de 40 anos, que agendaram, e por algum motivo, não compareceram aos locais de vacinação. Essa data ainda será divulgada, podendo ser sexta, 23, ou sábado, dia 24.

Ele disse que, se no final dessa semana, atingir com a vacinação 90% ou mais das pessoas de 35 a 39 anos, será feita a prestação de contas com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - SESA, com possibilidade de receber doses para na próxima semana iniciar a vacinação da população de 30 a 34 anos.

Ivo Leal reforçou que está estabelecida a meta de vacinar com a primeira dose todas as pessoas acima de 18 anos até 20 de agosto.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre: Mais de 40% da população já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid-19

Em Várzea Alegre 42% da população já foi vacinada com a primeira dose e 20% tomaram a segunda dose de vacinas contra a Covid-19.

Os números do vacinômetro desta terça-feira, 13 de julho, já consolidados, apontam que 17.378 pessoas foram vacinadas, sendo que, 17.378 tomaram a primeira dose e 8.074 foram vacinadas com a segunda dose, completando o ciclo de imunização contra a Covid.

Nesta terça-feira, num dia de repescagem da vacinação para mulheres grávidas e puérperas, mais de 70 pessoas foram vacinadas, somando mais de 90% desse público.

Segundo informou o secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, está prevista para quinta-feira, 15 de julho, repescagem para todas as pessoas que agendaram a data no Saúde Digital, mas não compareceram, pessoas acima de 60 anos de idade que, sendo desse grupo prioritário, não quiseram tomar, mudou de ideia, e agora quer vacinar-se e para todas as pessoas que perderam o agendamento ou que não se vacinaram por estarem doentes ou com sintomas da Covid.

As pessoas na faixa de idade de 55 a 65 anos que fizeram o agendamento e não compareceram, não precisam fazer novo agendamento, basta apresentar no ato da vacina, o comprovante do agendamento que já tinha sido feito.

Para essa nova repescagem, explicou Ivo Leal, o agendamento poderá ser aberto nesta quarta-feira, 14, e procura vacinar pessoas na faixa etária de 55 a 65 anos.

Ivo Leal informou também que, dos grupos vacinados em Várzea Alegre, para todos, a cobertura vacinal atingiu mais de 90%, o que, dentro das resoluções que regram a vacinação, permite ao município avançar para outros grupos. Sendo assim, conforme Ivo Leal, as vacinas que chegarem agora serão para vacinar as pessoas na faixa de idade de 35 a 39 anos.

O agendamento para o público de 35 a 39 anos no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde (Sesa), do Governo do Ceará, deverá ser aberto ainda nesta semana, até sexta-feira, 16 de julho.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Várzea Alegre semana de vacinação contra Covid terá repescagem para grávidas e puérperas

Nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 em Várzea Alegre será retomada nesta terça-feira, dia 13 de julho, na Escola Dr. Pedro Sátiro, com repescagem para grávidas e puérperas a partir dos 18 anos de idade e até 45 dias pós-parto.

O atendimento será das 08h às 13h. A informação é do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal. Ele disse que faltam poucas pessoas desse público para serem vacinadas e espera que todas compareçam para receber a imunização.

Ele acrescenta que ainda nesta semana será feita outra repescagem para atender as pessoas de outras faixas de idade, entre 50 e 59 anos e de 40 a 49 anos, que por razões diversas tenham perdido a data de sua vacinação.

Ivo destacou que para essa nova repescagem, aguarda apenas informação da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) sobre a quantidade de vacinas que serão liberadas para Várzea Alegre.

Após essas repescagens, segundo Ivo Leal, a vacinação avançará para o público de 35 a 39 anos de idade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 14/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Forças de segurança e sanitária intensificam fiscalização em Várzea Alegre

Nesse fim de semana, entre sexta-feira, dia 11 de junho, e domingo, dia 13, foi desencadeada uma operação que intensificou a fiscalização, visando coibir o descumprimento de decretos Estadual e Municipal, com regras de contenção à Covid-19.

O trabalho foi realizado de forma conjunta envolvendo a Polícia Militar, a Demutran - Departamento Municipal de Trânsito, a Vigilância Sanitária e os Bombeiros Civis de Várzea Alegre.

Foram utilizadas na operação três viaturas da PM, viaturas do Demutran e da Vigilância.

Segundo do diretor do DEMUTRAN, Klécio Fiúza, a operação foi uma sugestão que surgiu em recente reunião da Câmara de Vereadores, entre autoridades locais, com a participação do prefeito Zé Helder (MDB), atendendo reclamação da comunidade quanto às pessoas que estão descumprindo as orientações de contenção à pandemia.

Ele explicou que a operação teve objetivo educativo, orientando a população, conversando com pessoas que estavam reunidos fora do horário estabelecido pelos decretos. Klécio Fiúza considerou que o resultado da operação foi positivo. "A fiscalização foi de conscientização e educação sobre essas medidas. Sobre o cumprimento das medidas restritivas que constam no novo decreto do Governador do Estado do Ceará. A missão foi cumprida em toda a sede do município de Várzea Alegre e na zona rural, nos sítios mais próximos e no distrito do riacho grande. O resultado foi muito bom", disse.

O Capitão da PM, Joseliano Oliveira, destacou que esse fim de semana foi mais tranquilo em Várzea Alegre. Ele disse que espera que a população continue seguindo as orientações de combate à Covid-19, evitando circulação e a circulação do vírus, protegendo a população de contágio.

Novas operações deverão ser realizadas nos próximos finais de semana com o mesmo objetivo de conter o avanço da Covid-19.

Cariri não avança

Nesta segunda-feira, 14 de junho de 2021, já estão valendo novas regras de flexibilização com o novo decreto estadual de isolamento social em cinco regiões, com liberação de aulas presenciais em todos os anos letivos do ensino médio, podendo ser aulas híbridas, ampliação de horários para funcionamento de outros estabelecimentos, mas a região do Cariri segue sem alteração devido aos números de contágios permaneceram elevados.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Emoção marca início da vacinação dos profissionais da Educação em Várzea Alegre

Alegria e esperança. Esses sentimentos foram os mais destacados nesta quarta-feira, 09 de junho, com o início da vacinação dos professores e demais profissionais da Educação em Várzea Alegre.

Depois de reuniões, debates, escolha de critérios e luta por mais vacinas, nesta manhã, na Creche Dona Fransquinha, no bairro Varjota, teve início a imunização pelos servidores da Educação Infantil.

O Prefeito, Zé Helder (MDB), acompanhou com o Secretário de Educação, Antônio Fernandes, e com o Secretário de Saúde, Ivo Leal, o início da vacinação dos profissionais da Educação.

Zé Helder classificou como um dia de alegria, esse que marca o avanço na vacinação contra a Covid-19. "É um dia de alegria. A gente fica feliz em saber que aos poucos estamos vencendo essa batalha contra a Covid-19. Parabenizamos aos que já se vacinaram, aos profissionais da Educação que começam hoje a receber a imunização e vamos continuar avançando até garantir a imunização da nossa população em geral", disse.

O Prefeito demonstrou gratidão e reconhecimento pelo trabalho organizado da Secretaria de Saúde, que vem seguindo com um trabalho eficiente na condução da vacinação da Covid.

O Secretário de Educação, Antônio Fernandes, disse que nesse primeiro momento serão vacinados 600 profissionais. A vacina aplicada é da AstraZeneca/Oxford. Ele destacou que os profissionais da Educação não pararam de trabalhar com a condução das aulas remotas, fazendo chegar o ensino aos alunos. "De todas as formas, buscamos contemplar os nossos alunos. Essa vacinação, de certa forma, é uma esperança de a gente ter novamente o contato direto com o nosso bem maior na educação que é o nosso aluno", comentou ele.

Ele fez questão de deixar claro que todos os profissionais da Educação serão vacinados. "Então a gente iniciou essa vacinação da educação onde eu quero deixar bem claro que todos os nossos profissionais vão ser contemplados com essa vacina", disse.

Antônio Fernandes adiantou que as vacinas disponíveis vieram em quantidade superior ao número de profissionais da Educação Infantil, o que possibilitará, dentro da agenda, iniciar a vacinação dos profissionais do Ensino Fundamental I.

Na sequência, a vacina será aplicada nos profissionais ligados aos ensinos Fundamental II - até o 9º ano, Ensino Médio e Ensino Superior.

Ele disse que as regras foram definidas pelo Governo do Estado. "É importante destacar que todas essas regras de vacinação são estabelecidas pelo Governo do Estado do Ceará. Ficamos muito felizes em saber que todos os nossos profissionais serão vacinados", destacou.

Quanto à condicionalidade de assinatura de um documento emitido pelo Governo do Estado no qual os professores se comprometem a retomar às aulas já no início do segundo semestre deste ano, Antônio Fernandes discorda, e disse que ainda haverá tempo para discutir o assunto, assegurando que a retomada das aulas presenciais exige um ambiente de plenas condições de segurança sanitária para todos da comunidade escolar.

Ivo Leal reafirmou todo o trabalho que busca acelerar com a vacinação no grupo dos profissionais da Educação, ainda vacinando grupos com comorbidades, mas, segundo ele, ao agilizar essa vacinação, o próximo passo é iniciar a vacinação da população em geral. Ivo se colocou à disposição da população para tirar dúvidas sobre a vacinação.

A Sensação de ser vacinado contra a Covid

A Coordenadora de Turno - Viviane Alencar, foi uma das servidoras da Educação Infantil vacinadas nesta manhã. Ela descreveu que o sentimento é de gratidão e de esperança. "É um momento de gratidão e esperança para termos um retorno com segurança e vermos a nossa instituição cheia de crianças novamente com muito amor. Queremos agradecer ao Governo Municipal em nome do Prefeito Zé Helder. Queremos agradecer também a Secretaria de Saúde, Ivo Leal e ao Secretário de Educação, Antônio Fernandes. Foi maravilhoso poder tomar essa vacina. Nos sentimos muito felizes. Que venha a segunda dose", disse.

Marta Oliveira, que é auxiliar de serviços gerais, comentou também a sensação de ser vacinada contra a Covid-19. "A sensação é maravilhosa. A sensação de ser abençoada porque afinal de contas, é uma Vitória... e a gente só tem que agradecer a Deus primeiramente, segundo à gestão municipal por a gente tá passando por essa etapa tão vitoriosa de estar sendo vacinada. Que venha a segunda dose com fé em Deus", destacou.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Vacinação para professores varzealegrenses deve começar dia 09 de junho

A partir de quarta-feira, 09 de junho, terá início a vacinação dos professores e demais profissionais da Educação em Várzea Alegre.

A informação foi confirmada em conjunto pelo Prefeito Zé Helder (MDB), Ivo Leal - Secretário de Saúde e Antônio Fernandes - Secretário de Educação, após reunião nesta segunda-feira, 07 de junho, que tratou do assunto.

Zé Helder destacou a importância de avançar com a vacinação, cobrindo o grupo dos professores e de outros trabalhadores da educação e defende que seja acelerado cada vez mais o processo de chegada e de vacinação para garantir que a volta as aulas seja num ambiente de segurança sanitária.

Ele disse que já foi feito o planejamento e que Várzea Alegre deve receber até quarta-feira, 600 doses de vacina para atender essa demanda.

Diante dos números altos e da situação da Covid-19, que impedem a Região do Cariri de avançar nas fases de flexibilização em decretos publicados pelo Governo do Ceará, Zé Helder, disse que está atento para a tomada de medidas necessárias, mas orientou que os números de Várzea Alegre ainda demonstram controle e pediu que as pessoas sigam as orientações do Decreto Estadual para evitar a tomada de medidas mais restritivas. "A gente precisa se conscientizar. Fazer o nosso papel para proteger a nossa vida e a vida daqueles que estão ao nosso redor", disse ele.

Antônio Fernandes comentou que a vacinação começa com os professores e profissionais da Educação Infantil, tendo sequência com os ensinos Fundamental I e Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. "Nós, enquanto Secretaria Municipal de Educação, vamos compartilhar com esses profissionais o horário, local de vacinação e vamos seguir o passo a passo de tudo o que é estabelecido na normativa que estabelece essa vacinação", declarou Antônio Fernandes.

Ivo Leal explicou que será realizada uma força-tarefa para vacinar os grupos de comorbidades e ainda nesta semana, a partir de quarta-feira, iniciar a vacinação dos professores e profissionais da educação. Ele disse ainda que após a vacinação dos professores terá início a vacinação da população em geral, na faixa de 59 a 18 anos de idade, de forma programada e em ordem decrescente de idade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Vacinação de professores será definida após resolução do Governo do Ceará

Na tarde desta sexta-feira, 28 de maio de 2021, houve reunião entre o Governo do Estado do Ceará, Ministério Público do Ceará e secretários municipais de Saúde para discutir sobre a vacinação contra a Covid-19 para professores. A reunião foi virtual.

Diante da incerteza do retorno às aulas neste momento e perante questionamentos sobre a abrangência da vacinação para outros profissionais da educação, bem como, se cada município se responsabilizaria pela vacinação dos seus professores, deixando que os professores de outras cidades se vacinem em seus locais de residência e não onde trabalham, não houve consenso pela vacinação a partir de amanhã.

Foi analisado ainda que, se as aulas não forem retomadas agora, há outros grupos de riscos na ordem de prioridade da vacinação. Sendo assim, segundo informou o Secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, o entendimento é que deverá ser elaborada e divulgada pelo Governo do Estado, uma resolução com as regras e disciplinamento da vacinação dos professores. "É preciso definir realmente quando é que vão retornar às aulas. É o primeiro ponto, porque se não retornar, não tem sentido fazer a vacina nos professores tendo em vista que tem vários grupos de riscos e comorbidades que são prioridade", disse.

Outro fator relevante abordado na reunião, foi com relação à quantidade de vacinas disponíveis para vacinar os professores, no momento considerada insuficiente, sendo ponto a ser resolvido.

O secretário esclareceu que amanhã, estará disponível para os professores a vacina contra Influenza H1N1.

Desde quinta-feira, 27, que o prefeito Zé Helder (MDB) e os secretários de Saúde Ivo Leal e de Educação, Antônio Fernandes, debatem sobre a vacinação dos professores, após o governador Camilo Santana ter informado que a vacinação desse grupo, no Ceará, começaria a partir deste sábado, 29 de maio.

Mas como adiantamento e programação da vacinação, os professores devem se cadastrar na plataforma Saúde Digital que pode ser acessada no seguinte link: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vindas. Logo que as resoluções sejam publicadas, eles terão já o cadastro confirmado, facilitando o acesso à vacina.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 25/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Várzea Alegre segue vacinação de grupos com comorbidades

Está em desenvolvimento a terceira fase da vacinação contra a Covid-19 em Várzea Alegre, atendendo paciente portadores de comorbidades. O secretário de Saúde, Ivo Leal, profissionais de saúde e paciente falam sobre a vacinação. Confira na reportagem de Larissa Maria, que acompanhou a vacinação nesta terça-feira, dia 25 de maio. (Acesse o áudio).

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1055383021&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-186210506" title="Governo de Várzea Alegre" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Governo de Várzea Alegre</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-186210506/varzea-alegre-segue-vacinacao" title="Várzea Alegre segue vacinação de grupos com comorbidades." target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Várzea Alegre segue vacinação de grupos com comorbidades.</a></div>

#Saúde 21/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre avança com terceira fase de vacinação contra a Covid-19 a partir de segunda

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, após reunião realizada nesta manhã de sexta-feira, 21 de maio, com a equipe da pasta que atua no enfrentamento à Covid-19 e na coordenação e aplicação de vacinas contra a doença, definiu os próximos portadores de comorbidades a serem vacinados na terceira fase de vacinação, a partir de segunda-feira, 23 de maio.

A vacinação será para as pessoas em tratamento oncológico ou que fizeram tratamento de câncer nos últimos seis meses, pessoas com HIV e pessoas transplantadas, seja de órgãos sólidos ou de medula óssea.

Esses três grupos foram escolhidos levando em consideração várias recomendações da saúde, podendo se exemplificar com os pacientes oncológicos que estão em constante trânsito, seja para Fortaleza ou para cidades da região metropolitana do Cariri.

Com relação aos pacientes vivendo com HIV, eles são acompanhados pela Secretaria e serão mantidos sob o sigilo à que têm direito. Caso esse portador de HIV faça tratamento em outro município, deve procurar a Coordenação da Vigilância Epidemiológica para fazer o agendamento da vacina.

Ivo Leal destacou que está disponível na Secretaria de Saúde o modelo do laudo que o paciente deve pegar para que o médico assine, confirmando a comorbidade do paciente.

A terceira fase da vacinação da Covid-19 começou na segunda-feira,17, com os portadores de síndrome de down e pessoas em tratamento renal/hemodiálise.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito afirma que o Governo Municipal tem dado celeridade à vacinação contra a Covid

Ao participar do início da terceira fase de vacinação contra Covid-19, nesta terça-feira, 18 de maio, na APAE, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que o Governo Municipal, por meio a Secretaria de Saúde, tem procurado acelerar a vacinação para proteger vidas. "Hoje pela manhã a gente esteve na APAE, juntamente com a nossa equipe da Secretaria de Saúde para iniciar a terceira etapa da imunização contra o coronavírus. Várzea Alegre tem sido destaque na região e no Estado pela eficiência na vacinação e a gente tem procurado dar celeridade sempre que recebemos as vacinas, porque assim a gente protege e salva vidas, pois, quanto antes as pessoas receberem a sua vacina, mais cedo elas estarão protegidas contra a pandemia", disse.

A vacinação para a terceira fase, que contempla os grupos portadores de comorbidades, teve início com pessoas com Síndrome de Down e pacientes de hemodiálise, segundo informou o secretário de Saúde, Ivo Leal.

O imunizante aplicado é a vacina da AstraZeneca/Oxford que tem prazo de três meses para aplicação da segunda dose. O Prefeito disse que essa segunda dose para este grupo está garantida e que espera avançar com a vacinação. "A gente vai, se Deus quiser, dar celeridade sempre. Com rapidez e eficiência, buscaremos equilíbrio para vacinar. Toda vacina que chegue a Várzea Alegre será aplicada o mais rápido possível", afirmou Zé Helder.

Nesta terceira fase serão vacinados as gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras; Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na segunda convocação se encaixam as pessoas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos e pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

A Sesa definiu a ordem de prioridades para as pessoas com comorbidades, ficando a seguinte sequência: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.

Vacinação de Idoso acima a partir dos 60 anos

Ivo Leal destacou que mais de 90% dos idosos acima de 60 anos já tomaram as duas doses o que habilita Várzea Alegre e iniciar a terceira fase da vacinação contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Várzea Alegre inicia 3ª fase da vacinação atendendo pessoas com down e que fazem hemodiálise

Começou nesta terça-feira, 18 de maio de 2021, a terceira fase da vacinação contra a Covid-19 em Várzea Alegre. Com reservas de vacinas das AstraZeneca/Oxford, o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, informou a vacinação para os grupos com comorbidades inicia atendendo as pessoas com Síndrome de Down e os pacientes que realizam hemodiálise. "A gente inicia a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, obedecendo assim ao Plano de Operacionalização da Vacina. É importante ressaltar que as doses dessa terceira fase o Estado ainda não enviou para os municípios e estamos aguardando para que possamos atender o público-alvo dessa fase, porém, nós temos uma reserva de vacina AstraZeneca e aí vai ser suficiente para a gente iniciar. Analisado o público prioritário a gente optou por iniciar pela população com Síndrome de Down e também pacientes que realizam tratamento de hemodiálise", disse.

Os dois grupos, segundo Ivo Leal, e representa uma parcela pequena da população enquadrada na terceira fase da vacinação e logo que cheguem as vacinas, a vacinação será ampliada dentro do grupo.

Nesta terceira fase serão vacinados as gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras; Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na segunda convocação se encaixam as pessoas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos e pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

A Sesa definiu a ordem de prioridades para as pessoas com comorbidades, ficando a seguinte sequência: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.

Vacinação de Idoso acima a partir dos 60 anos

Ivo Leal destacou que mais de 90% dos idosos acima de 60 anos já tomaram as duas doses o que habilita Várzea Alegre e iniciar a terceira fase da vacinação contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Tiago Silva

#Saúde 11/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Vacinação de Idosos é retomada e terceira fase de vacinação deve começar na próxima semana

O prefeito Zé Helder (MDB), informou na tarde desta segunda-feira, 10 de maio, direto de Fortaleza, onde cumpre agenda de trabalho, que Várzea Alegre recebeu, na regional de Saúde do Crato, 2.460 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford e deve imunizar todo o público acima de 60 anos com a segunda dose, completando o ciclo de imunização.

As 2.460 doses recebidas nesta segunda, somadas às já recebidas na cidade, completa 4.567 doses, segundo o prefeito, suficientes para aplicar a segunda dose, corrigindo o atraso na imunização desse grupo de idosos acima de 60 anos de idade.

Nesta terça-feira, 11 de maio, o secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, informou a retomada da vacinação dos idosos em sistema de Drive-thru.

Na cidade, todos as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e na zona rural, os vacinadores estão indo às comunidades aplicar as vacinas. "A quantidade recebida é suficiente para vacinar toda a população acima de 60 anos que está aguardando a segunda dose. Então você que tem mais de 60 anos, que tomou a AstraZeneca ou a CoronaVac, a partir de hoje nós vamos realizar em sistema drive-thru essa vacinação. Na área urbana vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde e na área rural as equipes estão de sítio em sítio garantindo também que essa vacinação aconteça o mais rápido possível", disse Ivo Leal.

De acordo com Ivo Leal, a previsão é concluir até sábado, dia 15, a aplicação da segunda dose da vacina para os idosos acima de 60 anos. Ele disse que essa cobertura só está sendo possível graças ao empenho do Governo do Ceará e do município que acionaram o Ministério da Saúde via ação civil pública para garantir as vacinas.

Terceira fase

Ivo Leal informou que a terceira fase da vacinação contra a Covi-19 deve começar na próxima semana para os grupos em condições crônicas. Os critérios dessa fase de vacinação, segundo Ivo Leal, foram definidos com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e deve contemplar pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave. Grávidas e puérperas também vão ser contempladas com a vacinação nesta etapa.

Neste faseamento, primeiro serão convocados, as gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com síndrome de down que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos; Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na comissão; Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras; Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na segunda convocação se encaixam as pessoas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos e pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

A Sesa definiu a ordem de prioridades para as pessoas com comorbidades, ficando a seguinte sequência: Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC > 40; Doença Neurológica; Pneumopatia; Doença Renal Crônica; e Imunodeficiência.

Documentação

O contemplados com a terceira fase para se vacinarem contra a Covid-19 terão que apresentar, no ato da convocação, documentos comprobatórios, além de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Aqueles que possuem comorbidades e deficiência permanente devem apresentar, de forma impressa, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a aplicação da vacina, com validade de até um ano. Com relação às gestantes, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal. Já no caso das puérperas (45 dias após o parto), será necessário apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marcos Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com drive-thru Várzea Alegre acelera vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, com o primeiro dia da segunda fase de vacinação contra a Covid-19, em sistema de drive-thru, nesta segunda-feira, 29 de março, informou que foram vacinados 1.700 idosos, na faixa etária de 70 a 74 anos.

A previsão do secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, é que até a primeira quinzena de abril, todo o público da segunda fase, que enquadra idosos de 60 a 74 anos, seja vacinado. Essa segunda fase de vacinação foi dividida em três grupos, começando com os idosos de 70 a 74 anos, depois os de 65 a 69 anos e por último os de 60 a 64 anos.

Com a vacinação desta segunda-feira, já foram aplicadas 5.421 das 6.646 vacinas recebidas, o que representa 81,57% do total de vacinas recebidas por Várzea Alegre por meio do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Ivo explicou que a organização de saúde divide Várzea Alegre em 15 territórios e cada área dessas tem uma equipe de vacinadores, sendo 5 nos distritos e 10 na cidade. "Todas essas equipes hoje se dedicaram à vacinação dos idosos contra Covid. Foi um momento muito importante. Nós conseguimos atender no dia de hoje 1.700 idosos, levando a primeira dose da vacina. A gente fica muito satisfeito com a dedicação, com compromisso e a responsabilidade de todos os profissionais de saúde que se engajam nessa luta", comentou ele.

Ivo tem mostrado otimismo com a quantidade de vacinas que chega ao município, o que permite realizar uma vacinação continuado e num ritmo mais acelerado.

Ele explicou que nesta segunda fase, algumas equipes podem avançar com a vacinação à medida em que forem concluídas a cobertura dos subgrupos enquadrados entre 60 e 74 anos.

O prefeito Zé Helder (MDB), destacou que acelerar a vacinação é uma estratégia que prova a eficiência do trabalho da equipe de saúde do município e sinaliza que com a ampliação da cobertura vacinal, logo essa pandemia poderá estar controlada. Ele voltou a parabenizar os profissionais de saúde pela dedicação na vacinação.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Gestão 28/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Várzea Alegre avança para 2ª fase e inicia vacinação de idosos entre 60 e 74 anos em Drive-Thru

A partir desta segunda-feira, 29 de março, a vacinação contra Covid-19 em Várzea Alegre avança para a segunda fase, atendendo o público de 60 a 74 anos e em sistema de drive-thru.

Essa informação foi confirmada pelo prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), em live pelo Facebook, com as presenças de Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde e de Fábia Moreno - Coordenadora da Rede de Frios e da vacinação neste município.

De acordo com Ivo, 97% dos idosos de 75 anos e acima dessa idade já receberam a primeira dose da vacina, o que, de acordo com normas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, permite ao município avançar de fase.

Essa segunda fase atenderá inicialmente idosos com idades entre 70 e 74 anos, na sequência, os idosos de 65 a 69 anos e após o que estão na faixa etária de 60 a 64 anos.

A novidade para esta segunda fase da vacinação é o sistema de drive-thru. Na cidade e na zona rural as UBSs - Unidades Básicas de Saúde e pontos de apoio, como escolas e capelas, serão utilizados para a vacinação. Os idosos que não conseguirem ir a esses pontos, a vacinação será feita nos domicílios deles.

Zé Helder destacou a luta contra a Covid-19, os esforços feito pelo Governo Municipal e especialmente pela equipe de vacinadores que se desloca a locais de difícil acesso para levar a vacina e a esperança para os idosos, num trabalho de compromisso com a vida.

O Prefeito avaliou que nos últimos dias foi possível constatar queda nas internações por Covid-19 no Hospital São Raimundo Nonato, diminuição de transferências de pacientes para unidades de saúde da região e aumento da vacinação que já cobre cerca de 8% da população.

Ivo Leal enfatizou que Várzea Alegre está entre os municípios cearenses que mais vacina, testa e monitora a população em relação à Covid-19 e que com a vacina a luta contra a doença continua e mais forte. Ele elogiou e agradeceu as equipes de saúde pela dedicação e desempenho na vacinação da população.

Ivo também destacou que está satisfeito com a chegada das vacinas que tem sido mais frequente, o que permite um serviço continuado. Ele disse que nesta segunda-feira, 29 de março, um novo lote de vacinas deve chegar.

Fábia Moreno falou sobre a cobertura vacinal, destacando o agendamento e o funcionamento das UBSs - Unidades Básicas de Saúde e pontos de apoio na zona rural para atendimento em drive-thru a partir desta segunda-feira, explicando que a estrutura está preparada para vacinar.

CRONOGRAMA DRIVE-THRU DE VACINAÇÃO:

Para evitar aglomeração e tempo de espera em fila o sistema de vacinação em Drive-Thru foi dividido por microáreas. O agendamento é feito pelos ACSs - Agente Comunitário de Saúde, com conforto e segurança para os idosos e familiares. Inicialmente a meta é a vacinação de idosos na faixa de idade entre 70 e 74 anos.

PSF / LOCAL / SEGUNDA / TERÇA / QUARTA / QUINTA

CAIS / EEF FIGUEIREDO / TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

JUREMAL / POSTO DE SAÚDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

VARJOTA / POSTO DE SAÚDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

PATOS / POSTO DE SAÚDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE /MANHÃ E TARDE;

PRAÇA S. ANTÔNIO / POSTO DE SAÚDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

RIACHINHO / POSTO DE SAÚDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

QUATRO BOCAS / MARÇONARIA / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE / MANHÃ E TARDE;

SANHAROL / POSTO DE SAÚDE E PONTOS DE APOIO / MANHÃ E TARDE - POSTO DE SAÚDE / MANHÃ - SÃO VICENTE / TARDE - CACHOEIRA / MANHÃ E TARDE - POSTO SAÚDE / MANHÃ - SÃO VICENTE / TARDE - CACHOEIRA.

PSF / LOCAL / SEGUNDA / TERÇA / QUARTA / QUINTA

RIACHO VERDE / POSTO E PONTOS DE APOIO / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H;

NARANIU / POSTO E PONTOS DE APOIO / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H;

CANINDEZINHO / POSTO E PONTOS DE APOIO / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H;

CALABAÇA / POSTO E PONTOS DE APOIO / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H;

IBICATU / POSTO E PONTOS DE APOIO / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H / 08H ÀS 13H.

Observação: Os pontos de apoio de cada localidade, são informados a cada idoso e familiares de suas respectivas áreas, pelos ACS.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 18/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeito Zé Helder lança ações de apoio às famílias em vulnerabilidade social

A pressão que a Covid-19 causa à saúde, também afeta a economia das famílias. Essa pressão é sentida ainda mais nas famílias de baixa renda e em condições de vulnerabilidade social.

Para apoiar essas famílias, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), reuniu a equipe do Governo Municipal para planejar medidas emergenciais nesta quarta-feira, 17 de março de 2021.

Após a reunião, o prefeito anunciou pelo menos três ações de apoio às famílias, sendo o pagamento de um amparo financeiro de R$ 100,00 por família para 500 famílias, distribuição de 1000 kits alimentação (cestas básicas), cada kit composto ao custo de cerca de R$ 70,00, e pagamento de um benefício de R$ 150,00 para cada um dos cerda de 200 auxiliares de serviços gerais que recebem meio salário mínimo por mês.

As três ações amparam financeiramente e com alimentos mais de 1700 famílias durante dois meses, previstos para abril e maio, a um custo de cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Zé Helder explicou que tem procurado todas as alternativas para que os efeitos da pandemia sejam o menos impactante possível na população, mas que está cada vez mais difícil lidar com a situação.

Ele avalia que na primeira onda houve várias ações do governo na saúde e na economia e que esperava que 2021 fosse um ano de enfraquecimento da Covid-19 e de recuperação da saúde e das atividades econômicas, mas a segunda onda veio mais forte e perigosa quando o vírus vem com variantes e ataca jovens, idosos e crianças. Também as pessoas acometidas, principalmente os mais jovens, têm passado mais tempo de recuperação nos hospitais.

Ele destaca que o Governo Municipal vem fazendo esforços, mas que apenas essas ações não vão resolver o problema, por isso torce para que a vacinação seja mais acelerada. "Só com a imunização das pessoas, teremos mais tranquilidade para o trabalho e para a recuperação da economia", disse.

O prefeito garante que estará junto com a população em todos os momentos e torce pelo fim da pandemia. "Essa é uma travessia difícil, de medidas amargas, mas cremos em Deus que venceremos. Quero garantir ao povo de Várzea Alegre, que estaremos lado a lado até o fim dessa batalha", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 15/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Em reunião com o prefeito comerciantes cobram abertura do comércio e mais rigor na fiscalização

Os efeitos da Covid-19 são sentidos em todos os setores. Na economia tem fragilizado as atividades comerciais consideradas não essenciais. Para discutir esse assunto, atendendo convite da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, presidida por Mazé Cavalcante, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), se reuniu na tarde desta segunda-feira, 15 de março de 2021, de forma virtual, com os comerciantes associados à entidade.

As reclamações dos empresários varzealegrenses se tornaram mais intensas após o último decreto do Governo do Ceará, que estabeleceu lockdown em todo o estado como regra para frear o crescimento de casos de Covid-19.

Na avalição dos comerciantes que usaram a palavra, o comércio de Várzea Alegre, esse considerado não essencial e que tem as portas fechadas em virtude do decreto, não pode ser considerado vilão e motivo do crescimento dos casos de Covid-19, especialmente porque segue as regras de higienização e de distanciamento e que a movimentação tem caído por causa da crise na economia.

A presidente da CDL, Mazé Cavalcante, disse que foi um momento de ouvir os sócios da CDL, que expressaram suas justas reivindicações e preocupações com suas atividades. Alguns inclusive já tiveram que dispensar colaboradores. Demonstraram preocupação com os compromissos, deram sugestões e cobram intensificação da fiscalização. Ela destacou que o prefeito foi solidário às causas da categoria.

Zé Helder explicou que as medidas adotadas e mais rígidas são em razão do aumento de casos no Ceará, que a região está com suas condições de atendimento comprometidas com lotação de UTIs para Covid-19 e fila de espera. Ele disse que contribuirá com os comerciantes no que for possível.

O Prefeito destacou ainda que esperava que a decisão do governador, Camilo Santana, com esse decreto viesse mais rígida, porém não foi proibido o trânsito intermunicipal, por exemplo, e alguns setores, como indústria ficaram de fora, podendo funcionar.

Ele lamentou a situação e destacou que suas iniciativas na gestão municipal foram sempre de fortalecer a economia da cidade, buscando atrair empresas, indústrias que gerem emprego e está articulando a implantação de novas empresas na cidade. Porém, sua compreensão é que há necessidade de mais esse esforço de todos neste momento que já falta condições de atendimento para pacientes com a doença na região e as vacinas estão chegando aos poucos.

Ele disse que estará junto aos empresários para recuperar a economia, mas que também todos devem estar juntos das pessoas e das famílias que precisam de atendimento.

Entre as principais reivindicações dos comerciantes de Várzea Alegre estão:

- Mais fiscalizações durante e após o lockdown;

- Proibir vendas de bebidas alcoólicas, inclusive nas distribuidoras;

- Punição para lojistas que descumprirem as regras durante e depois do fechamento das empresas;

- Fazer lockdown geral, deixando apenas mercantis, farmácias e alimentação como delivery;

- Pressionar mais o Governo Estadual pela reabertura do comércio;

- Cobrar do Governo do Estado os leitos para Covid-19 que fecharam e que não deveriam ter sido fechados.

A reunião foi ampla, com a participação de cerca de 40 empresários varzealegrenses, com as presenças do prefeito Zé Hélder, de Dr. Fabrício Rolim - vice-prefeito; Alan Silviano - presidente da Câmara de Vereadores; Ivo Leal - Secretário de Saúde; Dr. Batista Júnior - Controlador Geral do Município; Dra. Ellen Costa - Procuradora Geral do Município; Ieda Máximo - Gabinete do Prefeito; e Mazé Cavalcante - presidente da CDL.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 15/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Secretaria de Saúde quer vacinar os Idosos e profissionais de saúde até 30 de março

O Governo de Várzea Alegre, com a Secretaria Municipal de Saúde, segue acelerando a vacinação contra a Covid-19.

Segundo informou o secretário de Saúde, Ivo Leal, até sábado, 13 de março, foram vacinadas 1722 pessoas dos grupos prioritários, em atendimento à metodologia de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará - SESA.

Entre os grupos prioritários está os profissionais de saúde da rede pública e privada. Na semana passada a vacinação se estendeu aos profissionais que trabalham em clínicas, consultórios e farmácias nos serviços burocráticos e de apoio, como recepcionistas, por exemplo. Para tomar a vacina, esses profissionais ou estão registrados nos órgãos de classe ou apresentaram documento comprovando o trabalho na área da saúde.

Somando os profissionais da rede pública e privada, foram vacinados até sábado, 713 trabalhadores da saúde. Eles estão sendo vacinados com a CoronaVac e já tem a garantia da segunda dose do imunizante. Dos profissionais de saúde, 482 já receberam a segunda dose da vacina.

As doses que sobraram da CoronaVac, segundo Ivo Leal, serão ministradas para o público de idosos acima de 75 anos de idade a partir da próxima semana. O público de 85 a 89 anos praticamente já foi vacinado, faltando poucas pessoas que ainda não receberam a vacina. Agora o público a ser vacinado é de 80 a 84 anos. Toda a população de idosos acima de 80 anos deverá ser vacinada esta semana, segundo Ivo Leal. A primeira fase da vacinação será concluída com a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde. A previsão é fechar esse ciclo até 30 de março.

Os idosos são vacinados com a vacina Oxford/AstraZeneca, mas a partir deste momento, as vacinas restantes da CoronaVac serão direcionadas para esse grupo prioritário.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 13/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Várzea Alegre adota regras rígidas contra a Covid-19 recomendadas pelo Estado

Várzea Alegre segue decreto estadual e adota lockdown a partir da 00h00 deste sábado, 13. A informação foi confirmada pelo prefeito Zé Helder (MDB), após uma série de reuniões, sendo um desses encontros na tarde desta sexta-feira, 12 de março de 2021, com prefeitos de municípios da macrorregião do Cariri. As regras mais rígidas perduram até 21 de março.

Zé Helder informou ainda que, após a reunião com os prefeitos, reuniu a equipe de governo e representantes de setores da sociedade para comunicar a decisão. Também houve reunião com equipes da Polícia Militar, Demutran, Vigilância Sanitária e Bombeiro Civis que se dividirão na fiscalização do cumprimento do decreto. "É importante destacar que estamos acompanhando o Decreto Estadual. Entendemos sim todas as dificuldades para mais um período de regras mais rígidas, porém, o Governo do Estado cobra essa postura dos municípios diante de um quadro de sufocamento do sistema de saúde, orientando que, caso não paremos por mais esse momento e agora, poderemos agravar ainda mais a situação para a Covid-19", disse.

Com relação ao funcionamento de academias e igrejas, que estão com projetos que consideram esses setores como essenciais, o Prefeito informou que sancionará as leis, mas que as regras vigentes são as estabelecidas pelo decreto estadual.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, explicou que serão reforçadas as ações educativas no sentindo de conscientizar a população sobre as medidas de proteção, bem como aos donos de estabelecimentos comerciais no cumprimento dos decretos e orientações das autoridades sanitárias em relação à segurança do cliente e contar com o apoio dos bombeiros e reforço policial nas fiscalizações com vistas a evitar aglomerações.

Além do prefeito, participaram da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores - Alan Salviano (MDB), o Comandante Polícia Militar - Capitão Joseliano Oliveira, a Presidente da CDL - Mazé Cavalcante, o Secretário Saúde - Ivo Leal, a Subsecretária de Saúde - Maria Angelita, o Controlador Geral do Município - Dr. Batista Júnior, o Subsecretário de Cultura - Francisco Evanildo, Junior Salviano, Aroudo Duarte, Gean Sousa, Maria Valdilene - da Vigilância Sanitária, Marias das Dores e Samir Lima - Bombeiros Civis.

Pelo Decreto não podem funcionar

- Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, permitido exclusivamente o funcionamento por serviço de entrega, inclusive por aplicativo;

- Templos, igrejas e demais instituições religiosas, salvo nas condições do § 8º, deste artigo; [§ 8º Às instituições religiosas será permitido o atendimento individual para fins de assistência a fiéis, devendo as celebrações acontecerem sempre de forma virtual, sem presença de público, ficando a equipe responsável ressalvada do disposto no § 1º, do art. 8º, deste Decreto]

- Museus, cinemas e outros equipamentos culturais, público e privado;

- Academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares;

- Lojas ou estabelecimentos do comércio ou que prestem serviços de natureza privada;

- Shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos;

- Estabelecimentos de ensino para atividades presenciais, salvo em relação a atividades cujo ensino remoto seja inviável, quais sejam:

- Treinamento para profissionais da saúde, aulas práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, e atividades de berçário e da educação infantil para crianças de zero a 3 (três) anos;

- Feiras e exposições.

Também são vedadas/interrompidos durante o isolamento social rígido:

- O funcionamento de barracas de praia, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas;

- A realização de festas ou eventos de qualquer natureza, em ambiente aberto ou fechado, público ou privado;

- A prática de atividades físicas individuais ou coletivas em espaços público ou privados abertos ao público, salvo quanto aos jogos profissionais de campeonatos de futebol de âmbito regional e nacional, desde que fechados ao público e atendidos os protocolos sanitários previamente estabelecidos.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 10/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeito Zé Helder, em reunião, avalia condições da pandemia no município

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), comandou nesta manhã de quarta-feira, 10, mais uma reunião virtual com vistas à adoção de medidas para tentar barrar o crescimento do contágio da Covid-19 no município.

O Governo do Estado do Ceará, por meio do governador Camilo Santana (PT) e do secretário de Saúde, Dr. Carlos Roberto (Dr. Cabeto), cobram dos municípios adesão ao lockdown como medida mais rígida para frear a doença.

Na tarde de ontem, em reunião ampliada, com a participação de mais de 30 municípios da macrorregião do Cariri, a maioria dos municípios optou por adiar até sexta-feira, 12, posicionamento sobre adesão ou não ao lockdown. Segundo Zé Helder, essa decisão foi tomada para que os municípios avaliem os números da doença, mas também cobrem apoio do Governo do Ceará, para que, em caso de lockdown, haja condições de fiscalização do cumprimento do decreto.

Nas cidades menores, caso de Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, por exemplo, o efetivo policial é pequeno para atender as ocorrências do dia a dia e fiscalizar o cumprimento dos decretos.

Na avaliação dos participantes da reunião, em toda a pandemia, nunca a situação esteve tão grave e diante da realidade novas medidas, ainda mais restritivas, precisam ser tomadas como um Lockdown.

Zé Helder disse que a reunião desta quarta foi para buscar entendimento e ideias que serão levadas à reunião com os prefeitos da região na sexta. Os participantes sugeriram intensificação da fiscalização, utilização de equipes da Vigilância Sanitária, Demutran, polícias e regras claras para que todos entendam que o momento de enfretamento à Covid-19 é um dos mais difíceis desde o surgimento da doença em 2020.

Para enfatizar a grave realidade, o prefeito informou que nesta quarta-feira, Várzea Alegre possui dois pacientes que precisam ser transferidos para UTI, no entanto não há leitos disponíveis na rede de saúde da região.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, alertou que não tem leito para atendimento em UTI nem mesmo pagando. "Mesmo se quisesse pagar particular não encontraríamos UTI na região" - reforçou o secretário de Saúde.

Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura, com a secretaria de Saúde e área de comunicação do Governo Municipal, deve iniciar campanha de conscientização da população, alertando sobre a realidade da região sem condições de atendimento de pacientes com Covid-19, orientando medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social.

Participaram da reunião o Prefeito Municipal - Zé Helder; o Presidente da Câmara de Vereadores - Alan Salviano; os vereadores - Otoniel Júnior e Valdilene Bitu; o Comandante da PM Várzea Alegre - Capitão Joseliano Oliveira; a Presidente da CDL Várzea Alegre - Maria José Cavalcante; o Secretário de Saúde - Ivo Leal; a Procuradora Geral - Ellen Costa; o Secretário de Administração e Planejamento - Emanuel Máximo; a Secretária de Assistência Social - Syene Cavalcante; o Secretário de Infraestrutura - Elonmarcos Cândido; o Secretário de Finanças - Antônio Gregório; o Secretário de Meio Ambiente - J. Marcilio; a Secretária de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer - Antônia Pereira; o Controlador Geral - Dr. Batista Junior; e o Subsecretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico - Cícero Izidório.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 09/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeitos orientam regras e alertam que se números não caírem poderão adotar lockdown na sexta

Após realização de reunião com a participação de mais de 30 representantes de municípios da macrorregião do Cariri, nesta tarde de terça-feira, 09, para avaliar que medidas tomar para conter o avanço da Covid-19, diante das recomendações, por decreto do Governo do Estado do Ceará, para que os municípios em situação de nível grave e gravíssimo para a doença adotem lockdown, a exemplo de Fortaleza, os gestores chegaram à conclusão de que vão esperar a reação dos números da Covid até sexta-feira, dia 12 de março, para decidirem se aderem ou não ao lockdown. "Ficou decidido na reunião, que até sexta-feira nós observaremos os números e faremos uma reunião na sexta-feira, para dentro dos números, analisarmos se vai ser necessário ou não a gente implantar esse lockdown", afirmou o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB).

Zé Helder disse que a região conta com mais de 40 municípios que concentram atendimento de UTI nas cidades de Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e que os leitos das unidades de saúde estão lotados de pacientes Covid-19. "A preocupação de todos nós é exatamente porque os leitos da macrorregião, que estão localizados em Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro, Barbalha e Brejo Santo estão completamente lotados. A gente sabe agonia de uma família quando precisa de internar um paciente em leito de UTI e não tem. Então é essa a nossa realidade", disse.

Zé Helder alertou que há uma preocupação também com a nova variante do novo coronavírus em circulação que é mais contagiosa, com maior poder de infecção e de letalidade, inclusive vitimando jovens e até crianças.

Para o prefeito é importante que a população continue usando máscara e tomando medidas de distanciamento social. "É importante que a população esteja cada vez mais consciente da necessidade de praticarmos o isolamento social, de diminuir qualquer tipo de aglomeração, de evitarmos viajar para a região, de sair hoje da nossa cidade para outra cidade vizinha. A população deve continuar com a higienização correta das mãos e o uso de máscara que é fundamental, é obrigatório", falou.

Ele orientou ainda que sigam o que determina o decreto do dia 26 de fevereiro, fechando o comércio não essencial mais cedo, desocupando os espaços públicos a partir das 17h, cumprindo o toque de recolher entre 20h e 05h do dia seguinte. "A gente precisa da compreensão da população, caso não tenha, a gente vai ter que enfrentar, provavelmente, um lockdown. Também, com certeza, se não tivermos cautela, podemos perder mais vidas", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Larissa Maria

#Saúde 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Oferta de oxigênio em Várzea Alegre está controlada. Lockdown será debatido

Para tratar sobre a oferta de oxigênio aos municípios com vistas a entender a realidade de cada localidade e evitar o agravamento das condições de atendimento a paciente vítimas graves da Covid-19, o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Procuradoria Geral do Ceará e a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), realizou nesta segunda-feira, 08, reunião.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que conversou com a direção do Hospital São Raimundo e com o secretário de Saúde Ivo Leal, que informaram que a situação de Várzea Alegre, com relação a oferta de oxigênio, até o momento, está controlada.

Mesmo com essa informação, o prefeito disse que que tomará providências para garantir reservas de oxigênio que assegure as condições de atendimento sem pressão. "A gente vai tomar as providências no sentido de fazer uma licitação para deixar, legalizado uma possível aquisição em maior demanda para não colocar em risco essa possível falta de oxigênio dentro da Secretaria e do hospital", disse.

A preocupação manifestada pelos prefeitos que participaram da reunião é que os fabricantes não consigam dar conta da demanda e isso configure colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio.

Pelo levantamento da Aprece, 74 (40,22%) municípios estão em situação crítica; 67 (36,41%), em condição normal, mas no limite; 10 (5,43%), em colapso; e 22 (11,96%), em outras situações. O estudo foi feito com a participação de 173 dos 184 municípios cearenses.

Manter os cuidados

Zé Helder voltou a alertar a população sobre a importância de manter os cuidados de higiene, especialmente das mãos, do distanciamento social e o cumprimento do Decreto do Governo do Ceará.

Os cuidados, segundo o prefeito, agora são ainda mais importantes, porque a variante do vírus é mais contagiosa e tem acometido jovens e crianças.

Várzea Alegre não aderiu ao lockdown que o Governo do Ceará aplicou por decreto em Fortaleza e recomendou aos municípios em condições graves para a doença. O prefeito destacou que no município vigora o decreto do dia 26 de fevereiro, que entre outras regras, determina o uso de máscara, toque de recolher entre 20h e 05h da manhã do dia seguinte, desocupação dos espaços públicos, fechamento do comércio não essencial às 17h e cobra o distanciamento social.

Lockdown

Zé Helder participou na tarde de segunda-feira de reunião com os prefeitos das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo, que são cidades com condições de atendimento de UTI para pacientes com Covid-19.

Segundo Zé Helder, essas cidades já estão no limite de suas capacidades de atendimento e os gestores estão preocupados com o colapso da saúde.

Zé Helder disse ainda que não foi decretado lockdown, mas que essa possibilidade não é descartada, que haverá nesta terça, às 15h, uma nova reunião com mais municípios quando essa alternativa será o centro da discussão.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Larissa Maria

#Gestão 04/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Várzea Alegre, Cedro e Lavras da Mangabeira não terão lockdown

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), passou o dia de quinta-feira, 04, em constantes reuniões com entidades como APRECE e com outros prefeitos da região para decidir sobre medidas para conter o avanço da Covid-19, após a publicação pelo Governo do Ceará, de um novo decreto estabelecendo lockdown para Fortaleza e recomendando aos municípios em situação grave ou gravíssima para a doença que sigam o decreto.

Como se trata de uma recomendação, ficou aberta aos municípios a condição de avaliarem suas próprias situações de fiscalização e sanitárias no enfrentamento à doença.

Segundo informou o prefeito Zé Helder, na reunião virtual, na tarde desta quinta, ficou definido que Várzea Alegre, Cedro e Lavras da Mangabeira, não aderirão ao lockdown proposto pelo governador e que seguirão o decreto de 26 de fevereiro, com regras consideradas bastante rígidas, entre estas, o toque de recolher entre 20h às 05h da manhã do dia seguinte, fechamento do comércio não essencial às 17h, desocupação dos espaços públicos às 17h, entre outras.

Noutro ponto, o prefeito Zé Helder argumenta que não há condições operacionais para fiscalizar o cumprimento do atual decreto do governador.

O prefeito pediu a colaboração da população para seguir com as medidas de higiene, uso de máscara, distanciamento social e ao toque de recolher para evitar que mais pessoas se contaminem, sufocando ainda mais o sistema de saúde e obrigando os municípios a tomarem medidas mais duras como o lockdown. "É bem verdade que o índice de contágio aumentou, as mortes também aumentaram e é preciso a gente ter muito cuidado nesse momento, porque, caso com esse decreto que nós iremos atuar a partir de agora, se a gente não conseguir conter esse avanço da pandemia, teremos sim que adotar o lockdown", disse.

Além de Zé Helder, participaram da reunião o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM), o prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico (PDT), o prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo da Madeireira (PSD), o comandante da 3ª Cia do 10º BPM capitão Joseliano Oliveira, a presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre, Mazé Cavalcante, os secretários municipais de Saúde Ivo Leal (Várzea Alegre) e Antônia Norma (Cedro), Klecio Fiuza - diretor do Demutran, Dra. Ellen Costa - Procuradora Geral do Município e Dr. Batista Jr - Controlador Geral do Município.

Para o secretário de Saúde, Ivo Leal, as medidas preventivas e protetivas são a melhor arma contra o vírus. "É importante destacar que todas as medidas preventivas e protetivas são ainda a melhor arma para conter o avanço do vírus aqui no município", destacou.

Ele alertou que não há vagas de UTI Covid-19 na região do Cariri e por isso é preciso que a população ajude, colaborando com essas ações que evitam o contágio. "Não há vagas para atender a população na região do Cariri. Tá lotado. Então, não vamos correr o risco de precisar e não ter como enviar. A melhor maneira ainda de conter o avanço desse vírus é a prevenção e a proteção é as vacinas que estão chegando e aos poucos a gente vai imunizando", comentou ele.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Batista Júnior

#Gestão 03/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeito Zé Helder assina protocolo para integrar Consórcio da FNP

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), assinou na manhã desta quarta-feira, 03, em seu gabinete, na Prefeitura, Protocolo de Intenções de Adesão ao Consórcio Público que está em criação pela FNP - Frente Nacional de Prefeitos.

O principal objetivo de consórcio é legitimar a aquisição de vacinas para enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Segundo o prefeito Zé Helder, a aquisição via consórcio será possível, caso a União não cumpra com as metas determinadas no Plano Nacional de Imunização. "Faremos tudo na tentativa de minimizar todos os efeitos do Coronavírus", disse.

Zé Helder destacou que essa é uma alternativa e não significa que ao entrar no consórcio o município possa comprar vacinas neste mês ou no próximo. Segundo Helder, a burocracia é grande e toda vacina adquirida no Brasil, deve ser repassada ao Ministério da Saúde.

Ele falou ainda que cabe aos municípios a vacinação. A aquisição e distribuição está com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Segundo o Prefeito, a preocupação é que, falhando o Plano Nacional de Vacinação, os municípios e os estados estejam amparados legalmente para comprar vacinas.

Ele lamentou que a União não se planejou para comprar vacina e disse que por essa razão, países com menos condições do que o Brasil, estão com melhor índice de vacinação contra a doença.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Gestão 01/03/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Vice-Presidente da Aprece, Zé Helder participa de reunião da FNP sobre compra de vacina

Formar um consórcio nacional de municípios para comprar vacina contra a Covid-19. Essa ideia foi debatida em reunião online na tarde desta segunda-feira, 1 de março, da Frente Nacional de Prefeito - FNP, com a participação da Associação dos Municípios do Estado do Ceará - Aprece, representada pelo seu presidente Junior Castro - prefeito de Chorozinho e pelo vice-presidente e prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB).

Esse consórcio daria aos prefeitos e prefeitas do Brasil condições legitimas para aquisição de vacinas o que compensaria uma possível falha do Governo Federal com a compra e distribuição de vacinas por meio do PNI - Plano Nacional de Imunização.

Para integrar o consórcio, os prefeitos devem assinar um protocolo de intenções, disponível na página FNP e contar com a Câmara de Vereadores para aprovar uma lei autorizando o município e seguir com plano de aquisição de vacina de forma direta.

A Aprece, segundo Zé Helder, acompanha esse momento de debate sobre aquisição de vacinas por parte de governos estaduais e prefeitura para colaborar na formação de uma ideia que seja justa e correta, garantindo a população acesso mais rápido aos imunizantes.

Mais do que debater a ideia, a Aprece entra no assunto para orientar os gestores municipais do Ceará e orientação nesse momento é para que haja cautela, analisando todas as condições, desde financeiras aos processos burocráticos.

Segundo a FNP, há município que já estão em tratativas com fabricantes de vacinas e o consórcio deve ser constituído ainda no mês de março, o que daria amparo maior a essas negociações.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 19/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeitos se reúnem virtualmente e adotam medidas para cumprimento de Decreto Estadual

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), reuniu nesta manhã de sexta-feira, 19, em seu gabinete, na Prefeitura, o Tenente Wellington - Comandante da Polícia Militar neste município, Dr. Batista Júnior - Controlador Geral do Município, Dra. Ellen Costa - Procuradora do Município, Klécio Fiúza - Diretor Geral do Demutran, Ivo Leal - Secretário de Saúde e virtualmente participaram Chico Clementino - prefeito de Granjeiro, Ronaldo da Madeireira - prefeito de Lavras da Mangabeira e Joãozinho de Titico - prefeito de Cedro.

Na reunião foram debatidas as novas medidas de enfrentamento à Covid-19, a partir do novo decreto do Governo do Estado, baixado no dia 17 de fevereiro, que impõe restrições de horário de funcionamento de comércios, espaços públicos e estabelece toque de recolher das 22h às 05h da manhã do dia seguinte.

O entendimento dos participantes da reunião é o de que é fundamental trabalhar mais fortemente a conscientização da população sobre a doença com atuação da equipe da Vigilância Sanitária, com visitas diretas aos pontos comerciais alcançados pelo decreto. Será solicitado reforço para o efetivo policial da cidade que possibilite garantir respeito ao que estabelece os decretos.

Outro entendimento é o de que as recomendações do Decreto Estadual serão seguidas integralmente e será editado Decreto Municipal ratificando as decisões do Governo do Ceará.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Larissa Maria

#Gestão 05/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Governo de Várzea Alegre confirma cancelamento do Carnaval e adota medidas preventivas contra a Covid-19

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), se reuniu nesta sexta-feira, 05, no Gabinete da Prefeitura Municipal com o Controlador Geral do Município, Dr. Batista Jr, e com os secretários Ivo Leal - Saúde; e Toinha Pereira - Cultura e Turismo, Professora Liduína Sousa - representando o secretário de Educação, Antônio Fernandes, Luzia Ieda - Gabinete do Governo Municipal, e Francisco Evanildo - do setor de comunicação do Governo Municipal.

A pauta da reunião tratou sobre as ações a serem desenvolvidas no período definido em calendário para o Carnaval 2021, cancelado por causa pandemia do Novo Coronavírus. "Tendo em vista a situação de aumento dos casos de Covid-19 no Estado do Ceará e atendendo os decretos e recomendações emitidas pelas autoridades sanitárias da esfera estadual e municipal, o governo de Várzea Alegre não fará evento de carnaval e adotará um plano de reforço à garantia do direito à saúde da população", disse o prefeito Zé Helder.

Após os debates, os presentes na reunião tomaram as seguintes decisões:

1. Seguir as determinações previstas em decreto governamental do Estado do Ceará em vigor, sob o n° 33899/2021, assim como qualquer outra determinação que venha a ser decretada nas esferas Estadual e/ou Federal;

2. Dar publicidade ao público-alvo sobre as medidas previstas no Decreto Estadual relacionadas à prevenção da Covid19, com plano direcionado aos canais de mídia do governo municipal, rádios e redes sociais, bem como diretamente aos pontos comerciais, como bares, restaurantes e clubes;

3. Elaborar trabalho de prevenção, por meio da Vigilância Sanitária, ampliando de uma para quatro equipes da Vigilância que atuarão em conjunto com o Corpo de Bombeiros Civis de Várzea Alegre, passar informações diretas aos proprietários de bares, restaurantes, clubes e afins sobre as determinações do Decreto Estadual;

4. Elaborar plano de atuação do Demutran para inibir eventuais abusos de motoristas, com vistas a evitar acidentes no trânsito, bem como o controle de transeuntes internos e externos, com a realização de blitz nas entradas e saídas.

Entre outras medidas, Zé Helder solicitará da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado reforço policial para o período, intensificando a fiscalização em todos os pontos do município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Antônio Arthur

#Saúde 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Colaboradores da Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa passam por testagem

A Secretaria de Saúde do Governo de Várzea Alegre, cumprindo recomendações da Secretaria de Saúde do Ceará, realizou nesta quinta-feira, 28, testagem para Covid-19 em 50 colaboradores da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa, incluindo os professores.

O biomédico Emerson Sousa, disse que o teste escolhido para os servidores da escola foi o RT -PCR, que consegue identificar a infecção precocemente, que em casos positivos para a Covid-19, permite isolar o paciente de forma rápida, evitando que ele dissemine o vírus para outras pessoas.

Segundo o diretor da escola, professor Carlos André, o objetivo dessa testagem é garantir que retorno às aulas, quando for autorizado, seja num ambiente sanitário seguro para todos.

Carlos André disse que após a testagem, a equipe aguardará os resultados dos exames para planejar o retorno das aulas presenciais na escola.

Para a professora Nara Vilar, a preocupação dos governos com esses exames e mapeamento da situação da Covid-19 no ambiente da escola passa mais segurança para os profissionais. "Entendemos que não é fácil traçar um plano para essa retomada, mas entendemos que os governos, estão preocupados e tentando alinhar a melhor forma para que a gente consiga retornar ao trabalho presencial", declarou.

O professor Josileudo Silva, falou que a testagem é importante para professores e alunos, na possibilidade de retorno das atividades, mesmo que seja num sistema híbrido, com aulas presenciais e remotas. "Eu acredito, que da maneira correta, a gente fazendo todo procedimento, com toda responsabilidade, logo, logo a gente possa estar aqui com um modelo melhor, ou seja, o presencial", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Saúde 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Várzea Alegre recebe mais vacinas e monta estratégia para ampliar cobertura vacinal

O secretário de Saúde, Ivo Leal, informou que chegaram mais vacinas contra a Covid-19 em Várzea Alegre. Esse novo lote foi recebido por Ivo Leal na regional de Saúde do Crato, nesta terça-feira, dia 26.

São mais 549 doses de vacinas, sendo 129 doses da CoronaVac, para profissionais de saúde de apoio da rede pública e 420 doses da Astrazeneca/Oxford, para idosos acima de 75 anos.

Em 19 de janeiro, Várzea Alegre recebeu as 323 primeiras doses da vacina CoronaVac, iniciando a vacinação de 34% do grupo prioritário da saúde. Com as novas doses da CoronaVac que chegaram nesta terça, nesta quarta-feira, dia 27, a vacinação desse grupo foi ampliada, sendo realizada pela equipe volante de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde.

Ivo voltou a salientar que o Estado está no controle da vacinação e que não pode perder vacina, visto a dificuldade de aquisição do imunizante, fundamental no combate à doença do novo coronavírus. "A prestação de contas é acompanhada pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público, dose por dose e com nomes e documentos dos imunizados", disse.

Sobre a vacinação dos idosos acima de 75 anos de idade, Ivo Leal, disse que haverá reunião com as equipes do PSF - Programa Saúde da Família da zona rural, com equipes de vacinadores e depois uma nova reunião com equipe de vacinadores da zona urbana, para desenvolver a melhor estratégia de vacinação.

A ideia inicial da equipe da Saúde é vacinar os idosos da zona rural, mas Ivo Leal disse que nesta noite de quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Ceará, fará uma live na qual novas instruções poderão ser dadas. "Vamos torcer para que o Estado mantenha a estratégia de vacinação inicial pela zona rural, mas caso o Estado tenha outra estratégia será ela que seguiremos", disse.

O Secretário afirmou que vacinando os idosos da zona rural nesta semana, na próxima semana, com a chegada de novos lotes de vacinas, serão vacinados os idosos da zona urbana. "Todas as semanas nós vamos receber lotes de vacinas", pontuou.

Com relação a vacina, Ivo Leal explicou que quem tomar a CoronaVac, com 28 dias deve tomar a segunda dose dela. Já para quem for vacinado com a vacina Oxford/Astrazeneca, a segunda dose só será aplicada com três meses após a pessoa tomar a primeira dose, em razão dessa vacinação garantir essa condição de prazo entre uma dose e outra. Essa vacina tem 70% de eficácia e da CoronaVac tem 50,38% de eficácia.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre inicia vacinação contra a Covid-19

Várzea Alegre iniciou oficialmente a vacinação contra a Covid-19, doença do novo coronavírus, nesta noite de terça-feira, 19 de janeiro de 2021, no CAIS - Centro de Assistência Integrado à Saúde da Família Dr. José Iran Costa.

Com as presenças do prefeito Zé Helder, da primeira-dama Sônia Fortaleza, do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, do secretário de Saúde, Ivo Leal, do diretor do Hospital São Raimundo Nonato, Carlyle Aquino, foi realizada uma live transmitida pelas redes sociais do Governo Municipal para marcar o momento.

Várzea Alegre recebeu 323 vacinas da Coronavac e as primeiras doses foram aplicadas na Técnica de Enfermagem, Inês Bezerra de Almeida (Inês Beca), 57 anos e no médico Dr. Raimundo Sátiro, de 75 anos, da equipe do Hospital São Raimundo. As vacinas foram aplicadas pela enfermeira Lúcia Sousa.

Zé Helder lembrou declarou que a luta contra a doença, que completa 10 meses, teve o envolvimento das equipes de saúde do município, com parceria do Hospital São Raimundo Nonato. Ele citou que pessoas de Várzea Alegre não resistiram a doença e faleceram e falou ainda das mais de 200 mil pessoas que perderam a vida para a Covid-19 no Brasil.

O prefeito disse começa uma nova batalha, num campo de luta em que a população conta agora com a arma da vacina. Ele pediu para que a população não relaxe das normas sanitárias de higiene e de distanciamento social até que seja criado, pela imunização, um ambiente seguro para a saúde das pessoas.

Neste momento, de acordo com Zé Helder, do grupo prioritário da saúde, serão imunizados apenas 34%, até que sejam disponibilizados novos lotes de vacina.

Para o prefeito, a quantidade da vacina destinada ao município é pequena, mas o importante, segundo ele, é que a vacina chegou.

Ivo Leal explicou sobre o Plano Municipal de Vacinação, baseado nas orientações contidas nos planos nacional e estadual de imunização. O plano é formado por grupos específicos e na primeira fase é para vacinar os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos de idade; na segunda fase serão vacinados idosos entre 60 e 74 anos de idade; na terceira fase pessoas com comorbidades; e na quarta fase entram os professores, profissionais de salvamento e de segurança. O secretário disse que qualquer mudança no plano será informada à população.

Ele acrescentou que na primeira fase existem vários lotes e neste primeiro lote a prioridade da vacina é para os profissionais de saúde da linha de frente.

Nesta quarta, 20, disse Ivo Leal, começa a vacinação de 34% desse grupo prioritário que inclui médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dentistas, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e profissionais da rede de urgência e emergência - trabalhadores do Samu e de ambulâncias do município.

Com a prestação de contas desse primeiro lote junto ao Ministério da Saúde, outro lote será liberado para concluir a vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a vacinação de idosos acima de 75 anos de idade.

A vacina é aplicada em duas doses, a primeira agora e depois de um mês, a pessoa toma a segunda dose. A vacina será aplicada no local de trabalho dos profissionais por uma equipe de vacinadores volante.

Dr. Carlyle Aquino destacou o trabalho realizado em parceria com o Município contra a Covid-19, elogiou o desempenho das equipes de saúde envolvidas. Ele disse que a vacina chegou fracionada, mas chegou para imunizar uma parcela da população e que em um mês, deverá chegar mais vacinas. Ele orientou que a população continue usando máscara, mantendo o distanciamento social e os hábitos de higiene para evitar o recrudescimento da doença.

Alan Salviano disse que a chegada da vacina é o primeiro passo nessa batalha contra a doença, e pontuou sobre o papel de apoio do legislativo varzealegrense no combate à Covid-19. Ele destacou que o momento é de alegria pela efetivação de um imunizante para proteção da população.

O vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício Rolim, não compareceu ao evento porque está com sintomas da Covid-19. Zé Helder justificou a ausência dele, desejando que não seja Covid-19, e caso seja, que todos os cuidados sejam tomados para completa recuperação do vice-prefeito.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 15/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretarias de Saúde e de Educação de Várzea Alegre trabalham juntas no combate à Covid-19

A Secretaria de Saúde do Governo de Várzea Alegre, informou por meio do secretário da pasta, Ivo Leal, que com orientações do Ministério da Saúde para enfrentamento à COVID-19 e as diretrizes do Programa Saúde na Escola, foi firmada a parceria Saúde e Educação com a aquisição de materiais de proteção e prevenção para os profissionais da educação de acordo com as portarias 1.857/2020 e 2027/2020 que dispõe de incentivo financeiro para ser aplicado nas ações de promoção da saúde e prevenção da Covid-19.

Segundo Ivo Leal, os recursos destinados para aquisição dos materiais foram pouco mais de R$ 100.000,00, destinados ao município pelo Governo Federal.

A entrega dos materiais, na semana passada, foi feita ao secretário de Educação, Antônio Fernandes. São equipamento de proteção individual e de higienização (máscaras, luvas, gorro, álcool líquido, álcool gel, sabão líquido, etc) para serem utilizados nas unidades escolares. "O objetivo é garantir que o retorno às aulas presenciais aconteça de forma segura, tanto para os profissionais quanto para os alunos", disse Ivo Leal.

Ivo Leal também informou que a Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Educação, trabalha na construção do plano de retomada das atividades escolares presenciais e no treinamento dos profissionais da educação sobre o uso correto de EPIs e limpeza adequada dos ambientes escolares.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 07/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre já realizou mais de 5 mil testes de diagnósticos da Covid-19

A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, ultrapassou a marca de 5 mil exames realizados para detecção do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, Ivo Leal, os exames de diagnósticos do novo coronavírus somam 5.031, sendo que 3.954 deram negativos 1.077 deram positivos para a doença. 986 pessoas, até esta segunda-feira, 07, estão recuperadas, e 32 pessoas faleceram em decorrência da Covid-19.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), disse que a testagem é fundamental para controlar a doença, evitando que pessoas infectadas circulem e espalhem o vírus. "Nosso objetivo e manter o trabalho, as testagens, até que chegue uma vacina que libertará a população dessa doença. Estamos atentos a essa questão da vacina para reivindicarmos o remédio para nossa população logo que seja possível", disse.

Para Ivo Leal, a população não pode relaxar e achar que o vírus acabou. "A Covid-19, que a gente considera sob controle em nossa cidade, não acabou. O vírus continua circulando e inclusive com registros de aumento no Ceará. O combate precisa continuar até que chegue a vacina", destacou.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 24/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde e Instituto Excelência fazem mobilização contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre, em parceria com o Instituto Excelência, que administra a Unidade de Referência Covid-19, que funciona no prédio do antigo Hospital Santa Maria, desenvolvem mobilização de combate ao novo coronavírus na cidade.

A ação teve início nesta terça-feira, 24 de novembro, pelo bairro Centro, que concentra índices mais elevados de contaminação.

Segundo Angelita Ferreira - Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, a ação conta com a participação de 30 agentes sociais, com um trabalho de pesquisa e de busca ativa, identificando pessoas com algum problema de saúde relacionado ao Covid-19, mas que ficam em casa, sem procurar os serviços de saúde.

A mobilização terá duração de 30 dias e deve cobrir além do bairro Centro, o Riachinho e a Varjota devido a incidência de contaminação.

Helder Lima - representante do Instituto Excelência, orientou as famílias para que recebam bem os agentes sociais, que estão devidamente identificados, prestem as informações solicitadas para fins de diagnóstico e para tomadas de decisões de combate à doença neste município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Saúde 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre: Unidade Santa Maria tem avaliação positiva no combate à Covid-19

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre fechou a primeira semana de atuação da Unidade Covid-19 Santa Maria comemorando resultados positivos no acolhimento e na recuperação de pacientes.

Nesta primeira semana, oito pacientes foram recebidos na Santa Maria, sendo seis homens e duas mulheres. Na segunda-feira, 27, dois já tinham recebido alta médica e são considerados curados da covid-19.

Ivo de Lima Araújo, de 37 anos, e Francisco Bezerra, os pacientes que passaram pela Santa Maria e estão recuperados, afirmaram ter encontrado apoio, amparo médico e incentivo para superar a covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, informou que a Unidade Covid-19 Santa Maria cumpre a finalidade de ampliar o atendimento aos pacientes da covid-19 que necessitam de um local para atravessar o período de isolamento de forma adequada, evitando voltar para casa e espalhar a doença para suas famílias.

Ele explicou que durante o tratamento na Santa Maria, os pacientes recebem assistência médica, medicamentos, serviços de enfermagem, assistência social, têm direito a seis refeições diárias, participam de atividades de lazer, têm acesso à internet e a tv por assinatura.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, destacou que a Santa Maria reforça todas as ações que o Governo Municipal tem adotado para combater a covid-19. Ele avalia a iniciativa como positiva, especialmente porque entrega aos pacientes um serviço de saúde humanizado e garante mais segurança sanitária para as famílias desses pacientes.

Ivo Leal explicou que as internações na Santa Maria são para pessoas que testam positivo para a covid-19. Com o diagnóstico positivo, os pacientes passam por avaliação com um assistente social e uma ambulância os transportam até a Santa Maria, onde eles passam por avaliação médica e são internados.

Os pacientes são avaliados periodicamente e passado o tempo de quarentena, após nova análise pelos profissionais de saúde e constatada a ausência de sintomas da doença, os pacientes recebem autorização para irem para suas casas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Saúde 21/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Primeiros pacientes são atendidos na Unidade Santa Maria

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria, preparada para receber pacientes diagnosticados com a doença e que precisam de um isolamento adequado, começou a receber esses pacientes nesta segunda-feira, 20 de julho de 2020.

O secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, disse que o objetivo da unidade é atender pacientes com a covid-19, que não tenham condições de isolamento em suas casas, podendo contaminar seus familiares.

Ele disse que, o atendimento na Santa Maria, será pelo tempo necessário à recuperação dos pacientes para que retornem aos seus lares em condições de saúde segura. "A ideia é que o paciente fique isolado lá por 14 dias a partir do início dos sintomas, e caso nesse período os sintomas persistam, permaneçam na Santa Maria por mais 7 dias", disse.

Segundo Ivo Leal, as equipes médica e de colaboradores estão prontas para realizar um atendimento humanizado, tornando a permanência do paciente na Santa Maria mais tranquila e com cuidados adequados aos tratamentos da covid-19. Os pacientes passam por constantes avaliações até chegar ao quadro de recuperado da doença.

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria tem capacidade para atender no momento 10 pacientes e essa capacidade poderá ser ampliada para 28 leitos e de acordo com a demanda. No momento, 4 pacientes estão internados na Santa Maria.

O prefeito Zé Helder disse que o funcionamento da Santa Maria chega no momento certo, quando é constatado um pico da doença em Várzea Alegre. "Com certeza, a gente tendo esse local adequado, tratando os pacientes de forma humanizada, com atenção médica e com todos os cuidados, cumprimos o dever de proteger esses pacientes e suas famílias contra a covid-19", disse.

O prefeito citou ainda a atuação do Hospital São Raimundo. "Temos ainda, todo o amparo da equipe do Hospital São Raimundo, que desde o início dessa batalha contra a covid-19, se preparou para receber pacientes e tem dado respostas bem-sucedidas. Todos estamos somando esforços nessa luta e com fé em Deus venceremos", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 20/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Várzea Alegre recebe do Ministério da Saúde respirador mecânico

Atuando em várias frentes contra o novo coronavírus, causador da covid-19, o Governo de Várzea Alegre recebeu do Ministério da Saúde, do Governo Federal, um respirador pulmonar mecânico, equipamento importante na recuperação de pacientes contagiados pelo vírus.

O prefeito Zé Helder, o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, o secretário de Saúde, Ivo Leal e a vereadora Dra. Luciana Rolim entregaram o equipamento à direção do Hospital São Raimundo Nonato, representada pelo Dr. Carlyle Aquino Sátiro.

De acordo com o Dr. Carlyle, o hospital conta agora com três respiradores, ampliando a oferta de atendimento à população.

Zé Helder agradeceu ao governo federal, na pessoa no ministro Eduardo Pazuello pela chegada do equipamento ao município após solicitação, por ofício, da Secretaria Municipal de Saúde.

Na região do Cariri, Várzea Alegre tem realizado intenso trabalho de combate à covid-19. Nesta semana começa a atender pacientes em tratamento a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria. "Somos conscientes de nossa difícil missão e cada passo que damos no enfrentamento a essa doença, minimizamos os seus efeitos sobre a população e conseguimos salvar mais vidas", disse o prefeito.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 17/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria poderá atender pacientes a partir de segunda

Nesta manhã e tarde de quinta-feira, 16 de julho de 2020, houve reunião da Secretaria de Saúde de Várzea Alegre com as equipes de trabalho que atuarão na Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria.

Participaram da reunião o prefeito Zé Helder e o secretário de Saúde, Ivo Leal.

De acordo com Leal, o Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização - IE, de Fortaleza, responsável pela administração da unidade de saúde, após a seleção do pessoal, dá o pontapé inicial aos trabalhos promovendo reuniões de preparação dessas equipes para receber os pacientes que se enquadrem nos critérios estabelecidos e tenha perfil para ir para essa unidade de referência.

O secretário disse que a partir de segunda-feira, 20, a unidade Santa Maria estará apta para receber pacientes da Covid-19. "Lembrando que todos os pacientes que irão para a Santa Maria são pacientes já confirmados de coronavírus, esses pacientes que não têm condições de se isolar dentro do seu próprio domicílio. Eles terão a oportunidade de serem acompanhados, monitorados por equipes de saúde até o final do tratamento e fazer um retorno para as suas residências de forma tranquila e segura, não correndo o risco de contaminar com o vírus o restante dos membros da família", disse.

O prefeito Zé Helder destacou a importância de receber os profissionais que começam a trabalhar na unidade Santa Maria, passando inicialmente por treinamentos e capacitação, para garantir aos pacientes um atendimento humanizado.

Ele pontuou que a Santa Maria permitirá maior controle sobre pacientes e preservação da saúde de seus familiares, garantindo ao paciente o isolamento adequado para que quando saírem da unidade estejam recuperados da doença.

Inicialmente a capacidade de atendimento é para dez pacientes podendo essa capacidade ser ampliada dependo da demanda.

No dia 18 de março, o prefeito Zé Helder, esteve no Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio. O objetivo era viabilizar naquele local o atendimento de pacientes da covid-19, transformando o antigo hospital numa unidade de referência para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os trabalhos de recuperação do prédio foram iniciados após reunião de representantes do Governo Municipal com integrantes da Associação Beneficente Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Nesta segunda-feira, 13 de julho de 2019, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria foi inaugurada com transmissão ao vivo pela internet.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 14/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Várzea Alegre inaugura Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria e amplia atendimento à população

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Beneficente Cultural Santa Maria, inaugurou nesta noite de segunda-feira, 13, com transmissão ao vivo pela internet, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria. A unidade foi instalada no antigo prédio do Hospital Santa Maria que passou por ampla reforma.

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria será gerenciada pelo Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização - IE, de Fortaleza.

Participaram do evento, respeitando regras sanitárias de segurança para a covid-19, o prefeito da cidade, Zé Helder, José Dener - Presidente da Câmara de Vereadores; a vereadora Dra. Luciana Rolim - que representou seu esposo, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim; Ivo Leal - Secretário Municipal de Saúde; Ana Cláudia Guimarães Jerônimo - Presidente da Associação Santa Maria; e Robson Soares de Oliveira - do Instituto Excelência.

O prefeito citou as ações que até o presente momento são realizadas pela gestão municipal para o enfrentamento ao novo coronavírus, que provoca a covid-19. Entre as ações eles destacou as barreiras sanitárias, a implantação da uma equipe volante, maior número de testagem da população na região, distribuição de máscaras com a população e pontou que a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria representa uma das iniciativas mais importantes na luta contra a covid-19, iniciada em março deste ano. "Talvez essa seja a ação mais importante porque ela tem dupla finalidade (...) levando a condição de tratar bem os pacientes, trazer pra cá aqueles pacientes que porventura tenham no lar a dimensão pequena e que tem número grande de habitantes dentro da residência. Nós temos famílias aqui, talvez com oito pessoas morando na mesma casa e isso dificulta o isolamento", disse.

O prefeito disse que é para essa unidade que paciente com esse perfil e de comum acordo poderá ser encaminhado para seguir o tratamento até chegar ao ponto de recuperado, retornar para casa com segurança garantindo sua saúde e a de seus familiares.

Zé Helder destacou que o funcionamento da unidade é temporário, mas que, com as melhorias que foram feitas, após a pandemia, o prédio tem todas as condições de continuar servindo a população e aos projetos da Associação Santa Maria.

Ele também citou a receptividade que teve da família do Dr. José Iran Costa (in memoriam) e dos integrantes da Associação Santa Maria com relação à proposta de reabertura temporária do Santa Maria para servir à população como apoio à estrutura de saúde no combate à covid-19.

Dr. Fabrício Rolim, que é médico e estava de plantão na cidade de Ipaumirim, enviou um vídeo no qual destacou a elevada importância de abrir o Santa Maria neste momento como unidade de apoio contra a covid-19, destacando que essa foi uma sugestão dele bem-recebida pelo governo municipal.

Ana Cláudia Guimarães externou gratidão pela reabertura do Santa Maria, falou das dificuldades na manutenção do prédio, enfatizou que a parceria surgiu como oportunidade e disse que espera que as portas do Santa Maria não fechem mais. "É uma nova chance que a administração está proporcionando para que volte o prédio a servir à população", disse.

Robson Soares enfatizou que o Instituto Excelência, responsável pela contratação da equipe que atuará na unidade Santa Maria, prepara os colaboradores para que exerçam com eficiência o atendimento aos pacientes. "Será feito o gerenciamento do pessoal, dos profissionais que conduzirão o atendimento à população de Várzea Alegre. Nós estamos capacitando esses profissionais para que eles possam atender toda a população de maneira eficiente e acima de tudo de maneira humanizada", pontou ele.

O presidente do Legislativo, José Dener, disse que o momento era de dualidade, pontuando a crise provocada pela covid-19 e pela iniciativa do governo municipal de abrir o Santa Maria como unidade de apoio aos pacientes vítimas do novo coronavírus. "É nessa dualidade de sentimentos. É um momento difícil o que nós estamos passando, mas também é para comemoramos a reabertura do Santa Maria. Quero desejar sucesso aos profissionais que irão desempenhar suas atividades e parabenizar a gestão municipal que sempre em parceria com a Câmera tem tomado as decisões sempre procurando as melhores ações para amenizar essa situação, essa crise que nosso país, nossa população varzealegrense atravessa", falou Dener.

Ivo Leal destacou a importância da Unidade Covid-19 Santa Maria como ação de apoio e ampliação das condições de atendimento da população. Ele disse que inicialmente a capacidade é para atender até dez pacientes, mas que há condições de ampliar esse atendimento para 24 pacientes, podendo aumentar ainda mais, dependendo da demanda. "O Santa Maria vai ser uma unidade de suporte às nossas ações, tendo em vista os números crescentes da covid-19, não só aqui no município, mas também em toda a região do Cariri. Isso nos deixa em alerta, vigilantes e agora nos deixa mais tranquilos, porque, além das unidades básicas de saúde, do Hospital São Raimundo, agora nós temos a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria que vai proporcionar um controle e um cuidado maior sobre nossos pacientes", disse Ivo Leal.

Unidade Covid-19 Santa Maria

No dia 18 de março, o prefeito Zé Helder, esteve no Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio. O objetivo era viabilizar naquele local o atendimento de pacientes da covid-19, transformando o antigo hospital numa unidade de referência para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os trabalhos de recuperação do prédio foram iniciados após reunião de representantes do Governo Municipal com integrantes da Associação Beneficente Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria foi inaugurada com transmissão ao vivo pela internet.

Trabalhos

Nesta semana tem início os trabalhos administrativos, organização das equipes e em breve, pacientes serão direcionados para atendimento na Unidade Santa Maria.

História

O Hospital Santa Maria foi idealizado pelo médico Dr. José Iran Costa e sua família, sendo construído em 1994. O hospital estava desativado e atualmente funciona como Associação Beneficente Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Instituto Excelência gerenciará Santa Maria como hospital de campanha

O Santa Maria será transformado em hospital de campanha para atender pacientes da covid-19 em Várzea Alegre. A iniciativa é da Prefeitura de Várzea Alegre.

No dia 18 de março, o prefeito Zé Helder (MDB), esteve no Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio.

Os trabalhos de recuperação do prédio foram iniciados após reunião de representantes do Governo Municipal com integrantes da Associação Beneficente e Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Como hospital de campanha, com funcionamento temporário, o Santa Maria será gerenciado pelo Instituto Excelência, de Fortaleza, que está em Várzea Alegre há um mês, organizando a operacionalização.

A estratégia da Secretaria de Saúde é montar de 10 a 15 leitos para atender adequadamente as pessoas que venham a ser acometidas pela covid-19, fazendo com que elas recebam durante mais tempo os cuidados médicos necessários e evitem retornar para suas casas, protegendo suas famílias e especialmente protegendo as pessoas dos grupos de riscos, como os idosos.

Robson Soares - do Instituto Excelência, disse que será feito um trabalho de intensificação das ações de combate ao Covid-19.

Para preparar a equipe que atuará no Santa Maria, o instituto ministrará cursos de capacitação. Ele disse que trabalhos como ação nas barreiras sanitárias e higienização das ruas, de praças, bancos e distribuição de máscaras são medidas de excelentes resultados contra a pandemia que serão tocadas pelo Excelência.

Ivo Leal, disse que em poucos dias será aberto o Santa Maria, que ele chamou de Unidade de Referência de Combate à Covid-19 e que o instituto terá papel relevando no gerenciamento dessa unidade de suporte.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#Gestão 26/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Governo de Várzea Alegre acata recomendação do MPCE sobre flexibilização

Na tarde desta quinta-feira, 25, o Gabinete de Gestão de Crise e Enfrentamento à Covid-19 de Várzea Alegre realizou reunião remota com seus membros.

O principal ponto de discussão foi a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE para que o Governo de Várzea Alegre revogue o Decreto Municipal nº 150/2020 que trata sobre a flexibilização da reabertura do comércio do município.

Uma análise feita pela Procuradoria Geral Município sobre a recomendação do MP teria sido a agravante situação por conta do avanço dos casos da Covid-19 na macrorregião - Cariri e Centro Sul, da qual Várzea Alegre faz parte.

Nessa região as cidades de Iguatu e Juazeiro do Norte tiveram que adotar medidas mais rígidas para evitar o crescimento descontrolado da doença. Segundo os participantes da reunião, o MP para recomendar a suspenção do decreto de flexibilização, pode ter enxergado que essa seria uma situação fora da realidade para a região.

Para o prefeito Zé Helder, Várzea Alegre vem fazendo o que chamou de "dever de casa", desde o dia 20 de março, tomando todas as medidas necessárias para frear o crescimento da doença.

Zé Helder citou medidas que a Secretaria de Saúde colocou em prática como a implantação de equipe volante, desinfecção de locais públicos e das ruas centrais da cidade, ampliação de leitos no Hospital São Raimundo Nonato para atender pacientes acometidos pela doença e por último, um período de 10 dias de medidas mais duras com barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade, bloqueio das ruas do centro comercial da cidade e aumento da testagem da população.

Segundo Zé Helder, com a implantação de todas essas medidas, avaliar resultados e após ouvir o gabinete e autoridades de saúde, foi que o Governo Municipal decidiu por uma reabertura gradativa do comércio, iniciando com uma fase de transição e ficando claro que seria uma fase experimental, mas caso não desse certo, recuaria com a flexibilização.

Segundo o prefeito, mesmo diante de todas as medidas adotadas até o momento, o governo de Várzea Alegre e o gabinete de crise, decidiram acatar as recomendações do MP e realizar uma reavaliação do decreto de reabertura.

O prefeito entende que se Várzea Alegre mantém a situação sob controle, mas na região os casos avançam, é necessário colaborar para que a situação na região encontre sua condição de controle, tendo em vista que o município tem como referências de saúde as principais cidades da região, como é caso de Juazeiro do Norte.

Nesta sexta-feira, 26, Zé Helder debaterá com gestores da macrorregião do Cariri, condições de isolamento social e reabertura da atividade econômica. Após essa reunião, que ocorrerá pela manhã, o Governo Municipal voltará a se reunir com o gabinete de crise para tomar outras decisões relativas a Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Gestão 15/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Estão adiantadas as obras do prédio do Santa Maria para atender pacientes da Covid-19

Para ampliar a capacidade de atendimento da população para tratar de casos da Covid-19, o Governo de Várzea Alegre reabrirá temporariamente o prédio do Santa Maria.

Na manhã desta segunda-feira, 15, o prefeito da cidade, Zé Helder, o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim e o assessor Klecim Fiúza visitaram as obras de recuperação do prédio.

O prefeito avalia que os serviços de reforma estão adiantados. Segundo Zé Helder já existe um processo para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para atender nessa unidade de saúde. "Se Deus quiser vamos concluir o mais rápido possível e teremos aí contratação de pessoal e um processo de aquisição de equipamentos que logo, logo sairá para a gente montar a unidade e receber para isolamento alguns pacientes. Esses pacientes passarão por uma triagem para essa internação lá. O intuito é exatamente a gente ter mais controle da covid-19 com isolamento e também um tratamento mais eficaz para aquelas pessoas que estão sintomáticas, positivas e que não têm uma urgência ou emergência para estarem no hospital, mas que também, às vezes, não têm uma condição de ter um isolamento adequado em casa", disse.

Para o prefeito, vencendo as barreiras burocráticas, em breve a unidade de saúde será reaberta.

Dr. Fabrício Rolim é um dos idealizadores da reabertura do Santa Maria para aumentar a capacidade de atendimento da população acometida pelo novo coronavírus. Médico, para ele, o atendimento nessa unidade de saúde proporcionará melhores condições de isolamento de infectados e consequentemente frear a cadeia de transmissão.

O Santa Maria, construído em 1994 pelo médico Dr. José Iran Costa (in memoriam), atualmente é administrado pela Associação Beneficente e Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Saúde 14/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Secretaria de Saúde explica valores para compra de testes rápidos

A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre se posicionou nesta noite de domingo, 14, com relação a publicações em grupos de redes sociais que colocam sob suspeição valores financeiros para compra de testes rápidos para a Covid-19.

De acordo com as publicações, a Secretaria de Saúde teria um contrato no valor de R$ 580.000,00 (quinhentos e oitenta mil reais) com a empresa CRMED para compra 200 kits de testes rápidos, com valor unitário por kit de R$ 2.900,00.

Na sequência dessa mesma publicação nas redes sociais, num recorte, afirma que a notícia publicada pelo governo municipal divulga a aquisição dos testes rápidos, com investimento de R$ 145.000,00 (cento e quarenta e cinco mil reais), com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, explicou que, a empresa foi contratada para fornecer 4 mil testes rápidos, que cada kit contém 20 testes e que cada teste custa R$ 145,00.

Ele esclareceu que, nesse primeiro momento, a capacidade operacional da Secretaria é para aplicar mil testes, e que à medida que esses testes forem sendo utilizados, a empresa, pelo contrato assinado, fornecerá a quantidade que for solicitada pela Secretaria, até o limite de testes contratados. "Nós abrimos o processo de licitação e a empresa ganhadora foi a CRMED Produtos e Serviços Hospitalares. Nós fizemos uma cotação para 4 mil testes e esses 4 mil testes foram cotados a R$ 580.000,00. No momento a gente só fez a aquisição de 1000 porque não tinha necessidade de a gente estar recebendo esse montante de 4 mil testes já que não temos como fazer tudo de uma vez. Então as compras vão ser mediante a necessidade. Como eu já tinha recebido 600 testes do Estado e agora eu comprei 1000, essa empresa quando acabar esses testes, a gente vai comprar mais", disse o secretário.

Ivo também explicou que os pagamentos são feitos mediante a demanda, ou seja, como foram pedidos mil testes, paga-se o valor relativo aos mil testes.

Ivo Leal deixou claro que todas as compras seguem rigoroso padrão e são acompanhadas pela gestão e pelo Gabinete de Crise, formado por representantes de segmentos da população varzealegrense.

O secretário pontuou ainda que todas essas informações são públicas e podem ser acompanhada pela população no site do município e nos portais de transparência.

Quanto à publicação, Ivo pondera que entende, visto que para algumas pessoas falta o conhecimento de como são os processos de compras públicas; para outras pessoas trata-se de questões políticas, mas, o que importa é o trabalho que vem sendo realizado, cuidando da saúde das pessoas e evitando que a Covid-19 avance no município.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Saúde 13/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Com aquisição de 1000 testes rápidos Governo de Várzea Alegre amplia testagem da população

Com decisões que objetivam assertividade para monitoramento da covid-19, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez recente aquisição de 1000 testes rápidos para testar à população.

Os testes chegaram e já estão à disposição das autoridades de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Ivo Leal, com a chegada desses 1000 testes, aumenta para 1600 a quantidade testes para verificação de contágio da população pelo novo coronavírus. "A Secretaria de Saúde realizou um planejamento para aquisição de testes rápidos e recentemente nós conseguimos 1000 testes que serão ofertados à população obedecendo aos critérios é parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde", disse Ivo Leal.

Para Ivo Leal, ampliar a testagem aumenta as chances de controle da doença, tratando das pessoas que testam positivo, evitando que elas contaminem outras pessoas. "Esses 1000 testes adquiridos, a gente pretende atender ao maior número de pessoas, tanto os infectadas que deram positivo para o teste como seus possíveis contactantes, além disso o Estado continua fazendo a dispensação de testes rápidos para os municípios e recentemente nós recebemos 600 testes, então hoje o município de Várzea Alegre tem 1600 testes que serão ofertados à população mediante os critérios e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde", destacou o secretário.

O prefeito Zé Helder defende ampliar a testagem. Para ele, dessa maneira é possível identificar maior número de pessoas com o vírus, aplicar medidas de distanciamento e de isolamento, freando o avanço da covid-19.

Segundo Ivo Leal, a empresa CRMED Produtos e Serviços Hospitalares Eireli, de Fortaleza, foi a fornecedora dos testes. O Município fez investimento de R$ 145.000,00 na compra desses testes com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Gestão 11/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Medidas restritivas serão mantidas até a próxima semana

Várzea Alegre somou nesta quarta-feira, 10 de junho, 169 casos confirmados de covid-19 e quatro mortes provocadas pela doença.

Com os números crescendo, o Governo de Várzea Alegre, vem tomando medidas para frear o avanço da epidemia no município.

Desde 1º de junho, o município está com medidas restritivas mais duras com bloqueios nas entradas e saídas da cidade e das ruas centrais de Várzea Alegre. A medida era para durar 10 dias, mas foi prorrogada nesta quarta-feira até o dia 16 de junho.

O prefeito Zé Helder, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e o secretário de Saúde, Ivo Leal, tiveram na manhã desta quarta-feira, reunião do Gabinete de Crise - formado por representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, para avaliar os efeitos das estratégias utilizadas até o momento.

Ivo Leal pontuou que serão intensificadas ações educativas com intuito de garantir prevenção e a proteção da população. "Hoje nós discutimos a questão da intensificação das ações educativas, tendo em vista que a informação, a orientação e o esclarecimento para a população são fundamentais para que todos possam cumprir seu dever enquanto cidadãos de se prevenir, proteger contra o coronavírus", disse.

Para chegar mais perto do cidadão com essas orientações, o secretário disse que serão utilizados os meios de comunicação, como rádios e redes sociais. "Com essas ações educativas vamos continuar com a divulgação nas rádios, na internet, no dia a dia com atendimento dos profissionais de saúde orientando cada vez mais a população sobre os cuidados", falou o secretário.

Ivo Leal destacou sua preocupação com os bairros onde os casos cresceram. No Riachinho, são 43 casos confirmados, vindo na sequência os bairros Centro com 24 registros da doença e o Alto do Tenente com 13 casos de covid-19 confirmados. "A gente tem, né, uma preocupação a mais com esses bairros que está dando uma incidência maior de casos positivos, como é o caso do Riachinho e do Centro. Aí a gente vai, a partir da próxima semana, verificar algumas ações com o trabalho dos Agentes de Endemias, Agentes de Saúde e voluntários. Vamos intensificar algumas ações educativas dentro dos bairros com maior número de casos para que a gente possa estar cada vez mais orientando na população, com vistas a essa questão da proteção e conter o avanço do vírus aqui no território", disse.

Na próxima semana, a partir de terça-feira, 16, O Governo de Várzea Alegre tomará algumas decisões relativas à reabertura gradativa do comércio varzealegrense. "Em relação ao comércio, quanto à reabertura que já acontece no Ceará, ou seja, já começa um período de transição, abrindo gradativamente, até terça-feira tudo continua como está. Na terça, teremos mais uma reunião do Gabinete de Crise para tomar essa decisão em relação reabertura de algumas ruas como também a reabertura gradativa do comércio local. A gente sabe que a economia está prejudicada, mas também a gente tem que ver que é uma questão de saúde pública e nós precisamos é ter essa questão em mente que a saúde e a proteção das famílias são mais importantes", disse.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#Gestão 11/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Várzea Alegre defende em reunião união de estratégias na região para combater a covid-19

Numa reunião com a presença do secretário de saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), do presidente de APRECE, Dr. Nilson Diniz - prefeito de Cedro, e de mais 30 prefeitos das regiões Cariri, Centro-Sul e Vale do Salgado, foram avaliados os crescentes números de contágio da população pelo novo coronavírus, com aumento dos casos de mortes pela covid-19.

O prefeito Zé Helder pontuou as medidas adotadas em Várzea Alegre, como as recentes instalações de barreiras sanitárias nas entradas da cidade e o bloqueio das ruas do centro de Várzea Alegre para evitar aglomeração e propagação da doença entre a população. "A gente trouxe essa pauta do crescimento dos casos do novo coronavírus em todos os municípios da região, é uma curva crescente de casos positivos e de óbitos. Pedimos orientação ao secretário pra gente vê quais as medidas que deveriam ser tomadas e são essas mesmas", disse.

Segundo o secretário, Dr. Cabeto, essa realidade de infecção de contágio em maior escala nesses municípios, a tendência natural é de aumentar.

Para Zé Helder essa é a realidade. Os casos já são de contaminação comunitária, a testagem é baixa e a doença já chegou a todos os municípios. O prefeito de Várzea Alegre pediu aumento de testes como forma de melhor controlar a doença.

Zé Helder cobrou também unificação de estratégias na região para combater a pandemia. "Todas as cidades da macrorregião têm suas características muito similares. A minha sugestão é a realização de uma reunião posterior para a tomada de decisões coletivas em nome de toda a região", disse.

Zé destacou que Várzea Alegre já conta com 160 casos confirmado do coronavírus com 4 óbitos. "Tivemos nessa quarta-feira, mais 4 casos confirmados. Ontem foram oito casos confirmados. Ontem confirmamos o quarto óbito de uma pessoa de 41 anos de idade que deu positivo, e que apesar dos cuidados médicos, como tinha problemas de saúde preexistentes, positivou para a covid-19, o caso agravou e essa pessoa faleceu há uma semana e agora o resultado confirmou a morte por covid", pontuou.

Para o prefeito está muito claro que a medida para combater a expansão da doença é o isolamento social. "Infelizmente essa pandemia, nós não vamos ter como nos salvar dela a não ser com as medidas de orientação que a gente tem dado todos os dias para a população. A preocupação maior é com os idosos. Eu tenho repetido isso insistentemente, né, com os idosos, com aqueles que têm algum tipo de morbidade e que fazem parte do grupo de risco. A medida mais eficiente até o momento, é o isolamento social", alertou o prefeito.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Amanda Costa

#Gestão 04/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Transparência: Prefeito afirma que todas as informações sobre gastos no combate à Covid-19 podem ser acompanhadas

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), ao tomar conhecimento de que o nome da cidade está na relação de municípios da região do Cariri na mira do Ministério Púbico do Ceará com relação à gastos de recursos financeiros no combate à Covid-19, publicada pelo portal Miséria, disse que recebe a informação com naturalidade.

Zé Helder pontuou que o cidadão precisa saber é que o MPCE, na verdade, tem em andamento um processo administrativo e por meio desse processo, acompanha as ações do governo, o que é bom para a transparência. "O que está descrito lá é o seguinte: Acompanhar os fatos e Atos administrativos, em caráter preventivo e sem indicativo de possível possíveis irregularidades ou possível possíveis ilicitudes atuais e sem representar ingerência nas atribuições do Poder Executivo Municipal. Não há apontamentos para irregularidades. É um ato de caráter preventivo", disse.

O fato denunciado ao Ministério Público, segundo o prefeito, é uma mera formalidade da oposição. Para ele, não havia necessidade da denúncia, vez que já vem atendendo recomendações do MPCE, disponibilizando todas as informações no site da Prefeitura.

Zé Helder explicou, que não apenas o MPCE tem acesso a essas informações, mas toda população varzealegrense. "As informações sobre a aplicação de recursos públicos para combate à Covid-19 estão todas relacionadas nos portais de transparência. Cada centavo aplicado pode ser acompanhado pelo cidadão e pelas autoridades. Nosso compromisso sempre foi o de fazer a coisa certa e não seria num momento difícil como esse que desviaria o foco do nosso governo. E se, por acaso, houver falhas, estamos dispostos a fazer as correções necessárias. Nosso objetivo é acertar, combater eficientemente a pandemia e garantir ao nosso povo acesso aos serviços de saúde e desenvolver ações que mais na frente, passado esse dramático momento, possamos comemorar os melhores resultados de saúde contra essa doença", disse.

Para todas as pessoas que tenham interesse em acompanhar a aplicação de recursos no combate à Covid-19, é possível acessando o site da prefeitura no link: https://varzeaalegre.ce.gov.br/campanha.php?id=1. "Nesse link o cidadão terá informações completas", destacou o prefeito.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Fábio Oliveira

#Gestão 02/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Primeiro dia de bloqueio nas entradas e centro da cidade teve avaliação positiva pela gestão municipal

Na noite desta segunda-feira, 1º de junho, Várzea Alegre chegou a 109 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que provoca a Covid-19.

Após reunião com o Gabinete de Crise, na sexta-feira, 29, o Governo Municipal tomou a decisão de implementar medidas mais rígidas com o bloqueio das entradas da cidade e de acesso às ruas do centro de Várzea Alegre a partir desta segunda. Essas medidas devem durar 10 dias.

O prefeito Zé Helder (MDB), em live, nesta segunda, destacou que essas medidas, consideradas mais exigentes, têm por objetivo frear o avanço da doença. Ele considera que a estratégia funcionou no primeiro dia e mostrou durante a transmissão fotos de ruas do centro vazias.

Após aumentar a testagem em grupos de risco, como o de profissionais de saúde, houve aumento de casos.

Para Zé Helder, a testagem deverá ser intensificada. Ele espera que com o isolamento dos identificados como contaminados, a curva do coronavírus caia e as medidas comecem a ser flexibilizadas.

O prefeito disse que além da testagem, tem atuado para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com a abertura temporária do antigo Hospital Santa Maria. Equipes trabalham no prédio fazendo reparos e preparando o local para receber pacientes e equipe da saúde.

Em Várzea Alegre, todos os pacientes da Covid-19 que precisam de isolamento hospitalar são atendidos no Hospital São Raimundo, que dispõe de 12 leitos reservados para tratar os doentes do novo coronavírus.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, falando sobre testagem, destacou que o governo tem priorizado os pacientes suspeitos para a doença e os grupos que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus como os dos profissionais de saúde. Também deverão ser testados, policiais, bombeiros civis, agentes da Demutran e profissionais de limpeza pública, que estão mais expostos à contaminação.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#MeioAmbiente 31/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Várzea Alegre tem Plano de Contingência de Resíduos Sólidos voltado para o combate ao coronavírus

Diante dos números crescentes de casos de contaminação advindas da pandemia ocasionada pelo Coronavírus (Covid-19) no Ceará, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), propôs aos municípios cearenses a elaboração do Plano de Contingência Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo é reduzir a disseminação do vírus e preservar a saúde da população.

A iniciativa surgiu durante reunião virtual, promovida pela Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), realizada no dia 30 de abril de 2020, com superintendentes e secretários executivos dos consórcios públicos do estado, representantes municipais responsáveis pela pasta de Resíduos Sólidos e secretaria de Planejamento e Gestão Interna da SEMA. "A proposta dará aos municípios condições de traçarem estratégias de prevenção e controle para conter o avanço da doença decorrente do manejo dos resíduos sólidos em meio à pandemia", disse J. Marcílio - secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre.

Dos 124 municípios cearenses 70 aderiram ao plano sendo Várzea Alegre um dos 70 que foram aprovados pelo o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

Várzea Alegre tem como representantes na equipe técnica do Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul o Secretário Municipal de Meio Ambiente José Marcilio dos Anjos Feitosa e Helena Fernandes Vilar - assistente executiva da secretaria. "Um dos aspectos positivos dessa iniciativa, foi a adesão dos municípios, observada pelos números alcançados, o que demonstra o sentimento de parceria que a SEMA mantém com todos os municípios do estado, no sentido de apoiar as ações que visam uma gestão de resíduos sólidos mais qualificada e a proteção ao meio ambiente", destacou Helena.

Para André Wirtzbiki - superintendente do Consórcio Sertão Centro Sul, "em um momento atípico e de inúmeras incertezas, a elaboração dos planos de contingências dos municípios mostrou a responsabilidade de cada gestor no tocante ao cumprimento da política estadual de resíduos sólidos. Agora a hora é de pôr em prática e juntos vencermos essa pandemia, vamos cumprir com nossa parte, juntos somos mais fortes".

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, é o presidente do consórcio da região. Para ele, assumir esse compromisso com o Estado credencia o município no desenvolvimento de políticas públicas de preservação do meio ambiente e de cuidados para com a saúde das pessoas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Gestão 30/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Várzea Alegre terá bloqueios nas entradas da cidade a partir de segunda

Com aumento da testagem e comprovação de 97 casos de covid-19, o Governo de Várzea Alegre tomou a decisão de implementar novas medidas para frear o avanço da doença provocada pelo novo coronavírus, que já tem transmissão comunitária no município.

Após reunião com o gabinete de crise na noite de sexta-feira, 29, o prefeito Zé Helder anunciou neste sábado, 30, que a partir de segunda-feira, 1º de junho, haverá bloqueio nas entradas da cidade.

Nesses bloqueios as pessoas, de carro ou de moto, serão abordadas por equipes de trabalho com apoio da Polícia Militar. Para transitar, a pessoa terá de apresentar documentos e comprovante de que é morador da cidade. "Qualquer pessoa seja da cidade ou zona rural, para passar nessas barreiras terão que apresentar documentos que comprovem que moram na cidade. Caso contrário, não terão acesso", disse.

Veículos em trânsito para cidades da região, serão escoltados das entradas às saídas da cidade para seguirem a viagem.

A medida mais dura tomada até agora pelo governo local em relação a frear o avanço do novo coronavírus deve durar 10 dias.

Zé Helder voltou a cobrar dos cidadãos varzealegrenses que só saiam da casa em situação de muita necessidade.

O prefeito apontou que a melhor medida para frear o avanço do covid-19 é aumentar a testagem, identificando os infectados e encaminhando para isolamento e tratamento, evitando que essa pessoa passe a doença para frente. "Isso dá mais condição de controle da situação". Ele defendeu aumentar as testagens em reunião com o governador Camilo Santana.

Ainda falando sobre o bloqueio, o prefeito explicou que valerá para o trânsito no centro da cidade, que terá áreas interditadas. O acesso a esses locais será permitido para motoboys e pessoas que estão atuando no delivery.

Zé Helder disse que além dessas movas iniciativas, o governo continua com as ações das barreiras sanitárias, do Centro de Comando, da equipe volante e de desinfecção das ruas.

O prefeito destacou que esse bloqueio não é um lockdown, mas, caso seja necessário, tomará as medidas que a situação exigir.

Como boas notícias, Zé Helder destacou que a testagem e identificação aumenta o controle e contribui para a diminuição de casos, e que os colaboradores da saúde que testaram positivo para a doença, todos estão bem.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#Saúde 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo de Várzea Alegre avalia estrutura da Santa Maria para ampliar oferta de leitos para pacientes do coronavírus

A Prefeitura de Várzea Alegre estuda montar estrutura de apoio à rede de saúde no município para ampliar as condições de atendimento para pacientes da novo coronavírus, causador da covid-19.

A primeira ideia era investir na construção de um hospital de campanha. Porém, após ouvir o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim e outras pessoas, que indicaram a ativação temporária do antigo Hospital Santa Maria, Zé Helder avalia essa possibilidade.

Nesta segunda-feira, 18, pela manhã, Zé Helder esteve no Hospital Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio.

O Santa Maria atualmente é administrado pela Associação Beneficente e Cultura Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

O prefeito disse que também consulta informações sobre se é possível empregar dinheiro público no antigo hospital e quais os caminhos para possibilitar esse investimento.

Zé Helder explicou que a intenção é montar de 10 a 15 leitos para atender adequadamente as pessoas que venham a ser acometidas pela covid-19, fazendo com que elas recebam durante mais tempo os cuidados médicos necessários e evitem retornar para suas casas, protegendo suas famílias e especialmente protegendo as pessoas dos grupos de riscos, como os idosos.

Ana Cláudia agradeceu a decisão do governo em avaliar o Santa Maria, deixando claro que o entendimento é que essa reabertura é temporária e para a necessidade estratégica de saúde do município para ampliar as repostas de saúde à covid-19.

Zé Helder disse que conversou também Maria Laíz Iolanda Costa e com filho dela, o Dr. Guilherme Costa, manifestando à família do médico Dr. José Iran Costa (in memoriam), a intenção de locar o Santa Maria nesse período.

A ideia será apresentada ao Gabinete de Crise na próxima reunião. O Gabinete de crise foi montado com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade varzealegrense para novas ideias e aprimoramento das estratégias de combate ao coronavírus.

O Hospital e Maternidade Santa Maria foi construído pelo médico Dr. José Iran Costa e inaugurado em 1º de maio de 1994.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Ruas centrais da cidade passam por desinfecção. Ações seguem na semana

Atuando intensivamente contra o novo coronavírus, o Governo de Várzea Alegre, na noite de domingo, 10, realizou a desinfecção de algumas ruas e calçadas do centro da cidade, consideradas mais movimentadas.

A lavagem desses locais foi feita com uma mistura de água é cloro, com utilização de um carro-pipa.

Além do secretário de Saúde, Ivo Leal, participaram da ação o prefeito Zé Helder (MDB), Elonmarcos Correia - secretário de Infraestrutura; Cícero Izidório - secretário de Desenvolvimento Agrário; Defesa Civil Municipal; e Agentes de Endemias.

O prefeito Zé Helder explicou que a desinfecção das ruas abre espaço para mais uma ação contra a covid-19, a partir desta segunda-feira, 11, que é a borrifação desses locais com cloreto de Benzalcônio (composto do Quaternários de Amônia), indicado contra o novo coronavírus nessas áreas de circulação. Segundo, Ivo Leal, essa mistura é recomendada por protocolos de saúde contra a covid-19.

O prefeito disse que a borrifação será feita nas ruas do centro da cidade e outras vias públicas, inclusive nas ruas onde há casos confirmados da doença.

O prefeito comentou as ações: "Estamos chegando ao final do segundo mês do isolamento social, com cautela e ações preventivas, procurando conviver com essa situação e combater de forma eficiente o coronavírus, protegendo nossa população", disse.

Zé Helder pontuou a importância do acompanhamento que vem sendo feito pela secretaria de Saúde, pelo Hospital São Raimundo, e por todo o governo municipal que funciona de forma integrada contra a pandemia.

Ele destacou que Várzea Alegre tem tido muitos casos de pessoas que são acometidas da doença, mas que conseguem se recuperar. O prefeito lamentou o registro de um óbito na cidade (o óbito foi de uma senhora de 88 anos de idade, registrado em 03 de maio), e reforçou que todas as medidas, inclusive de isolamento social, devem ser intensificadas para superar esse momento difícil.

Zé Helder disse que além da preocupação com o coronavírus, a Prefeitura desempenha tarefas contra a dengue e será feita ação com borrifação contra o aedes aegypti.

Mai um caso

Na noite dessa segunda-feira, foi divulgado mais um Boletim Epidemiológico. Várzea Alegre registra 11 casos confirmados da covid-19 - até ontem eram 10 casos; 65 pessoas estão em isolamento domiciliar; 2 pessoas estão em isolamento hospitalar; 10 casos seguem em investigação; e 21 casos foram descartados. De acordo com o boletim, 7 pessoas estão curadas da doença; 3 pessoas estão em tratamento e a cidade continua com um óbito, quando em 03 maio faleceu uma senhora de 88 anos de idade com diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Município 06/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Monumentos de Várzea Alegre recebem máscaras e incentivam a luta contra o novo coronavírus

Em Várzea Alegre, a exemplo de todo o Ceará, usar máscara para proteção contra o novo coronavírus é obrigação. Essa regra é determinada por decreto municipal.

E vem das ruas da cidade mais um incentivo para a população usar máscaras.

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tendo à frente, Antônia Pereira (Toinha Pereira), titular da pasta governamental, foram postas máscaras nas estátuas do Pe. José Otávio de Andrade - Praça da Matriz Papa João XXIII; do Dep. Luiz Otacílio Correia - Parque Cívico São Raimundo; do Sanfoneiro Chico de Amadeu - Bairro Juremal; do Compositor Zé Clementino - Bairro Patos, no Monumento Padre Vieira - Bairro Alto do Tenente; do Cel. Antônio Correia Lima - Bairro Praça Santo Antônio; e do Sanfoneiro Pedro Sousa - Bairro Zezinho Costa.

De acordo com Toinha Pereira, essa é uma forma de manifestação da cultura, num sinal de alerta à população para a importância de que devemos nos proteger e proteger as pessoas que estão próximas de nós.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), falou que ao caracterizar os monumentos da cidade com as máscaras de proteção contra a covid-19, o município reforça o uso de um objeto que tem sido recomendado pelas autoridades de saúde, com comprovada eficiência contra a transmissão do novo coronavírus.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 05/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Município adota novas medidas e uso de máscara será obrigatório

O crescimento de casos de Covid-19 e o primeiro óbito pela doença de uma pessoa residente em Várzea Alegre na noite desse domingo, 03 de maio, aos 88 anos de idade, no Hospital Regional do Cariri - Juazeiro do Norte, elevaram os sinais de alerta no município e o prefeito Zé Helder convocou uma reunião do Gabinete de Crise, formado por integrantes de diferentes segmentos da população para tratar do problema na manhã desta segunda-feira, 04 de maio.

Das decisões aprovadas pelo comitê se destacam o reforço para a segurança com a contratação de profissionais da área privada, uso obrigatório de máscaras pela população e a criação de um Centro de Comando.

Essa equipe de segurança, intensificará a fiscalização, denunciando à Polícia Militar sobre aglomerações e descumprimento das orientações de isolamento social orientadas pelos decretos baixados pelo Estado e pelo Município. A equipe estará nas ruas a partir desta terça-feira, 05 de maio.

A fiscalização será intensificada para orientar os comerciantes quanto às regras de comportamento das pessoas em filas, a higienização dos ambientes, disponibilidade de produtos como álcool em gel para clientes e colaboradores e os cuidados de proteção, como o uso de máscaras. Há ordem expressa de fiscalização para todos que estejam descumprindo o decreto do Governo do Estado, especialmente, bares, churrascarias que estejam agindo de maneira irregular.

Uso de máscaras

Em Várzea Alegre, o uso de máscaras pela população será obrigatório a partir desta terça-feira. Quem sair às ruas sem usar máscara, poderá ser multado em R$ 50,00. As regras para o uso de máscaras serão baixadas por decreto municipal.

A Prefeitura está distribuindo com a população mais de 30 mil máscaras. As famílias recebem duas máscaras por residência. A entrega é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Disciplinadores

As grades instaladas nas proximidades da Caixa Econômica, no centro da cidade, para disciplinar as pessoas nas filas, após avaliação do Gabinete de Crise, serão retiradas. Os membros do gabinete entenderam que as grades poderiam se tornar mais um meio de contaminação, vez que muitas pessoas têm contado físico com elas, e por exemplo, encostando as mãos, poderiam se contaminar.

As filas serão livres e os espaços de distanciamento entre as pessoas serão sinalizados.

Centro de comando

O prefeito anunciou que será criado um Centro de Comando, que centralizará as informações para o encaminhamento de soluções dos casos envolvendo ações de combate ao novo coronavírus. Esse centro terá telefone para contato pelo qual as pessoas poderão denunciar casos de descumprimento das regras de combate à covid-19.

Zé Helder informou que as medidas adotadas até o momento, como atuação de equipe volante e barreiras sanitárias, continuam em vigor.

Decreto nº 139, de 04 de maio de 2020

Dispõe sobre o uso obrigatório de máscara de proteção pela população geral de Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#Saúde 30/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Governo de Várzea Alegre distribuirá cerca de 30 mil máscaras para a população

O Governo de Várzea Alegre iniciou nessa terça-feira, 28 de abril, distribuição com a população de cerca de 30 mil máscaras. A informação é do prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), e é mais uma ação que visa combater a escalada do novo coronavírus no município.

As máscaras foram distribuídas inicialmente nos bairros Patos, Varjota e Dona Rosinha e alcançará moradores da cidade e da zona rural. São duas máscaras por residência.

A entrega das máscaras à população é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde, e segundo o prefeito, deve beneficiar cerca de 12 mil pessoas.

O prefeito voltou a pedir o apoio da população para as ações que são tomadas para combater à Covid-19. "Se a população não colaborar, não participar, nós não teremos o êxito necessário contra o coronavírus", disse.

Zé Helder disse que as máscaras são reutilizáveis e recomendou que antes de usar pela primeira vez as pessoas lavem, e uma vez utilizada, as máscaras devem ser lavadas com água e sabão e de preferência também com duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. Feita essa lavagem, as pessoas devem passar o ferro (engomar) na máscara para reuso.

As máscaras são feitas de tecido, sendo 89% de algodão e 11% de poliéster, com duas camadas, atendendo recomendação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.

O prefeito explicou que uso da máscara ajuda a combater a contaminação da covid-19. Segundo ele, foi comprovado em outros países, que a máscara forma uma barreira física impedindo que as micropartículas do vírus expelidas pelas pessoas ao tossir ou espirrar atinjam outras pessoas nas partes da boca e nariz, portas de entrada do vírus. "Vamos usar as máscaras ao sair de casa. Vamos sair só na necessidade. Logo sairemos dessa tempestade que a humanidade estar passando", disse Zé Helder.

No calendário de distribuição, nesta quinta-feira, 30, receberão as máscaras os moradores dos bairros Juremal e Sanharol.

Calendário de distribuição:

Dia 28/04 PSF - Varjota, Riachinho, Patos e Rosinha;

Dia 29/04 PSF - Juremal, Alto do Tenente e Sanharol;

Dia 30/04 PSF - Centro, Zezinho Costa, Alto da Prefeitura, e Quatro Bocas.

A partir do dia 04 de maio a distribuição será iniciada nos distritos com programação que será definida.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Saúde 26/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre tem três pacientes curados da Covid-19

Lidar no combate à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é um desafio diário.

São medidas diversas implantadas como barreiras sanitárias, isolamento social, orientação em filas de bancos e de estabelecimentos comerciais para evitar aglomeração de pessoas e a disseminação da doença.

Todo esse esforço, dá resultados. Em Várzea Alegre, até o momento, os três casos positivos da doença foram considerados curados após avaliação das autoridades de saúde. Essa informação foi repassada pelo prefeito Zé Helder em suas redes sociais.

Os casos de Covid-19 registrados como curados eram de moradores dos bairros Grossos, Cohab e Varjota - dois adultos e uma criança.

O prefeito disse que a notícia é boa, mas que a população não pode relaxar nas medidas de segurança e de higiene. "Mas isso não quer dizer que devemos relaxar em nossas precauções e cuidado. Reforçamos a importância do isolamento social e o pedido para que a saída de casa seja em casos de extrema necessidade. Medidas simples como a higienização das mãos e o distanciamento entre as pessoas nas filas de bancos e supermercados é fundamental", disse.

O boletim deste domingo registra que é não há pessoas em isolamento hospitalar e são 53 pessoas sob observação por meio do isolamento domiciliar.

Hospital São Raimundo

Zé Helder destacou, na estratégia de saúde no combate ao novo coronavírus, a atuação da equipe do Hospital São Raimundo. Para o prefeito, a dedicação e organização para atender as pessoas com suspeitas da doença tem possibilitado condições de atendimento e a recuperação de pacientes.

Ivo Leal - Secretário de Saúde, apontou que nesses 40 dias, o Município de Várzea Alegre tem trabalhado com as equipes de saúde, em várias frentes diante da emergência em saúde pública por conta do avanço do novo coronavírus no Brasil, no Estado e no Cariri cearense.

Ele destacou que desde 2O de março, com o primeiro caso suspeito da doença no município, tem sido feito um trabalho incansável para que o coronavírus não avance em Várzea Alegre.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 26/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Contra a Covid-19 Prefeitura recomenda uso de máscaras domésticas

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, renovou nesta quarta-feira, 22 de abril, o Decreto 132/20, que acompanhando o Decreto Estadual, vigorará até 5 de maio.

O decreto trata sobre medidas para prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus. O Decreto 132/20 é de 03 de abril.

Entre as novidades do decreto estão zelar para que todas as pessoas, presentes nos estabelecimentos comerciais, incluindo, funcionários e público externo, usem máscaras durante o horário de funcionamento externo e interno do estabelecimento, independentemente de estarem em contato direto ou não com o público.

Poderão ser usadas máscaras de confecção caseira, conforme as orientações do Ministério da Saúde e os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde.

O uso de máscaras também é recomendado para quem, durante a pandemia, precisar sair de suas residências, principalmente quando estiverem em espaço e locais públicos, dentro de transporte coletivo ou em estabelecimentos em funcionamento.

Entre outras medidas, os comércios que estão funcionando como serviço essencial devem observar a capacidade máxima de 1 (uma) pessoa a cada 9 (nove) m² (metros quadrados) considerando a área total disponível para a circulação e o número de funcionários e clientes presentes no local.

As pessoas nestes locais devem manter o distanciamento de 1,5 metros (um metro e meio) entre as pessoas, incluindo clientes e funcionários, inclusive com a organização de filas do lado de fora do estabelecimento, se necessário, para controlar a entrada das pessoas de acordo com o número máximo permitido.

Outra responsabilidade das empresas é a de realizar a demarcação do posicionamento das pessoas na nas filas, considerando também o distanciamento entre os atendentes dos caixas e balcões.

Também devem definir um acesso único para entrada e para saída, de forma a controlar o número de pessoas presentes no interior do estabelecimento e organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas, quando o estabelecimento possuir um único acesso.

Leia o Decreto 132/20

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Planejamento 19/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Governo Municipal de Várzea Alegre cria Gabinete de Crise contra o coronavírus

O Governo de Várzea Alegre, por meio do prefeito Zé Helder, debateu com setores da sociedade a formação de um Gabinete de Crise como fonte consultiva para identificação, análise e eliminação ou mitigação dos perigos e dos riscos impostos pelo novo coronavírus.

A reunião virtual ocorreu nesse sábado, 18 de abril de 2020. Além do prefeito, participaram o vereador Alan Salviano, Mazé Cavalcante - Presidente da CDL de Várzea Alegre, Ivo Leal - Secretário de Saúde, Laura Maria - Secretária de Assistência Social, Dra. Ellen Costa - Procuradora Geral do município e Batista Junior- Chefe de Gabinete do Prefeito.

A iniciativa do prefeito é para que neste momento de dificuldade diante da pandemia do novo coronavírus, o Gabinete de Crise atue como setor consultivo, avaliador e opinativo para debater, analisar e sugerir medidas que possam ser tomadas para controlar a propagação do vírus, mas também oferecer regras de controle e funcionamento do comércio considerado essencial no decreto do Governo do Estado.

Zé Helder disse que o Governo Municipal convidará para participar do Gabinete de Crise representantes do Hospital São Raimundo, da Polícia Militar e do Ministério Público.

"Assim as decisões oriundas do Gabinete de Crise conterão maior representatividade dos setores importantes para resguardar o município nesse momento tão complicado", disse o Prefeito.

Segundo informações de Zé Helder, o Gabinete de Crise será formalizado até segunda-feira, 20, por meio de decreto do Poder Executivo e em seguida terá suas reuniões que serão virtuais.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Planejamento 19/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Covid-19: Prefeito Zé Helder se reuniu com representantes da CDL para tratar de demandas do comércio

O prefeito, Zé Helder (MDB), atendendo a direção da CDL de Várzea Alegre, se reuniu na noite dessa sexta-feira, 17, com Mazé Cavalcante e Fernando Cavalcante, presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente.

O objetivo da reunião, que aconteceu na sede da CDL, no bairro Zezinho Costa, foi debater alternativas para o funcionamento do comércio da cidade neste período de pandemia.

A presidente da CDL entregou ao prefeito um abaixo-assinado, no qual parte dos empresários pede a reabertura do comércio.

Mazé Cavalcante disse que o abaixo-assinado é para que o prefeito faça uma análise técnica da situação do comércio local. Ela disse que, na reunião houve entendimento da necessidade de compreender e aguardar para que essa fase delicada da pandemia passe.

Mazé disse que as ideias em análise tratam da organização do comércio, para que, dentro do que for determinado pelas autoridades de saúde, as empresas sejam abertas com novas ideias e mais fortes.

Também foi aventada a criação de um comitê de combate ao Coronavírus para discutir medidas e atitudes que serão tomadas para melhorar o comércio e a saúde, sempre com foco na população.

Mazé ressaltou que a CDL aguarda a avaliação do governador Camilo Santana sobre o decreto, que essas orientações serão atendidas e destacou que o momento requer de todos prudência e bom senso. Ela reforçou aos lojistas que a CDL prossegue buscando alternativas para as empresas, mesmo que as alternativas sejam sobre criação de plataformas, informações, divulgação das lojas. "Tudo é uma forma de ajudar nesse processo", disse.

O prefeito disse que estava devedor ao comércio por não ter se manifestado sobre o assunto antes diante do decreto estadual de restrições para alguns segmentos comerciais.

Zé Helder pontuou as dificuldades enfrentadas pela saúde pública, mas também de outros setores em consequência da pandemia do coronavírus. Ele destacou o compromisso que sempre teve na causa do fortalecimento do comércio e da economia do município, com mais empregos e com a atração novas empresas.

O prefeito destacou que os comerciantes são parceiros nesse fortalecimento da economia local. "A minha atenção por vocês é enorme e tudo o que estiver ao meu alcance, eu farei", disse.

Para ampliar a luta contra a pandemia, o prefeito disse que a gestão municipal criou um comitê de crise com representantes de diversos segmentos da sociedade. "Esse comitê é formado por representantes de diversos setores para avaliarmos e decidirmos juntos as ações que serão tomadas contra o coronavírus na próxima semana", disse.

Zé Helder disse que o decreto emitido pelo governador termina no dia 20 de abril, quando será avaliada a sua prorrogação ou não, mas que, caso seja prorrogado, espera que o governador seja mais flexível com alguns setores comerciais.

Diante da ação do governador com relação ao decreto é que o governo municipal avaliará também as suas ações.

Zé Helder citou algumas medidas já tomadas, como o adiamento dos pagamentos de alvarás de funcionamento e falou que a economia de Várzea Alegre estará muito fortalecida nos próximos quatro meses. "Ao abrirmos nossos comércios no futuro, haverá uma grande movimentação financeira, através da injeção de recursos financeiros dos benefícios liberados pelo Governo Federal", disse.

O prefeito afirmou que não é fácil o momento e pediu a todos mais um pouco de paciência e de compreensão. Ele destacou que quando se trata de perdas de vidas humanas, o mais prudente é recuar para tomar as decisões em defesa da vida. "Esse momento é tão delicado que às vezes a gente não sabe a medida e a atitude correta a se tomar, porque quando mexe com a possibilidade de perder vidas, seres humanos, a gente recua e fica, às vezes, de mãos atadas, sem saber qual a atitude melhor a ser tomada, a ser seguida. Mas Deus dará a nós, sabedoria necessária para a gente vencer essa crise", disse.

No dia 19 de março, Camilo Santana emitiu decreto promovendo o isolamento social permitindo ao comércio funcionamento parcial, com permissão para funcionar empresas consideradas serviços essenciais. No dia 04 de abril o governador prorrogou o decreto para o dia 20 de abril e analisa estender o decreto até 4 de maio.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FJoseHelder15%2Fvideos%2F2854794424616814%2F&show_text=0&width=560" width="560" height="373" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allowFullScreen="true"></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 09/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Várzea Alegre tem primeiro caso confirmado da doença

Várzea Alegre registrou na tarde desta quinta-feira, 09, o primeiro caso da covid-19, doença provocada pelo coronavírus. A informação foi dada à população pelo prefeito, Zé Helder, e pelo secretário de Saúde, Ivo Leal.

De acordo com a divulgação em rede social, Ivo Leal, disse que o caso confirmado de Várzea Alegre é de uma criança residente na sede urbana do município e que tem menos de 2 anos de idade.

Ivo Leal destacou que a família da criança foi comunicada e que todos os cuidados estão sendo tomados para que a criança se recupere da doença. Ele disse que a criança está bem.

Zé Helder disse que a criança diagnosticada com a covid-19 apresentou sinais leves da doença, foi atendida no Hospital São Raimundo e recebia tratamento domiciliar.

Oficialmente, Várzea Alegre tem 7 casos em investigação (aguardando resultados), 5 casos negativos e 1 caso confirmado. São 40 pessoas cumprindo tratamento domiciliar.

Idosa

Sobre a informação de um caso suspeito para a covid-19, de uma idosa de 96 anos, que faleceu, o prefeito falou que ainda não há confirmação oficial da área de saúde e aguarda o resultado do exame feita nela.

Ele disse que a idosa era residente na zona rural de Várzea Alegre, que deu entrada no hospital com suspeita do coronavírus pois tinha tosse, sintomas de gripe, dispneia (dificuldade em respirar) e estava com a saturação abaixo de 95.

O prefeito comentou que a essa senhora foi dado o tratamento adequado e que com o óbito dela, a família seguiu as orientações com a presença de poucas pessoas no velório e no sepultamento.

Era esperado

Zé Helder disse que a confirmação para covid-19 em Várzea Alegre era esperada e que isso aumenta o compromisso de todos para evitar aglomeração, respeitar a quarentena e manter os cuidados com a higiene. "A gente tá iniciando agora uma trajetória que requer muito mais responsabilidade. Nossa preocupação aumenta, principalmente com os idosos", disse.

O prefeito disse que na próxima semana, o governo distribuirá máscaras para a população e que essa é uma forma de proteção. As máscaras poderão ser reutilizadas, desde que, após usadas, sejam lavadas da forma correta.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 01/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre tem 3 pacientes testados negativos para a Covid-19

Em Várzea Alegre, três casos suspeitos para coronavírus testaram negativos. A informação foi repassada nesta tarde de terça-feira, 31 de março, pelo secretário de Saúde, Ivo Leal.

Com esses resultados, Várzea Alegre segue com três casos suspeitos, sendo que um caso em tratamento hospitalar e dois pacientes com tratamento domiciliar.

De acordo com Ivo Leal, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará - Lacen, depois de cobranças das autoridades dos municípios cearenses, agilizou a entrega dos resultados.

Na live de ontem à noite pelo Facebook, o prefeito pediu a população para não relaxar em relação às recomendações de isolamento social e de higiene para evitar contaminação pela doença.

Economia e isolamento social

Zé Helder é favorável à decisão do governador cearense, Camilo Santana, que prorrogou por mais 7 dias, o decreto que regula o funcionamento de estabelecimentos comerciais, com fechamento de empresas como lojas, bares e restaurantes, e permite o funcionamento de empresas de serviços essenciais como farmácias e comércios de alimentos.

Ele disse que compreende as necessidades de produção e do trabalho, mas essa fase de isolamento social é fundamental para frear as contaminações pelo coronavírus.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

#Saúde 25/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Zé Helder incentiva o isolamento social para conter o Coronavírus

Pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, divulgado no início da noite desta quarta-feira, 25 de março, Várzea Alegre continua sem registros de casos de coronavírus confirmados.

A informação foi confirmada pelo prefeito Zé Helder (MDB) e pelo secretário de Saúde, Ivo Leal, no início da noite de hoje em vídeo publicado nas redes sociais.

O município conta com dois casos suspeitos e já encaminhados para exames no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública. O primeiro caso, de um jovem de 22 anos, foi identificado como suspeito no dia 18 de março e o segundo, o de uma mulher, no dia 24 de março.

Crescimento lento

Zé Helder avaliou os números do coronavírus no estado, que tem 211 pessoas contaminadas. Fortaleza concentra 196 casos e é o epicentro da doença no Ceará. Só hoje foram confirmados 26 novos casos em todo o estado. Entre terça e quarta, o crescimento foi de 14%.

O prefeito acredita que as medidas tomadas pela gestão Camilo Santana, impostas por decreto com a implantação de quarentena, vem dando resultados e a curva de crescimento do coronavírus está nas expectativas das autoridades de saúde.

Zé Helder voltou a incentivar a população a manter o isolamento social, ficando em casa, classificando a medida como fundamental para os resultados de controle da expansão do coronavírus.

Campanha contra gripe

O prefeito informou que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, foi adiada no município para a partir de 1º de abril. No Brasil, a campanha teve início na segunda-feira, 23 de março.

Zé Helder disse que a prioridade é vacinar primeiro os idosos a partir dos 60 anos de idade. Os idosos a partir de 80 anos de idade serão vacinados em suas casas.

Segundo Zé Helder, as estratégias foram montadas para evitar aglomeração e possíveis contaminações de idosos pelo coronavírus. Os idosos fazem parte do grupo de risco para a covid-19.

O município foi dividido em áreas e microáreas de saúde para garantir a eficiência da cobertura vacinal com atenção especial das equipes do Programa Saúde da Família - PSF.

Dengue

O prefeito alertou a população para combater a dengue. Segundo ele, a Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes de Endemias, identificou foco positivo para aedes aegypti na cidade.

Ele pediu que a população faça as ações preventivas à dengue, verificando os locais com água parada, os quintais, terrenos baldios, entre outras medidas essenciais para impedir a proliferação da dengue.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/x7cbBWVPCq4" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Miguel Marcelo

#Saúde 23/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Várzea Alegre monta barreiras sanitárias para conter avanço do coronavírus

Visando controlar o fluxo de pessoas e barrar a propagação do coronavírus neste período de quarentena, uma das ações estratégicas do Governo de Várzea Alegre foi montar barreiras sanitárias nas três entradas da cidade.

As barreiras, que operam desde o início desta tarde, funcionam com atuação de equipes formadas por profissionais de saúde, Agentes de vigilância em Saúde, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Civil.

As pessoas que entrarem na cidade serão abordadas e responderão a um questionários sobre destino da viagem e os viajantes que se destinam a cidades como Iguatu, Lavras da Mangabeira, para o estada da Paraíba ou que sigam qualquer destino e que tenham que passar pelas estradas que cortam Várzea Alegre, serão acompanhadas até as saídas da cidade por equipes do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito ou da PM.

O prefeito Zé Helder (MDB) disse que essas medidas são fundamentais para conter o avanço do coronavírus. Ele orientou os moradores dos distritos de Várzea Alegre a permanecerem em suas localidades e em casa, informando que as equipes do Programa Saúde da Família estão funcionando e orientadas para atender e fazer os devidos encaminhamentos de saúde.

Citando fontes de saúde, o prefeito disse que essa semana é quando pode acontecer o maior número de infecções, alertando que o isolamento social poderá frear o avanço do coronavírus e evitar a super lotação do sistema de saúde.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Leandro Correia

#Saúde 21/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reunião com direção do Hospital, Governo Municipal define estratégias de combate ao Coronavírus

O prefeito Zé Helder, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, o secretário de Saúde, Ivo Leal e equipe técnica, e o chefe de Gabinete, Dr. Batista Jr, se reuniram nesta manhã de sábado, 21, com a direção do Hospital São Raimundo Nonato.

O assunto da reunião foi o fluxograma de atendimento de pacientes diante da pandemia do Coronavírus, definindo como serão as avaliações nos PSFs e os encaminhamentos, dependendo do quadro do paciente, para tratamento domiciliar ou hospitalar.

Pacientes com sintomas de gripe comum - com coriza, febre alta e dor de garganta, por exemplo, podem ser tratados em suas casas. Já pessoas com quadros agravantes, que além dos sintomas da gripe comum, apresentem dores pelo corpo, febre, falta de ar e alguns casos, diarreia, que são sintomas sugestivos para Coronavírus, deverão ser encaminhados para o hospital, que já tem área reservada para isolamento e acompanhamento desses pacientes.

O prefeito disse que há quatro leitos reservados para acompanhamento da Covid-19, e caso haja necessidade, essa área de isolamento do hospital poderá ser ampliada.

Estrutura do CAIS

Pelo planejamento, num cenário extremo, que é esperado que não aconteça com as medidas de isolamento que estão sendo tomadas, o prefeito disse que a unidade de Saúde do Centro de Assistência Integral à Saúde - CAIS, na Rua Figueiredo Correia, será utilizada para atender a população.

Equipe volante

Zé Helder anunciou que como estratégia foi criada uma equipe de saúde volante, composta por médico e enfermeira para orientar, via telefone, as famílias, e caso haja necessidade de atendimento, a equipe irá em domicílio.

Segundo Ivo Leal, também foi anunciado a continuidade das ações educativas de prevenção por meio das redes sociais e carros de som pelas ruas da cidade.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

#Saúde 20/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
www.varzeaalegre.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 12:00:30