Na tarde desta segunda-feira, 15 de janeiro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Várzea Alegre reuniu-se no distrito de Rabicho Verde com o empresário e proprietário de terras Francisco Augusto dos Santos, conhecido como Demontiê.
O objetivo da reunião foi apresentar ao empresário e à sua família o projeto do Sistema Agroflorestal, que tem como ideia central revitalizar áreas degradadas que margeiam o Riacho do Machado na região que atravessa a propriedade, estendendo-se por 3,15 hectares.
O Sistema Agroflorestal surge como alternativa para a preservação ambiental, servindo como base para a produção ecológica de produtos alimentícios de origem animal e vegetal. Ele potencializa as espécies nativas consorciadas com as culturas convencionais, além de promover uma economia sustentável, geração de emprego e renda, e possibilitar a recuperação de áreas degradadas, bem como a conservação e geração de águas por meio de suas matas ciliares e a preservação de nascentes.
Este é um projeto piloto, e a ideia será apresentada a outros proprietários de terras neste município. Em uma conversa informal, Demontiê expressou o desejo de que a área onde o projeto será desenvolvido seja chamada de "Beija-Flor".
Participaram da reunião o Secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, o subsecretário e engenheiro florestal Rafael Cardoso, a Secretária Executiva da SEMMA, Helena Fernandes Vilar, e a técnica em Educação Ambiental Luiza Souza.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação