Tendo à frente o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, sob a presidência de Diomar Duarte, foi realizada nesta manhã de sexta-feira, 11 de junho de 2021, com início às 08h, no Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento - CSU, sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres de Várzea Alegre.
Com cerca de 100 mulheres inscritas, reunidos virtualmente pela plataforma Google Meet, os participantes debateram o tema "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia.
Estiveram presentes a Secretária de Assistência Social, Syene Aquino, o Subsecretário de Assistência social, Pedro Roque, e Diomar Duarte - Presidente do CMDM.
Participaram de forma virtual Zé Hélder - Prefeito Municipal, Tereza Cristina - representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Rosânia - representante da Secretaria Municipal de Educação, Géssica Alves - representante da Secretaria Municipal de Saúde, Menésia Simião - líder sindical, vereadora e palestrante do evento, Valdivina Claudinez - representante da ACOMVA - Associação Comunitária de Várzea Alegre, Maria Carmina - representante do Clubes de Serviços - Lions clube, Paula Vieira - representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Na abertura teve apresentação artística/cultural com Bia Clementino e Paula Oliveira, apresentando a música "Mulheres", de Toninho Geraes, numa paródia de autoria de Doralyce Gonzaga e Silvia Dufrayer.
Syene Aquino agradeceu ao Prefeito, Zé Helder, pelas políticas públicas desenvolvidas voltadas para as mulheres do município e pela garantia dos direitos das mulheres e ainda falou da importância da existência de segmentos de conselheiras femininas na cidade.
Zé Hélder abordou a temática sobre os espaços conquistados pelas mulheres e reconheceu a força da mulher varzealegrense à frente das políticas sociais. Ele afirmou que a luta por direitos é característica das mulheres do município.
Menésia Simião falou sobre os direitos das mulheres, dos espaços alcançados na sociedade e sobre as leis que defendem e garantem a efetivação desses direitos. Ela destacou os espaços ocupados pelas mulheres na política e sobre o combate ao machismo. Fez colocações sobre os avanços das mulheres no município e sobre a lei sancionada pelo Prefeito, Zé Helder, que trata de impedir que homens que tenham sido condenados pela lei Maria da Penha assumam cargos públicos no município.
Para Diomar Duarte, a conferência obteve sucesso e permitiu às mulheres um diálogo aberto sobre ações e políticas públicas que visam garantir direitos e conquistas das mulheres varzealegrenses.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira