A Secretaria de Cultura e Turismo, do Governo de Várzea Alegre, dá continuidade ao projeto "Várzea Alegre Tem Cultura". Nesta sexta-feira, 26 de março, foi apresentado o documentário "Penitentes".
Em Várzea Alegre, na semana que antecede a Semana Santa acontece a Procissão do Fogaréu, um dos eventos culturais mais tradicionais do município e que reúne grupos de penitentes da região.
Com a pandemia de Covid-19 e os decretos que recomendam evitar aglomerações, este é o segundo ano que a procissão não é realizada. Para manter a tradição, a ideia, segundo a secretária de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, Toinha Pereira, foi organizar documentários temáticos com o trabalho "Tradições e Costumes da Semana Santa".
Além do trabalho sobre os penitentes, já está agendada para Quinta-Feira Santa, dia 1º de abril, às 18h, a apresentação do documentário "Caretas, Pau de Sebo, Malhação do Judas, Quebra Pote e Penitentes". Os documentários são apresentados pela página do Governo de Várzea Alegre no Facebook (@governodevarzeaalegre).
O prefeito Zé Helder destacou que o objetivo deste trabalho é dar continuidade ao projeto "Várzea Alegre Tem Cultura", valorizando e fomentando as tradições e costumes da Semana Santa, que em Várzea Alegre são muito expressivos, especialmente quando se trata dos Penitentes e dos Caretas.
Ele disse que a equipe de produção seguiu protocolos de saúde para evitar aglomerações.
Documentários
Documentário dos Penitentes: A produção deste documentário contou com a participação de penitentes do município, de artistas e técnicos Várzea Alegre. Parte das imagens utilizadas, são provenientes de arquivos.
Idealização: Prefeitura Municipal de Várzea Alegre
Realização e Produção: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Coprodução e Imagens: MV Produções
Roteiro: Antônia Pereira de Oliveira (Toinha Pereira)
Direção: Érico Bastos
Edição: Junior Sousa
Poesia: Expedito Pinheiro
Narração: Claudio Sousa
Documentário das demais tradições e Costumes da Semana Santa (Caretas, Pau de Sebo, Malhação do Judas, Quebra Pote e Penitentes): A produção deste documentário contou com a participação de grupos de caretas do município, de artistas e técnicos varzealegrenses. Parte das imagens utilizadas, são provenientes de arquivos.
Idealização: Prefeitura Municipal de Várzea Alegre
Realização e Produção: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Co-produção e Imagens: MV Produções
Roteiro: Antônia Pereira de Oliveira (Toinha Pereira)
Direção: Érico Bastos
Edição: Junior Sousa
Texto: Jurani Clementino
Narração: Jurani Clementino
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação