O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), informou nesta sexta-feira, dia 21 de maio, que na próxima semana, na terça-feira, dia 25 de maio, será reinaugurado o CRAS Joaquim Beca, no bairro Juremal.
A reinauguração do equipamento público será por meio de uma live, a partir das 18h, com transmissão pela página oficial do Governo Municipal no Facebook @governodevarzeaalegre.
Com a reforma e ampliação, o prédio ganhou nova estrutura externa com melhoras na calçada, portões, acesso, pinturas, e internamente, melhorias nas salas. Segundo o prefeito, o prédio ganhou melhores condições de atendimento à população. "Fizemos aqui uma ampla reforma, modernizando o prédio, melhorando o acesso, as salas, os equipamentos de trabalho. Tudo aqui é para que a nossa população seja bem atendida", disse.
Para a secretária de Assistência Social, Syene Aquino, essa nova roupagem dada ao CRAS Joaquim Beca, com melhoramentos em toda a estrutura, foi pensada, projetada e executada com um único objetivo: garantir atenção humanizada para a comunidade.
A reforma e ampliação do CRAS Joaquim Beca teve investimento da ordem de R$ 98.278,09, recursos do Fundo Nacional de Assistência Social.
As obras tiveram início na gestão da secretária Laura Maria, em 2020, e sofreram atrasos por conta da pandemia do novo coronavírus. Com os decretos estaduais que foram baixados permitindo a retomada do setor de construção, as obras foram reiniciadas e concluídas.
História e compromisso com o social
O CRAS Joaquim Beca foi implantado no município de Várzea Alegre, em 1° de junho de 2006, na primeira gestão do prefeito José Helder Máximo de Carvalho e da Secretaria de Assistência Social, Maria Valdinete Silva.
É um dos equipamentos Socioassistenciais da Política do SUAS que tem como objetivo trabalhar as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sendo um equipamento de pequeno porte II o seu perfil de atendimento é de 3.500 famílias referenciadas.
O CRAS Joaquim Beca atende os moradores dos bairros Juremal, Alto do Tenente, Lagoa do Arroz, Varzante, Centro, Varjota, Alto da Prefeitura, Praça Santo Antônio Grossos e Betânia e aos distritos de Naraniú, Ibicatu e Riacho Verde.
A Equipe de Referência do CRAS Joaquim Beca é formada por 1 coordenador, 2 assistentes sociais, 1 psicólogo, 2 orientadores sociais e 4 oficineiros.
O Centro de Referência de Assistência Social leva o nome do agricultor Joaquim Alves de Almeida (Joaquim Beca) um dos moradores do bairro Juremal que construiu seu legado junto à comunidade.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Asa Film