A Secretaria de Cultura, do Governo de Várzea Alegre, entendendo e valorizando a cultura popular varzealegrense, realiza segunda-feira, 28 de junho, de forma virtual o XVII Festejo Várzea Alegre Junina, com a "Live Cultural - Pra não morrer de saudade", com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento ocorrerá de forma híbrida, com cenário e apresentações no Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento (CSU), com transmissão pela página da prefeitura no Facebook (@governodevarzeaalegre), a partir das 7 horas da noite.
Na ocasião haverá apresentações de mostras das quadrilhas juninas Arriba Saia, Fogo na Roça e Arraiá Magnificat. Os representantes dessas quadrilhas receberão comendas em reconhecimento à contribuição dada pelos grupos à cultura popular do município.
Na live se apresentarão os grupos Junior Sousa - Isso que é Forró e Erivan e Forrozão Cara Veia. Haverá ainda sorteios de vários brindes, sendo: 01 celular, 3 brindes de 100,00 em dinheiro, 02 ventiladores, 10 kits juninos, kit academia, entre outros brindes, doados por patrocinadores e apoiadores da cultura Varzealegrense.
A Secretaria de Cultura e Turismo preparou ainda um vídeo que reúne os melhores momentos dos festejos juninos de Várzea Alegre, revivendo momentos marcantes das celebrações juninas.
Segundo Toinha Pereira - Secretária de Cultura e Turismo do município, a pandemia impôs limites de convivência, mas a tecnologia e os cuidados sanitários permitem manter vivas as tradições culturais, aproximando por meios virtuais a população.
O prefeito Zé Helder, disse que o incentivo e o apoio à cultura do município estão em todos os esforços para que a alegria junina e o que o povo de Várzea Alegre tem de mais rico culturalmente, consiga, nestes limitados tempos de pandemia, levar para o povo a alegria e o brilho dos festejos juninos.
A programação foi planejada para evitar aglomerações e segue orientações sanitárias em contação à Covid-19.
Saudades juninas
Em tempos normais, neste mesmo período, Várzea Alegre estaria realizando o XVII Festejo Várzea Alegre Junina, com o festival regional de quadrilhas, e dia 28, seria a noite do tradicional Forró de São Pedro do CSU, que teria sua 38ª edição.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira