NOTÍCIAS

04-AUG-2022

UNICEF: Primeira-dama Sônia Fortaleza e a Secretária de Educação Angela Bernardino falam do desafio de trazer as criança

#Educação POR EVANILDO 04 DE AGOSTO DE 2022

Com relação às crianças que estão fora da escola, em 183 municípios do estado do Ceará, das quais 75 são de Várzea Alegre, sendo 12 na rede municipal e 63 na rede estadual, de acordo com levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), está havendo uma mobilização para que essas crianças retomem o caminho da sala de aula.

A primeira-dama de Várzea Alegre, Sônia Fortaleza, que é presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), instituição que implementa o Selo Unicef no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, disse que os dados de 2019 indicam um total de 15.102 crianças e adolescentes que estavam sem frequentar a escola, porque, desse total, 3.705 crianças já foram recuperadas para as salas de aula. Agora restam recuperar 11.397.

Para montar estratégia, por meio do programa de Busca Ativa Escolar, foi realizado o "Encontro pela Educação no Selo UNICEF - Fortalecendo políticas públicas para crianças", para apoiar as prefeituras a assegurar os direitos de meninas e meninos, no Praia Centro Hotel Fortaleza / Fábrica de Negócios. "Foram dois dias de estratégias com os municípios, para que através do Busca Ativa Escolar, a gente possa buscar alternativa de trazer essas crianças para o ambiente escolar", disse.

De acordo com Sônia Fortaleza, a proposta é buscar pelo menos 40% das 11.397 crianças que estão foram da escola, mas que não estão satisfeitos com esse número e que o objetivo é recuperar para o ambiente escolar 100% desse público. "Não é uma tarefa fácil, mas eu percebi que os municípios estão muito dedicados e envolvidos nessa causa", declarou.

Angela Bernardino - Secretária de Educação de Várzea Alegre, relembrou que esses dados estão baseados no censo de 2019, e que ainda no contexto escolar, houve um intervalo pandêmico em 2020 e 2021, que impôs sofrimento à educação, com aulas não presenciais. "Aí tivemos que nos reinventar no processo ensino-aprendizagem. E aí também, hoje, ainda, a gente não tem a estatística desse intervalo de 2020 e de 2021. Mas, já pensando exatamente nos desafios que a gente tem que enfrentar, com relação a essa questão de que o nosso aluno deve permanecer na escola e permanecer com sucesso, a APDMCE, que é representada pela nossa primeira-dama, Sônia Fortaleza, e o UNICEFE promoveram um encontro, com todos os municípios cearenses, para tratar dessa questão", disse.

Segundo Angela Bernardino, a Secretaria de Educação de Várzea Alegre, participou do encontro representada pela Secretária Adjunta da Educação, Liduina de Sousa, e pela coordenadora do Programa Busca Ativa, Tereza de Jesus.

Angela explicou que o conceito técnico de abandono é diferente de evasão. "Abandono quer dizer que o aluno deixou a escola num ano, mas ele retorna no ano seguinte; e evasão significa que o aluno sai da escola e não volta mais para o sistema. Esses dados de 2019, a Escola Dr. Dário, na época tinha 6 alunos, a Escola Figueiredo Correia - 1 aluno, a Escola Manoel Salvador - Canindezinho - 1 aluno, e a Escola Maria Anézia, que na época tinha 4 alunos. Aí, assim, mesmo, diante desse contexto, desse número de alunos, pelo menos da rede municipal, temos 12 alunos nessa situação, ainda assim, Várzea Alegre conseguiu se sobressair perante todo o trabalho que é feito, registrado, comprovado, ganhar o selo Unicef", destacou.

Angela disse que a Educação tem esse grande desafio de trabalhar com duas frentes: trazer as crianças que estão fora da escola para sala de aula; e criar condições estratégicas para que elas permaneçam na escola, aprendendo e com sucesso. "Não basta trazer, é preciso que haja permanência e aprendizagem", disse.

Ela disse que a equipe da Secretaria de Educação de Várzea Alegre está de plantão, junto com a Assistência Social, com o Conselho Tutelar para vencer ou pelo menos minimizar esse desafio. "Fora da escola, não pode", disse ela.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 3 dia(s)

Setor de Identificação amplia emissão de Carteira de Identidade na Festa de Agosto

O setor de Identificação, da Prefeitura de Várzea Alegre, ampliará o número de expedição d [...]

#Esporte Há 4 dia(s)

Atletas de Taekwondo de Várzea Alegre participam dos Jogos Escolares etapa estadual

O secretário de Esportes e Lazer de Várzea Alegre, Cícero Sousa, participou na noite desta [...]

#MeioAmbiente Há 5 dia(s)

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre participa de evento sobre Logística Reversa

O secretário de Meio Ambiente, do Governo de Várzea Alegre, J. Marcílio, representou o mun [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Meio Ambiente: Governo de Várzea Alegre instala PEV's em pontos estratégicos

Com o objetivo de estruturar ainda mais a coleta seletiva no município de Várzea Alegre, o [...]

#Educação Há 7 dia(s)

Lançado em Várzea Alegre o Projeto "Eu sou Cidadão - Amigos da Leitura"

Nesta segunda-feira, 8 de agosto, a primeira-dama, Sônia Fortaleza, juntamente com a secre [...]

#Cultura Há 7 dia(s)

Secretária de Cultura e Turismo reúne setores de limpeza, segurança e trânsito tratando da Festa de Agosto

Planejando a realização da Festa de Agosto 2022, de 21 a 31 deste mês, a secretária de Cul [...]

#Obra Há 7 dia(s)

Avançam obras de reconstrução de trecho urbano do CE 060 em Várzea Alegre

Teve início no último sábado, 06 de agosto, e está em estágio avançado a recuperação asfál [...]

#Festa Há 10 dia(s)

Festa de Agosto: Prefeito Zé Helder confirma show de Xand Avião em Várzea Alegre

O cantor Xand Avião se apresentará em Várzea Alegre, em show público gratuito no Parque [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito