Notícias

#Agricultura | 09 DE FEVEREIRO DE 2018

Governo de Várzea Alegre distribui gratuitamente sementes de algodão para agricultores


Na manhã da última quarta-feira, 07, foi realizada a distribuição de sementes de algodão para os agricultores inscritos no projeto Ouro Branco de revitalização da cotonicultura em Várzea Alegre e na região.
O governo municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, distribuiu 440 quilos de sementes de algodão herbáceo BRS aroeira, colhidas nas propriedades dos agricultores familiares Arimatéia de Oliveira e Fernando Gil, que participam do projeto com campos experimentais em suas respectivas propriedades, no distrito de Canindezinho.
O prefeito Zé Helder (MDB), participou do evento e destacou que em momentos de crise é que os gestores conseguem encontrar alternativas para alcançar o desenvolvimento. Para ele a revitalização do algodão é sem dúvidas um dos caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar. "Por isso estamos adquirindo as sementes e distribuindo de forma gratuita como forma de incentivo para os nossos agricultores", disse.
Para Cícero Izidório - Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, a entrega de sementes é a concretização desta primeira parte do projeto que teve início em outubro com o plantio das unidades pilotos.
Segundo o secretário os 440 quilos de sementes irão atender a 45 agricultores com a expectativa do plantio de quase 40 hectares.
O projeto Ouro Branco também tem objetivo de incentivar o plantio na região. Os municípios de Granjeiro, Altaneira, Acopiara, Icó, dentre outros, já estão providenciando a aquisição das sementes para distribuir aos seus agricultores.
Evilário José de Souza - gerente da EMATERCE local, reafirmou a parceria na assistência técnica aos agricultores, falou da importância dos parceiros neste importante projeto como o Gildo Araújo da EMBRAPA, Sebastião Cavalcante da UFCA, e instituições como Sindicatos, FIEC, FAMUVA e Secretaria de Meio Ambiente.
Participaram do Evento o prefeito Zé Helder ao lado dos secretários Cícero Izidório (Agricultura), e J. Marcílio (Meio Ambiente), o prefeito da cidade de Granjeiro João Gregório, o coordenador de Esportes Cicero Sousa, o Gerente da EMATERCE Evilário José, João Alves vice - presidente da FUMUVA, os técnicos da secretaria Estêvão Silva, Everaldo Custódio, Marcondes Saldanha, o secretário de Agricultura de Granjeiro Damião Marques e assessores.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Agricultura | 01 DE FEVEREIRO DE 2018

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) esteve acompanhando a colheita de algodão do campo experimental plantado no distrito de Canindezinho, na propriedade do produtor rural Fernando Gil. Estiveram com o prefeito os secretários Cícero Izidório (secret& [...]

#Agricultura | 17 DE JANEIRO DE 2018

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre participa durante esta semana, em parceria com a Ematerce, da entrega de sementes do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.O Hora de Plantar distribuirá em Várzea Alegre, aos 1.200 agricul [...]

#Agricultura | 08 DE JANEIRO DE 2018

Agricultores familiares colhendo algodão. Essa cena não foi gravada entre as décadas de 70 e 80, quando o algodão era produção abundante no Ceará e em Várzea Alegre.

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, comemorou os resultados da evolução da agropecuária do Ceará, especialmente da produção de leite, que refletiu crescimento no PIB do setor no Estado

#Agricultura | 07 DE JANEIRO DE 2018

Os campos experimentais de algodão herbáceo em Várzea Alegre foram plantados a partir da parceria entre a Prefeitura, a Embrapa Algodão e UFCA - Universidade Federal do Cariri.

Governo de Várzea Alegre

LOCALIZAÇÃO

 RUA DEP. LUIZ OTACÍLIO CORREIA , nº 153 CENTRO

 (88) 3541-1337

 gabinete@varzeaalegre.ce.gov.br

REDES SOCIAIS