Notícias

#Agricultura | 09 DE NOVEMBRO DE 2017

Com apoio técnico, agricultor consegue produzir em plena seca


O Secretário de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre, Cícero Izidório, os técnicos João Alves e Marcondes Saldanha, visitaram nesta terça-feira, 8, plantações de milho, feijão, tomate e jerimum, no sítio Bom Jesus, distrito de Canindezinho, numa terra cultivada pelo agricultor José Alves, mais conhecido por Zé Bibil.
A vontade de produzir é um contraste à seca que ataca a região há seis anos. O verde, a fartura e qualidade da produção mostram um sertão de possibilidades. As plantações de Ze Bibil são exemplos.
Segundo informações da secretaria de Desenvolvimento Agrário, Zé Bibil investiu numa tecnologia simples, barata, acessível que é a irrigação localizada por gotejamento. Cícero Izidório destacou o contraste do cinza da seca com verde da plantação. "O verde do milharal, feijão, abóbora e tomate se espalha na pequena área de terra de um pouco mais de um hectare em contraste com a caatinga seca e cinza ao redor", disse.
A máxima que afirma que quem planta colhe se confirma com o agricultor Zé Bibil. Desse pequeno pedação de terra ele deverá colher mais de quatro mil quilos de jerimum, cerca de dez sacas de feijão por tarefa e ainda muito milho e tomate.
Zé Bibil falou que, além da dificuldade da água, ele enfrentava problemas com pragas e manejo, porém, com a graça de Deus e o acompanhamento dos técnicos da secretaria de Desenvolvimento Agrário, sua produção dará mais do que esperava.
Segundo Cícero Izidório, o que se vê na propriedade é um típico modelo de agricultura familiar do sertão cearense.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, tem se preocupado, mesmo em meio à crise, em incentivar e fortalecer a agricultura familiar no município. "O trabalho do homem do campo é fantástico. Mesmo diante de pouca terra, pouca água, porém, muita coragem de trabalhar e aberto a receber orientações técnicas, consegue ser exemplo e produzir em pleno sertão. Essas experiências de sucesso serão levadas para outros agricultores", destaca.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 17 DE JANEIRO DE 2018

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre participa durante esta semana, em parceria com a Ematerce, da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.O Hora de Plantar distribuirá em Várzea Alegre, aos 1.200 agricul [...]

#Agricultura | 08 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores familiares colhendo algodão. Essa cena não foi gravada entre as décadas de 70 e 80, quando o algodão era produção abundante no Ceará e em Várzea Alegre.

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, comemorou os resultados da evolução da agropecuária do Ceará, especialmente da produção de leite, que refletiu crescimento no PIB do setor no Estado

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

Os campos experimentais de algodão herbáceo em Várzea Alegre foram plantados a partir da parceria entre a Prefeitura, a Embrapa Algodão e UFCA - Universidade Federal do Cariri.

#Agricultura | 20 DE DEZEMBRO DE 2017

A prefeitura de Várzea Alegre, com o prefeito Zé Helder (PMDB) através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, realizou de 13 a 18 de dezembro 2017, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a entrega de boletos do programa garantia [...]

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS