Neste 08 de março - Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, do Governo de Várzea Alegre, em parceria com os CRAS Cecília Biliu - bairro Patos e Joaquim Beca - bairro Juremal, realizaram série de atividades festivas no Ginásio Poliesportivo Carlito.
Foram atividades voltadas às pessoas idosas, gestantes, grupo de mulheres e projeto Mais Infância Ceará, atendidas pela assistência social do município.
As dinâmicas foram pensadas com foco no empoderamento feminino e na saúde mental das mulheres.
Entre as ações as mulheres receberam tratamento de beleza, passaram por exames de diagnóstico capilar, avaliação nutricional e física, aferição de pressão, atendimento psicológico e atendimento jurídico.
Ainda em parceria com os serviços de Convivência da Assistência Social e do comércio local, empresas como EMME Calçados, Multi Escolha Cosméticos, Boticário e AFAPECI contribuíram com o evento através de doações de brindes para sorteios e atendimentos.
Para o prefeito Zé Helder (MDB), as mulheres devem lembradas por conquistar mais espaços todos os dias. "Mulheres empoderadas também são aquelas que sabem se priorizar. Priorizar é saber definir fronteiras entre você e o outro. Não podemos cuidar do outro se não cuidamos de nós mesmos. É importante construir relacionamentos, oferecer suporte para o outro. No entanto, mulheres, saibam sempre distinguir essa linha tênue de fazer isso e negar com autoridade seus desejos e limitações. Sempre prezei pela representatividade feminina no nosso município por achar de suprema importância. Nossas secretarias têm bastante representatividade feminina. Me orgulho em citar como exemplo nossa Secretaria de Educação quem tem como maioria as diretorias das escolas todas de responsabilidade feminina. Além da nossa Câmara Legislativa, onde temos quatro vereadoras competentes do povo. Hoje é dia de reconhecimento feminino que deve ser comemorado dessa forma todos os dias" - disse.
A secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho, Syene Cavalcante, falou sobre a importância do empoderamento da mulher. "Nós, mulheres, estamos dando um passo todos os dias, conquistando mais espaços, tendo voz ativa, perdendo o medo de sermos mulheres. Nós precisamos priorizar a qualidade de vida e a saúde mental para o bem da nossa família e o bem daqueles que estão próximo a nós" - pontuou Syene.
No município, as varzealegrenses podem contar com serviços e instituições que trabalham no sentido de ajudar as mulheres a construírem a própria autonomia. Como por exemplo, o CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social, com atendimentos às mulheres vítimas de violência; os CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, fortalecendo os vínculos familiares, buscando garantir os direitos das mulheres; Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, que promove, executa e articula a política municipal de enfrentamento a qualquer tipo de violência contra a mulher, com olhar especial à atenção integral à saúde da mulher.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira