Duas atletas de Taekwondo de Várzea Alegre, integrantes do projeto da Tatame Cidadão, da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho participaram do Jogos Escolares 2021, realizados em Fortaleza, nos dias 25 e 26 de setembro e estão classificadas para a etapa nacional dos jogos. Essa foi uma ação conjunta das secretarias de Assistência Social, de Educação e da coordenação de Esportes da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre.
Heloísa de Almeida Araújo, 12 anos, pesando 37kg, e Sibelle Alves de Lima, 13 anos, pesando 59kg, representaram na competição a Escola Dr. Pedro Sátiro, que tem como diretora a professora Maria Nilta.
Como não houve inscrições de atletas de outros municípios para a categoria, naipe e peso das atletas, Heloísa e Sibelle ficaram com a medalha de ouro e foram classificadas de forma direta para a etapa nacional dos jogos.
As atletas foram à competição na companhia da instrutora de Taekwondo, Maria Ribeiro.
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), destacou a importância das atividades esportivas dentro das escolas que envolve os jovens em atividades sadias, cria laços de amizades e promove a cidadania.
Os Jogos Escolares do Ceará têm por finalidade, promover ampla mobilização do segmento escolar, incentivando o esporte como forma de inclusão social e estimulando a participação do aluno em atividades esportivas dentro da escola além de identificar e desenvolver novos talentos esportivos.
Os jogos são disputados em diferentes modalidades: Modalidade Coletivas: basquete, handebol, voleibol e futsal; Modalidade Individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e wrestling. Modalidades Paralímpicas: atletismo, natação, tênis de mesa, judô, demonstração nas modalidades de futebol de 5 (para cegos), bocha e vôlei sentado.
As modalidades são disputadas nas categorias, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes feminino e masculino.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação