A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre deu início nesta segunda-feira, 18 de março, ao Projeto de Revitalização do Riacho do Machado por meio de Sistemas Agroflorestais. A iniciativa, fruto da parceria entre o Governo Municipal e a Fundação Araripe, recebeu em Riacho Verde a primeira remessa de mudas nativas.
Foram entregues 1.550 mudas de espécies como Sabiá, Ipê, Visgueiro, Pau-Ferro e Copaíba, que serão utilizadas na recuperação de áreas degradadas e na proteção das matas ciliares do Riacho do Machado.
O Secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, destacou a importância do projeto para a preservação ambiental do município. "Este é um passo inicial importantíssimo para o reflorestamento de áreas degradadas e das matas ciliares do Riacho do Machado, um dos nossos principais recursos hídricos", afirmou.
Marcílio também ressaltou a importância da parceria com a Fundação Araripe. "A união de esforços entre o Governo Municipal e a Fundação Araripe é fundamental para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade ambiental em nosso município", disse.
Estiveram presentes na recepção das mudas o Subsecretário de Meio Ambiente Rafael Cardoso e o Coordenador de Unidade Antônio Moacir.
O projeto de reflorestamento do Riacho do Machado faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Meio Ambiente para a recuperação e preservação dos recursos naturais do município.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação