Por ocasião da passagem do Dia do Agente de Trânsito, comemorado em 23 de setembro, o diretor do Demutran - Departamento Municipal de Trânsito de Várzea Alegre, Klécio Fiúza, informou que o sistema de trânsito da cidade passará por reorganização, para melhorar o fluxo de veículos automotores e de pedestres.
Segundo ele, haverá recuperação da sinalização de trânsito horizontal e vertical (Placas e faixas de trânsito). Também informou que aguarda a implantação do sistema Zona Azul para estacionamento no centro da cidade. Enquanto não chega, segundo Klécio Fiúza, há a possibilidade de implantação de um sistema de estacionamento rotativo, com tempo limite para estacionar veículos na área central da cidade.
Segundo Klécio Fiúza, da forma como está o trânsito, tem causado transtornos para motoristas e para o comércio local.
Outra iniciativa, de acordo com o diretor do Demutran, será tornar algumas ruas com sentido de trânsito único para veículos, como é o caso da Travessa Jesus Fotógrafo (Beco do Gás), que terá fluxo direcionado da Rua Dr. Leandro para a Rua Durval Soares (trecho urbano da CE 060).
A Rua Antônio Alves de Oliveira, que fica por traz da Prefeitura, também terá sentido único, e o trecho da Travessa Zé Clementino, conhecido como "Beco de Gobira", será fechado, sendo permitido o trânsito apenas para pedestres.
No Polo de Lazer Antônio Alves Costa, na Rua Duque de Caxias, um dos acessos será fechado, ficando apenas um acesso para moradores que residem nessa via pública.
Klécio explicou que o projeto futuro é abrir o Calçadão, permitindo acesso dos moradores, o funcionamento do comércio e ainda o trânsito de veículos abrindo o fluxo nesse trecho.
O Demutran foi implantado em Várzea Alegre em 2005, na primeira gestão do prefeito Zé Helder (MDB), que atualmente cumpre seu quarto mandato à frente da Prefeitura da cidade.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira