Dando continuidade à Semana do Idoso, a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, do Governo de Várzea Alegre, realizou nesta manhã de quarta-feira, 29 de setembro de 2021, com início às 08h, mais um encontro com os idosos do CRAS Joaquim Beca, com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), da primeira-dama Sônia Fortaleza, da secretária de Assistência Social Syene Cavalcante e do subsecretário de Assistência Social e presidente do Conselho do Idoso, Pedro Roque.
Zé Helder enfatizou a importância do retorno às atividades presenciais com o grupo de idosos porque possibilita a interação social entre eles e junto à equipe técnica do CRAS, que trabalha as suas demandas em todos os campos, destacando os biopsicossociais e espirituais. Ele ressaltou a importância de continuarem com os autocuidados com as práticas do distanciamento mínimo, higiene, uso de álcool em gel, uso de máscara, frisando que a pandemia vem desacelerando, no entanto, não é hora de relaxamento. "Precisamos manter os cuidados, usar de cautela no retorno dos grupos, dos programas, projetos e oficinas da Secretaria de Assistência Social", disse.
Sônia Fortaleza destacou a alegria de poder estar presente nesse momento importante, depois de um ano meio sem os encontros com os grupos. "O sentimento é de gratidão e felicidade. Poder ver cada um e cada uma ali presente é muito gratificante", destacou a primeira-dama.
Ela ressaltou que estará à disposição, junto com o Governo Municipal, para ampliar ainda mais políticas contínuas e de qualidade para os idosos do município.
O tema de hoje da Semana do Idoso foi "O envelhecimento e a educação para resiliência em tempos de pandemia".
Para Syene Cavalcante o objetivo da temática sobre o fator resiliência é o de possibilitar e consolidar capacidades intrínsecas ao sujeito que poderão contribuir para a superação de dificuldades inerentes ao ato educativo, pontuado pelo irrepetível e pelo imprevisível.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira