Na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, o Governo de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), deu continuidade às ações da Semana do Meio Ambiente com uma trilha pelas nascentes do Riacho do Machado, localizadas no Sistema Agroflorestal Beija-Flor, no Distrito de Riacho Verde. Esta atividade marcou o terceiro dia de celebrações e conscientização ambiental.
"O projeto, iniciado em janeiro deste ano, visava recuperar uma área totalmente degradada, sem mata ciliar e quase sem vida. Graças ao esforço conjunto da Gestão Municipal, do proprietário da área, Francisco Augusto dos Santos (Demontier), e das parcerias com escolas, jovens do programa Agente Jovem Ambiental, Fundação Araripe e a equipe da SEMMA, foi possível observar uma significativa revitalização do local. Podemos ver hoje a vida voltando aos poucos em torno do Riacho do Machado. A área estava totalmente degradada e hoje, graças ao entusiasmo de todos os envolvidos, já podemos observar mudanças notáveis. afirmou o Secretário de Meio Ambiente J. Marcílio."
Os participantes da trilha tiveram a oportunidade de presenciar o avanço satisfatório do projeto e vivenciar a importância da preservação dos recursos hídricos para o meio ambiente. Além de J. Marcílio o evento contou com a presença dos agentes jovens ambientais, alunos da Escola de Ensino Médio José Correia acompanhados pelo professor Lucas Costa, ambientalistas, do Presidente do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente, Francisco Danísio, da técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Angélica Leite, e dos representantes da Fundação Araripe, Patrícia Maura, Josué Dantas e Cícero Lucas.
A trilha ecológica no Sistema Agroflorestal Beija-Flor reforçou o compromisso de Várzea Alegre com a recuperação ambiental e a educação ecológica. A ação não só destacou o progresso já alcançado, mas também inspirou os participantes a continuarem engajados na proteção e preservação do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação