Várzea Alegre recebeu, por meio da Adagri - Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, uma doação de 8.500 doses da vacina contra a febre aftosa, doadas pela FETRAECE - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará. A informação foi confirmada por Matias Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Econômico.
Segundo Matias, não há mais vacinas disponíveis no mercado local para venda, e o Governo do Ceará, com o objetivo de intensificar a campanha, optou por doar essa quantidade para Várzea Alegre. Ele ressaltou que a logística de entrega do imunizante aos criadores da sede rural e dos distritos já foi montada, e eles devem comparecer aos locais combinados portando documentação - CPF e RG dos proprietários dos animais - e um recipiente com gelo para acondicionar as vacinas.
Várzea Alegre possui um rebanho de 33.396 animais que são alvo desta campanha de vacinação, dos quais cerca de 16 mil já estão cadastrados para declaração. Os pecuaristas têm até o dia 15 de maio para declarar a vacinação do rebanho. A meta é vacinar mais de 90% do rebanho para que o Estado seja avaliado com possibilidade de conquistar a condição de livre da aftosa sem vacinação. A campanha será encerrada nesta terça-feira, 30 de abril.
Segue abaixo a programação de entrega das vacinas:
Calabaça
Local: Vila Extrema
Horário: 8h da manhã
Canindezinho
Local: Sítio Carnaúbas (Ponto de Apoio da Aprovale)
Horário: 8h da manhã
Ibicatu
Local: Vila Fortuna (Sede da Associação)
Horário: 8h da manhã
Naraniú
Local: Vila São Caetano (Sede da Associação)
Horário: 8h da manhã
Riacho Verde
Local: Vila Riacho Verde (Sede da Associação)
Horário: 8h da manhã
Sede Rural
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Praça da Bandeira)
Horário: 13h 17h da Tarde
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira