Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a primeira-dama de Várzea Alegre, Sônia Fortaleza, concedeu entrevista ao Podcast Escuta Essa Aí, conduzida pelo jornalista Ivan Silva.
Primeira-dama, advogada, vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará - APDMCE e estudante do segundo semestre de medicina, Sonia destacou que o Dia Internacional da Mulher vem para relembrar as lutas que todas as mulheres enfrentaram no passado. "Essa data realmente é muito especial. Precisamos recordar os desafios, enxergar o que temos no presente e tentar superar o desafio que é ser mulher nos dias atuais", disse.
Sobre os espaços conquistados pelas mulheres no contexto geral, ela disse perceber que o grande desafio da mulher na sociedade é ser ouvida seriamente, em razão do discurso machista presente em todos os setores.
Sonia também falou sobre seu papel de esposa do prefeito Zé Helder, de mãe de Heitor e Bento, e de sua atuação na política ao lado do esposo.
Sua percepção inicial era que mulheres na política e na gestão são vistas como incapazes. Mas, com o tempo, ela passou a compreender melhor a situação e hoje gosta de participar, de saber o que está acontecendo na gestão do esposo, de opinar e passar seu olhar de mulher, de advogada e de médica, e que, como esposa, tem o papel de ajudar Zé Helder na gestão.
Entre os vários projetos que Sonia Fortaleza apoia, incentiva e trabalha como primeira-dama, destaca-se o Núcleo Azul, um projeto modelo no município que surge do seu desejo de atender e amparar crianças autistas de Várzea Alegre.
No Podcast, Sonia falou de seus projetos, sonhos, família e desafios. Ela também recebeu uma homenagem do esposo, o prefeito Zé Helder, que esteve no estúdio com os filhos Heitor e Bento.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação