O DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre realizou nesta quinta-feira, 12 de agosto, reunião com mototaxista da cidade com o objetivo de organizar a categoria e incentivar a implantação de uma associação que congregue esses trabalhadores.
A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Educação, com direção de Klécio Fiúza, diretor do DEMUTRAN.
Diante das tensões entre trabalhadores com habilitação e documentação em dia de seus veículos e que querem a organização e os que dependem ainda de documentação legal para exercer a profissão, Klécio Fiúza, tranquilizou a todos, destacando que o objetivo de proposta é de regularizar e depois regulamentar o sistema de transporte de mototaxista em Várzea Alegre.
Nesse primeiro momento serão cadastradas todas as motos e todos os mototaxistas de Várzea Alegre para num segundo momento tratar da regulamentação da profissão na cidade segundo informou o diretor.
Com esse cadastramento será possível ao DEMUTRAN organizar os pontos e vagas de mototáxi na cidade. Com essa organização evita-se que pessoas que não trabalham como mototáxi ocupem essas vagas. Além dos pontos demarcados, as motos cadastradas terão numeração e adesivagem específicos para identificação e a identificação dos mototaxistas será por meio de coletes padronizados. Esses coletes terão o número de cadastro dele que é o mesmo da motocicleta.
A regulamentação vem com uma proposta de lei que será debatida com os órgãos envolvidos como Ministério Público e com a categoria. Apreciada pela Câmara de Vereadores e sendo aprovada será levada à sanção do Poder Executivo Municipal e após, terá homologação.
Também deverá ser criada a Associação dos Mototaxistas de Várzea Alegre, para que ela possa atuar em defesa dos direitos dos profissionais.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação