Nesta sexta-feira, 17 de março, ocorreu uma ação do Projeto "Amigos da Leitura: Sou Cidadão", da Secretaria de Educação em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Professor Almino Gabriel Viana. A atividade foi destinada a 30 alunos da Escola Municipal Ormecinda Siebra Leite, que tiveram acesso ao acervo de livros da biblioteca.
Durante a ação, a contadora de histórias Alana Costa narrou o livro "Um Pé de Livro", escrito pelo professor Edilson Ventura. A obra conta a história de uma criança autista que inspira humanidade e força de vontade para aprender diante das dificuldades.
O Projeto "Amigos da Leitura: Sou Cidadão" foi iniciado em 2023 no município, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e a Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará - APDMCE. Ele é direcionado a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 15 anos, com o objetivo de incentivar a formação e o desenvolvimento do gosto pela leitura.
Para o Coordenador Geral da Biblioteca Pública, Dr. Hélio Batista, o projeto é fundamental para a educação dos alunos. "Esse projeto oferece momentos únicos para muitas crianças da rede pública, pois para alguns é o primeiro contato com uma biblioteca com tantos acervos, oferecemos um ambiente mágico. O desenvolvimento desse projeto pelo governo municipal, em parceria com a biblioteca pública e a Secretaria de Educação, é um fortalecimento da educação dos alunos do nosso município", afirmou.
A Formadora da Educação Infantil do município, Conceição Sousa (Tia Neném), coordenou as atividades e explicou sobre as próximas ações do projeto. "Hoje estamos recebendo os alunos da Escola Ormecinda Siebra, do Bairro Varjota, mas na semana que vem, a partir do dia 20, receberemos alunos de outras escolas públicas, que terão as mesmas oportunidades: conhecer o espaço de leitura, ouvir histórias contadas pela contadora da Secretaria de Educação e aprender sobre a importância da leitura e o direito de todos à leitura oferecida pelo espaço público disponibilizado pela gestão municipal", afirmou.
Os alunos foram direcionados pela equipe da Coordenação da Biblioteca Pública, pela Psicopedagoga Rosania Sousa, pela Assistente Social Fernanda Mendes e pela Psicóloga Gisele Alves.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação