Na tarde desta terça-feira, 23 de abril, foi realizada uma reunião com a participação do prefeito Zé Helder (MDB), da secretária de Cultura e Turismo, Toinha Pereira, da representante do Gabinete do Prefeito, Ieda Máximo, do secretário de Infraestrutura, Elonmarcos Correia, do controlador Geral do Município, Dr. Batista Júnior, do técnico da Secretaria de Cultura e Turismo, Érico Basto e dos membros da imprensa da prefeitura, Marcos Filho e Francisco Evanildo, para planejar a realização da XVI Romaria à Capela de Maria de Bil e a Inauguração da Urbanização do Entorno do Cristo Ressuscitado (Praça Maria de Sousa Freire) e da Capela de Maria de Bil na Serra do Gravié. A estátua do Cristo Ressuscitado foi instalada ao lado da capela em 2014.
O prefeito Zé Helder confirmou junto à empresa responsável pela construção da obra o recebimento no próximo dia 10 de maio.
Toinha Pereira, definiu a data para a realização do evento no próximo domingo 19 de maio e mencionou o projeto de sinalização da obra que a secretaria está providenciando para melhorar a acessibilidade principalmente para os turistas.
Com recursos provenientes do Ministério do Turismo do Governo Federal e do Governo Municipal, o projeto tem um orçamento de cerca de R$ 1 milhão.
Programação
Às 05h da manhã, fiéis católicos se encontrarão na Praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato de onde em ônibus seguirão para o bairro Sanharol e na Escola Antão Leandro participarão de um café coletivo. Depois, seguirão para a caminhada, cantando e rezando, até chegarem ao alto da Serra do Gravié. As 8h será realizado ato inaugural com bênção pelo padre da cidade.
Covid-19
Devido à crise de Covid-19, a última romaria à capela de Maria de Bil foi realizada em 2019.
Praça
No processo de urbanização, a praça que foi construída recebe o nome da mãe do ex-prefeito Vanderlei Freire, Maria de Sousa Freire (In memoriam), de acordo com Lei Municipal 1.191, de 26 de abril de 2021.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Yanne Rabelo