NOTÍCIAS

13-SET-2023

Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre promove debate sobre criação de reserva ambiental

#MeioAmbiente POR EVANILDO 13 DE SETEMBRO DE 2023

A Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Várzea Alegre, liderada pelo secretário J. Marcílio, realizou nesta terça-feira, 12 de setembro, uma roda de conversa com os moradores das localidades de Charneca, Capão e Unha de Gato, na comunidade de Charneca, para debater a possibilidade de implantação de uma unidade de reserva ambiental na região, promovendo o turismo ecológico.

Um dos pontos que fundamenta essa proposta é a Serra da Madareira, que é rica por sua beleza natural, fauna, flora, suas fontes de água e cachoeiras. A Serra da Madareira fica em território do município de Cariús, que faz divisa com Várzea Alegre. Sendo assim, os dois municípios podem ser beneficiados.

Conforme explicou J. Marcílio, o ecoturismo ou turismo ecológico é um segmento de atividades turísticas que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural de um lugar, incentiva sua conservação e busca a formação de consciências ambientalistas por meio de uma interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável e econômico.

Na reunião, foram apresentados esses pontos positivos na criação do ecoturismo naquela localidade e sítios vizinhos.

O engenheiro ambiental Rafael Cardoso ministrou uma palestra mostrando às comunidades a riqueza que elas têm em mãos e para que elas tomassem consciência do quanto poderiam contribuir, tanto na questão da conservação do meio ambiente e do patrimônio natural, quanto na economia local, dando assim a oportunidade de gerar renda e contribuir para estudos acadêmicos na exploração de conhecimentos.

Para o secretário José Marcílio, foi um momento de grande proveito, onde se pode mostrar às comunidades os pontos positivos dessa unidade de conservação.

Estiveram presentes no evento Helena Vilar - secretária executiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Luiza Souza - técnica em Comunicação e Educação Ambiental da SEMMA, o vereador kleiton do Bar (MDB), os brigadistas de incêndios florestais Francisco Eudo, Simara Alves, Samuel, Raimunda e Evandro, o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Francisco Danízio, e as professoras Alana Almeida e Eficiência Gonçalves da Escola Figueiredo Correia.

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Divulgação

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Várzea Alegre realiza Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 29 de [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

SEMMA emite recomendações para o controle de queimadas em Várzea Alegre

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) do Governo de Várzea Alegre está divulgando recomend [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

ASCAMARVA recebe visita do presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis

A ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre recebeu ne [...]

#Gestão Há 3 dia(s)

Termo de Cessão de prédio beneficia associação do distrito de Calabaça

Valorizar a população, promovendo o progresso nas comunidades. Nesta segunda-feira, 25 de [...]

#Gestão Há 3 dia(s)

Diante da queda de repasses do FPM, prefeito Zé Helder reúne secretariado para planejar ações

O Governo de Várzea Alegre se destaca por sua gestão organizada e planejada, tendo à frent [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Jovens elegem delegados que participarão da Conferência de Juventude Estadual

A 2ª Conferência Municipal de Juventude, realizada em Várzea Alegre nesta sexta-feira, 22 [...]

#Esporte Há 4 dia(s)

Várzea Alegre - 153 anos: Inscrições Abertas para a Corrida de Rua

O Secretário de Esporte e Lazer do Governo de Várzea Alegre, Cícero Sousa, anunciou a aber [...]

#Cultura Há 4 dia(s)

Várzea Alegre reúne artistas e grupos culturais para discutir aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Várzea Alegre, no Ceará, reunirá artistas, [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito