A secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Várzea Alegre, com a Biblioteca Pública Municipal Professor Almino Gabriel Viana lançaram nesta semana o projeto de incentivo à leitura "O que estou lendo?".
Segundo Toinha Pereira - secretária de Cultura do município, toda segunda-feira até a semana que antecede o dia do município, 10 de outubro, um escritor varzealegrense compartilhará suas leituras durante o período de pandemia e irá fazer uma indicação em vídeo de algum livro já lido. "Esse vídeo de curta duração será divulgado nas redes sociais da Biblioteca Pública de Várzea Alegre e demais locais de acesso virtual visando o incentivo e acesso à leitura", explicou.
A execução do projeto é acompanhada pela bibliotecária Ana Géssica. Ela entende que a iniciativa visa alimentar o hábito da leitura na população. "Este projeto justifica-se, entretanto, por contribuir para a divulgação do hábito da leitura e acesso ao conhecimento. Com isso, a população será apresentada a alguns dos escritores do município e suas obras", disse.
O primeiro convidado foi o escritor, jornalista e professor Jurani Clementino, autor da biografia do compositor varzealegrense, Zé Clementino com o livro "Zé Clementino - o matuto que devolveu o trono ao rei" e dos livros de crônicas: Forró no Sítio; e Memórias Sertanejas - tardes, calçadas e alpendres.
Começa hoje, com dicas de leitura do escritor, professor e jornalista Jurani Clementino, o projeto de incentivo à leitura "O que estou lendo?". Essa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Várzea Alegre por meio da Biblioteca Pública Professor Almino Gabriel Viana. Será uma série de dicas de leitura, todas as segundas-feiras, para que todos ganhem em conhecimento neste momento de travessia da pandemia da Covid-19. É uma forma da biblioteca que está fechada, atender ao público leitor.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação