Notícias

Com medidas adotadas Prefeitura economiza água e dinheiro público

Data: 09 de novembro de 2017

O Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, no momento de crise hídrica, seguindo planejamento, vem economizando água adotando várias medidas, entre estas, o corte de água da Cagece de algumas praças públicas e redução do consumo em prédios públicos.

Segundo Lucas Lívio Gerente de Núcleo de Meio Ambiente, com as medidas adotadas são economizados mensalmente em torno de 1.500m³ no consumo de água sob responsabilidade do Município.

Essa economia foi feita com a contensão de vazamentos existentes em todos os pontos de consumo de água do município, por exemplo: na Creche Antônio Celeste do Riachinho, Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu do Juremal e Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro.

Outra medida foi o cancelamento de dezesseis pontos de consumo de água. Alguns em prédios desativados, tendo como exemplo o prédio onde funcionou a Farmácia Pública, na Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, e outros como as praças públicas. Para manter água nas praças, a Prefeitura utiliza fontes alternativas com o abastecimento com água de cacimbões ou de poços profundos.

Segundo Lucas Lívio, pode ser apresentado como modelo o Parque Cívico São Raimundo Nonato, onde foram desligados cinco pontos da Cagece e a regagem das plantas passou a ser feita com a água da própria lagoa.

Em locais como a rodoviária, mercado público e outros que funcionam com boxes cedidos pela Prefeitura, a medida que está sendo implementada é a individualização do consumo.

Também estão sendo tomadas medidas de conscientização com reuniões nas escolas, com zeladores das praças públicas e em outras repartições públicas para diminuir ainda mais o consumo de água.

Todas essas medidas também refletem nos cofres públicos com significativa economia de recursos financeiros, sendo economizado mensalmente com consumo de água cerca de R$ 12.000,00. Antes a conta que a Prefeitura pagava à Cagece somava em torno de R$ 23.000,00.

Alguns pontos, como dique da garagem pública, onde é lavada a frota de veículos da Prefeitura, o Governo Municipal vem procurando alternativa para manter os carros limpos, que é uma necessidade, também economizando água.

Comitê

De olho no abastecimento de água da cidade, visando atravessar o período de estiagem, e até chegar a quadra invernosa de 2019, foi criado o Comitê Municipal de Contingência e Convivência com a Seca. O objetivo é acompanhar as condições de reservas do açude Deputado Luiz Otacílio Correia, evitando o desabastecimento de água da população varzealegrense.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS