As escolas de samba de Várzea Alegre recebem apoio financeiro para organização dos seus desfiles no Carnaval de Várzea Alegre 2023, conforme previsto nas seguintes leis municipais: Lei nº 760/2013; Lei nº 1.255 de 24 de fevereiro de 2022, Lei nº 982 de 05 de julho de 2017, Decreto Municipal nº 269, de 11 de março de 2022; e ainda, sendo uma das ações previstas na Lei Municipal nº 982 de 05 de julho de 2017, que institui o Sistema Municipal de Cultura e estabelece a implementação de políticas públicas para o fomento, promoção e valorização da cultura material e imaterial de Várzea Alegre.
Conforme a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, será pago, a título de premiação especial pecuniária anual, o valor de 10.000,00 (dez mil reais), em favor de cada uma das agremiações carnavalescas.
A entrega dessa premiação está programada para domingo, 22 de janeiro, na quadra da ESURD, sediada no sítio Roçado de Dentro, a partir das 18h, com encontro de baterias.
A mais tradicional das agremiações é a ESURD - Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro - ESURD, com 60 anos de história e destacada no cenário nacional por ser a única escola de samba do Brasil de origem na zona rural, fundada por agricultores.
A Império Cadenciando, com origem no bairro Riachinho, foi fundada em 2017, portanto, completa 6 anos de criação, sendo também beneficiada com esse apoio financeiro.
Várzea Alegre também tem a MIS - Mocidade Independente do Sanharol, que este ano completa 47 anos. Já anunciou nova diretoria, mas esse ano, não desfilará como escola de samba. A representação da escola será a presença na avenida com o "Blocão da MIS e sua bateria".
Neste ano, as datas oficiais do Carnaval são os dias 20 e 21 de fevereiro. No entanto, o feriado costuma emendar o sábado e o domingo que o antecedem.
O desfile da ESURD ocorre sempre no domingo, já o da Império, acontece na terça.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Fábio Oliveira