O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), acompanhado da primeira-dama, Sônia Fortaleza, participou na noite desta sexta-feira, 29 de dezembro, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, de uma sessão solene da AVL - Academia Varzealegrense de Letras, para o lançamento do livro "O Vigário do Sertão - Vida e Obra do Vieira de Várzea Alegre", escrito pelo filósofo, professor, educador e escritor Dagoberto Diniz.
Zé Helder fez comentários elogiosos ao professor Dagoberto Diniz, que já foi secretário de Educação durante seu governo, entre 2005 e 2012.
O prefeito fez referência aos escritos do professor Dagoberto Diniz, que destacam a vida e a obra do Padre Vieira, e lembrou dos investimentos feitos para valorizar o padre, um expoente da cultura varzealegrense, reconhecido nacional e internacionalmente.
Ele ressaltou que o padre é homenageado com um monumento na entrada da cidade, local estratégico de encontro das rodovias CE-060 e BR-230, no sentido bairro Sanharol para o centro da cidade, além de homenagens a outros ícones da cultura local, como Zé Clementino, Pedro Sousa, Chico de Amadeu, e outros.
O lançamento do livro de Dagoberto Diniz foi bastante prestigiado. Além do prefeito Zé Helder e da primeira-dama Sônia Fortaleza, estiveram presentes Alan Salviano, Presidente da Câmara de Vereadores, os vereadores Otoniel Júnior, Menésia Simião e Michael Martins, professores, escritores, jornalistas e integrantes da AVL - Academia Varzealegrense de Letras, entre outras autoridades.
Nascido na Lagoa dos Órfãos em Várzea Alegre no ano de 1919, Antônio Batista Vieira (Padre Vieira) ganhou destaque em todas as áreas em que atuou, tendo escrito 22 livros entre 1963 e 1989. Ele faleceu em 19 de abril de 2003.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação