Com o tema "Várzea Alegre, terrinha que produz vários frutos", tendo como enredo a música "Contrastes de Várzea Alegre", de autoria do compositor varzealegrense Zé Clementino, a Escola de Samba Império Cadenciando - do bairro Riachinho, levou para seu desfile na Avenida Antônio Alves de Lima, na noite dessa terça-feira, 13 de fevereiro, a história do município, retratando em alas personagens importantes como "Pelé Bico de Ouro", "Palhaço Palito", "Tia Renata e Bilina", e também falou da Terra do Arroz, do Padre Vieira, de música, futebol, felicidade e diversos outros aspectos culturais e históricos locais.
O público aplaudiu o desfile e elogiou a escola pela sua beleza, simplicidade e organização, destacando a bateria como um ponto alto, comandada pelo fundador da Império, Ciro Cardoso (Mestre Gordinho). Neste ano, a Império comemorou seu sétimo ano de participação no desfile.
Sobre a Império, o prefeito Zé Helder (MDB), que desfilou na escola acompanhado da primeira-dama Sônia Fortaleza, disse que o desfile foi marcante, recontando Várzea Alegre de forma criativa, reavivando na memória da população a história da cidade e homenageando grandes personalidades do município. Ele pontuou que a Império cresceu em organização e criatividade, parabenizando a direção da agremiação pelo lindo desfile.
O arrastão
Na Praça da Bandeira, o último dia de Carnaval, com o encontrão de blocos, consagrou ainda mais o local como ponto de encontro da folia. Após um final de tarde eletrizante, quando a noite chegou, os foliões formaram uma multidão que seguiu o arrastão de blocos até o Parque Cívico São Raimundo Nonato.
Últimos shows
O Parque Cívico São Raimundo Nonato recebeu os foliões que encerraram o Carnaval de Várzea Alegre, se divertindo ao som de Nildinha (ex-vocalista da banda Forró Real), Manuka Araújo e Paredão Posto Pessoa.
O Parque ficou lotado e os foliões vibraram com as atrações, cantando e dançando juntos.
Geral
O prefeito Zé Helder destacou que esse carnaval, no seu último ano do seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Várzea Alegre, foi marcante, desafiador, e mais uma vez consagrou o município como roteiro da folia regional e cearense. "Nosso carnaval cumpriu sua proposta, se consagrando como o maior da região, e sustentando Várzea Alegre como roteiro da folia no Ceará, engrandecendo nossa cultura e impulsionando o turismo e a economia do município" - disse.
O prefeito agradeceu aos foliões, especialmente aos jovens. "Os foliões de Várzea Alegre e da região, fizeram nosso carnaval crescer ainda mais. A energia dessa juventude é contagiante. Eles terão sempre nosso apoio", disse.
Ele falou ainda das escolas de samba. "As escolas de samba ESURD e Império", que desfilaram este ano, deram clara demonstração do potencial cultural que tem nossa cidade quando o assunto é o carnaval. A ESURD com 61 anos de fundação e a Império com 7 anos de história, deram mais uma vez um show em seus respectivos desfiles. Parabéns à ESURD e a Império. Este ano sentimos a ausência da MIS - Mocidade Independente do Sanharol, que é uma das mais tradicionais escolas de samba de Várzea Alegre, e estamos torcendo pela presença dela na avenida no carnaval do ano que vem".
O prefeito agradeceu a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, tendo à frente a secretária Toinha Pereira, agradeceu às forças policiais da cidade e o reforço pelo trabalho muito bem-feito, que deu tranquilidade aos foliões e aos cidadãos e cidadãs, aos seguranças particulares, aos profissionais da limpeza pública, que deixaram a cidade sempre limpa para receber os foliões e visitantes, e agradeceu de forma geral a todos que colaboraram para a realização do Carnaval de Várzea Alegre - o maior da região.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira/Asa Film