Nesta quarta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, liderada pelo secretário Matias Alves, realizou um treinamento para o recém-criado Comitê Municipal de Regularização Fundiária.
Em abril, foi estabelecido um comitê com a missão de resolver todas as pendências relacionadas à regularização fundiária no município. Durante o treinamento, foram apresentadas as medições das propriedades realizadas pelo IDACE (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará). "Estamos aqui para aprender e captar informações que repassaremos aos nossos proprietários para resolver essas pendências," declarou Matias Alves. Ele também expressou gratidão ao Governo do Estado do Ceará e à SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário), representada no evento pelo superintendente adjunto do IDACE, Antônio Amorim.
Antônio Amorim elogiou o trabalho colaborativo e destacou a importância do treinamento para os secretários municipais, sindicatos e a EMATERCE (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará). "Este trabalho permitirá um melhor planejamento e governança fundiária nos municípios," afirmou Amorim. Ele também mencionou a criação dos comitês municipais de regularização fundiária em Crato e Orós.
A vereadora Menésia Simião (PT) destacou a relevância do comitê para a conclusão do processo de regularização fundiária em Várzea Alegre. "Já foram entregues vários títulos de propriedades rurais, mas ainda há muitos desafios a serem superados. A criação deste comitê é essencial para acompanhar a execução e garantir que todos os proprietários rurais do município sejam contemplados," explicou a vereadora.
Esta ação é um passo importante para garantir que todos os cidadãos de Várzea Alegre tenham seus direitos de propriedade assegurados, promovendo o desenvolvimento econômico e social do município.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira