O Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre tem um novo comandante: Klécio Dawison Fiúza Saraiva (Klecim de Saraiva). Ex-Sargento do Exército Brasileiro, ele tem 56 anos de idade e assumiu o cargo na noite desta segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021, em solenidade comandada pelo prefeito da cidade, Zé Helder (MDB), com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano Lima (MDB), do secretário municipal de Infraestrutura, Elonmarcos Correia e dos agentes de trânsito, na sede do órgão.
Klecim de Saraiva assume a vaga deixada pelo diretor, Evandro Feitosa, que comandou o Demutran nos últimos 4 anos.
O prefeito Zé Helder agradeceu ao Evandro a dedicação nestes quatro e afirmou que ele continua integrando a equipe do departamento municipal de trânsito.
O Prefeito disse que o Demutran é um órgão que acumula problemas, exigindo mudanças de comando com certa frequência.
Falando ao novo diretor e a equipe, Zé Helder cobrou que sejam implementadas mais ações que trabalhem a conscientização da comunidade para um trânsito seguro.
Para frear os acidente e mortes no trânsito, o governador do Ceará, Camilo Santana, fará uma redistribuição de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com os municípios que conseguirem diminuir esses casos. "Vamos buscar alternativas de melhor disciplinar os condutores. O Estado, através da nova lei de distribuição do ICMS, implantou alguns requisitos, entre estes estão que os municípios que conseguirem diminuir a mortalidade infantil, casos de infartos e mortes por infartos e acidente e mortes por acidentes de trânsito, receberão uma fatia maior das receitas do imposto. Nós vamos implementar então mais políticas preventivas. Neste sentido, conversamos com prefeitos da região para a implantações de medidas que garantam um trânsito cada vez mais seguro e salve mais vidas em nossas cidades", disse o prefeito Zé Helder.
Klecim de Saraiva já teve a primeira reunião com agentes de trânsito da cidade e entre as suas diretrizes estão trabalhar mais a conscientização do cidadão, fazendo um serviço mais voltado para a educação do que para a punição. "Sempre fui um ser comunitário. Vamos tornar o Demutran um órgão para educar, proteger a população e deixar aquela visão do um órgão punitivo", destacou.
Ele citou que a sua gestão será para garantir trânsito seguro para o cidadão e que haverá punição para quem infringir as regras que quebrem essa segurança para as pessoas. "Nós vamos agir protegendo a população e punindo os infratores, assim como faz a polícia", disse.
Zé Helder anunciou ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, fará a renovação da sinalização de trânsito de toda a cidade e que o Demutran receberá uma motocicleta nova equipada para servir como viatura.
Ele disse ainda que o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, conseguiu com o deputado estadual Marcos Sobreira, que fossem doados quatro veículos SW4 para a Secretaria de Infraestrutura do município e que vai averiguar a situação mecânica desses carros, já afirmando que um desses veículos será adaptado para servir como viatura do Demutran.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira