A Secretaria de Educação do Governo de Várzea Alegre esteve presente na Câmara de Vereadores da cidade, onde, durante a sessão parlamentar desta quarta-feira, 22 de novembro, realizou a entrega da premiação aos estudantes e professores destacados no Projeto Peteca.
O Projeto Peteca é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE), em parceria com as escolas, com o objetivo de prevenir e combater o trabalho infantil. Em Várzea Alegre, a Psicopedagoga Maria Adriana Silva Bezerra Duarte é a articuladora do projeto.
A secretária de Educação, Angela Bernardino, ressaltou a participação na solenidade dos alunos, professores, gestores escolares e coordenadores do Peteca no município e da Chefe de Gabinete, Luzia Ieda. Ela manifestou sua gratidão ao prefeito Zé Helder (MDB), elogiando a sensibilidade do gestor em relação à educação.
Mesmo estando em Brasília, Zé Helder participou do evento por meio de vídeo, parabenizando a educação de Várzea Alegre por mais essa importante conquista. Ele destacou o estudante Jorge Kauã, de 11 anos, que está entre os três melhores do Brasil no projeto Peteca, na categoria "Conto", com o título "A fada e trabalhadores infantis". Jorge Kauã é estudante do 5º ano da Escola Dr. Dário Batista Moreno. O resultado nacional do Peteca será divulgado no dia 5 de dezembro.
Angela Bernardino parabenizou Jorge Kauã, o diretor da Escola Dário Moreno, Antônio Fernandes, a vice-diretora Delana Clementino e o professor Moisés Pereira da Silva (orientador de Jorge Kauã) pelo trabalho e pelos resultados alcançados.
Sobre Jorge Kauã, Angela afirmou que, independentemente do resultado, a Educação de Várzea Alegre está profundamente grata pelo que já foi alcançado e que todos estão vibrando positivamente para que ele seja o grande vencedor desse pódio.
O Peteca é desenvolvido em três etapas: Municipal, Estadual e Nacional, com diferentes categorias. Em Várzea Alegre, as escolas cujos trabalhos foram selecionados são a Maria Anésia, na categoria "Desenho"; Escola Dr. Dário Batista Moreno, na categoria "Conto"; Escola Figueiredo Correia, na categoria "Poema" (todas na zona urbana); e a Escola José Sérgio da Costa, no distrito de Riacho Verde, na categoria "Música"
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira