Notícias

#Melhoria | 09 DE NOVEMBRO DE 2017

Com medidas adotadas Prefeitura economiza água e dinheiro público


O Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, no momento de crise hídrica, seguindo planejamento, vem economizando água adotando várias medidas, entre estas, o corte de água da Cagece de algumas praças públicas e redução do consumo em prédios públicos.
Segundo Lucas Lívio - Gerente de Núcleo de Meio Ambiente, com as medidas adotadas são economizados mensalmente em torno de 1.500m³ no consumo de água sob responsabilidade do Município.
Essa economia foi feita com a contensão de vazamentos existentes em todos os pontos de consumo de água do município, por exemplo: na Creche Antônio Celeste - do Riachinho, Praça Sanfoneiro Chico de Amadeu - do Juremal e Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro.
Outra medida foi o cancelamento de dezesseis pontos de consumo de água. Alguns em prédios desativados, tendo como exemplo o prédio onde funcionou a Farmácia Pública, na Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, e outros como as praças públicas. Para manter água nas praças, a Prefeitura utiliza fontes alternativas com o abastecimento com água de cacimbões ou de poços profundos.
Segundo Lucas Lívio, pode ser apresentado como modelo o Parque Cívico São Raimundo Nonato, onde foram desligados cinco pontos da Cagece e a regagem das plantas passou a ser feita com a água da própria lagoa.
Em locais como a rodoviária, mercado público e outros que funcionam com boxes cedidos pela Prefeitura, a medida que está sendo implementada é a individualização do consumo.
Também estão sendo tomadas medidas de conscientização com reuniões nas escolas, com zeladores das praças públicas e em outras repartições públicas para diminuir ainda mais o consumo de água.
Todas essas medidas também refletem nos cofres públicos com significativa economia de recursos financeiros, sendo economizado mensalmente com consumo de água cerca de R$ 12.000,00. Antes a conta que a Prefeitura pagava à Cagece somava em torno de R$ 23.000,00.
Alguns pontos, como dique da garagem pública, onde é lavada a frota de veículos da Prefeitura, o Governo Municipal vem procurando alternativa para manter os carros limpos, que é uma necessidade, também economizando água.
Comitê
De olho no abastecimento de água da cidade, visando atravessar o período de estiagem, e até chegar a quadra invernosa de 2019, foi criado o Comitê Municipal de Contingência e Convivência com a Seca. O objetivo é acompanhar as condições de reservas do açude Deputado Luiz Otacílio Correia, evitando o desabastecimento de água da população varzealegrense.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Melhoria | 13 DE NOVEMBRO DE 2017

Neste domingo, 12, a secretaria de Infraestrutura, do Governo de Várzea Alegre, atendendo reivindicação de moradores do bairro Grossos, desmanchou pontos de barramentos do Riacho do Machado, que afetavam aquela área da cidade.Esses barramentos, segundo os moradores, repre [...]

#Melhoria | 07 DE NOVEMBRO DE 2017

O Governo de Várzea Alegre, segundo o secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, esteve no bairro Grossos, nesta terça-feira, 07, com a sequência do programa Cidade Limpa e Iluminada, com a instalação de luminárias. De acordo com ele foram insta [...]

#Melhoria | 29 DE SETEMBRO DE 2017

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), esteve na tarde desta quinta-feira, 28, na superintendência do Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, aqui no Ceará, onde tratou com o superintendente, Diógenes José Tavares Linhares, e co [...]

#Melhoria | 24 DE AGOSTO DE 2017

O Governo de Várzea Alegre vem recuperando os prédios públicos que estavam sem manutenção. Assim como Terminal Rodoviário Dr. José Iran Costa, o Mercado Central Josué Alves Diniz e escolas e praças públicas, a Prefeitura da cidade [...]

#Melhoria | 19 DE AGOSTO DE 2017

Várzea Alegre receberá na lagoa, mais precisamente no Parque Cívico São Raimundo Nonato, um letreiro em homenagem à cidade. O letreiro, com o nome da cidade, mede 2 metros de altura com 7,80 metros de comprimento, tendo do lado esquerdo, uma estrutura metáli [...]

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS