Notícias

#Município | 28 DE DEZEMBRO DE 2017

Centenário de Joaquim Diniz - Prefeito afirma que empresário foi um homem de visão de futuro


O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), participará nesta quinta-feira, 28, das celebrações e que comemoraram o Centenário de Nascimento de Joaquim Afonso Diniz.
O prefeito classificou o cidadão, empresário e político Joaquim Diniz como um homem experiente e de visão de futuro que que garantiu a Várzea Alegre juntamente com sua família, um período de grande desenvolvimento a partir do beneficiamento de algodão através da Usina Diniz. "Várzea Alegre teve na década de 1950 a 1960, ápice da produção de algodão no estado do Ceará, um dos maiores centros de distribuição do ouro branco a partir da Usina Diniz, da qual Joaquim Diniz foi administrador. Admiro o fato de Joaquim Diniz, mesmo quando o algodão foi, infelizmente, dizimado pela praga do bicudo, mantido a sua atenção com a Usina Diniz", disse.

Joaquim Diniz
Nascido no extado 28 de dezembro de 1917, Joaquim Afonso Diniz, foi um empresário e político varzealegrense de destacada atuação. Ele faleceu no dia 21 de maio de 2006, vítima de insuficiência respiratória, aos 89 anos.

Joaquim Afonso Diniz era filho do empresário do ramo de beneficiamento de algodão e ex-prefeito de Várzea Alegre, Josué Alves Diniz e da dona de casa Maria Amélia da Silva. Um dos empreendimentos da família era a Usina Diniz, fundada na década de 1930, que teve auge entre os anos de 1950 e 1970.

Com o falecimento de Josué Diniz, no ano de 1976, vítima de um câncer de próstata, Joaquim Diniz assumiu a administração da Usina juntamente com seu irmão Luiz Diniz. Luiz Diniz faleceu em 1996, vítima de Acidente Vascular Cerebral e Joaquim Diniz continuou com o empreendimento, que já não tinha forças comerciais devido à praga do bicudo que castigou e dizimou a cultura do algodão desde os anos 1980.

Forte e determinado, Joaquim Diniz viu as atividades da Usina pararem, mas, continuou com um escritório representando a empresa até 2006, ano de seu falecimento. A Usina Diniz foi demolida em 2013.

Ele também gostava de carros e entre as década de 60 e 70, chegou ser presidente da SOAUTOS, uma revendedora de veículos da marca Chrysler, em Fortaleza, do grupo empresarial da família.

Na política, Joaquim Diniz atuou por muito tempo nos bastidores, seguindo orientações do pai, Josué Diniz. Mas, a sua rotina de trabalho, o carisma e o seu tino desenvolvimentista chamaram a atenção de muitas lideranças políticas. Fato é que em 17 de novembro de 1945 foi nomeado para exercer o cargo de prefeito de Várzea Alegre, por ordem do Interventor do Estado do Ceará, cargo que ocupou até 3 de maio de 1946.

Também foi vereador por duas legislaturas pela UDN - União Democrática Nacional - 1951 a 1955 e de 1955 a 1959.

No ano de 1982 o lançaram candidato a prefeito, para disputar com o médico Dr. José Iran Costa. Joaquim Diniz perdeu o pleito eleitoral, mas saiu vitorioso por ter contribuído com a democracia e com a política de Várzea Alegre.

Na vida familiar, Joaquim Diniz foi um cidadão exemplar. Casado com Balbina Menezes Diniz, por 65 anos, formou família com os filhos Ruben, Amélia, Dayse e Maria Eunice. O casal e a família são conhecidos pela elegância e fino trato com as pessoas.

Para marcar as celebrações pelo Centenário de Nascimento de Joaquim Afonso Diniz, nesta quinta-feira, 28, será celebrada uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Riachinho, às 19h00 horas.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Município | 14 DE JANEIRO DE 2018

Na manhã deste sábado, 13, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), participou do sorteio da premiação da campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Alegre - CDL, no Polo de Lazer Antônio Alves Costa.

#Município | 14 DE DEZEMBRO DE 2017

O Governo de Várzea Alegre, administrado pelo prefeito Zé Helder (PMDB) e pelo vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, conseguiu se destacar no nível de transparência pública.De acordo com avaliação anual do Tribunal de Contas do Estado do Cear&aacut [...]

#Município | 28 DE OUTUBRO DE 2017

O prefeito Zé Helder (PMDB), esteve no Cartório Lavor Norões de Notas e Ofícios desta Comarca, para receber oficialmente a doação de um terreno ao Município, feita pelo empresário José Gonçalves (Zé de Zaqueu), para constru [...]

#Município | 18 DE JULHO DE 2017

Na última sexta-feira, 14, os secretários municipais de Desenvolvimento Agrário e de Meio Ambiente, Cícero Izidório e J. Marcilio, com George Inácio - Coordenador Municipal da Defesa Civil, fizeram uma inspeção no espelho de água do a&cc [...]

#Município | 30 DE JUNHO DE 2017

O Governo de Várzea Alegre vem corrigindo distorções administrativas deixadas pela gestão anterior. Uma dessas correções é o compromisso assumido pela administração atual com 24 pessoas que se submeteram a concurso público realiza [...]

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS