No último sábado, dia 8 de junho, a Secretaria de Saúde de Várzea Alegre promoveu o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A mobilização aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde centenas de crianças foram vacinadas desde as primeiras horas da manhã.
As UBSs de Várzea Alegre receberam pais e responsáveis que levaram suas crianças para receber a dose da vacina. A campanha teve como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger as crianças contra essa doença, que pode causar sérias complicações e até paralisia permanente.
A coordenadora de imunização de Várzea Alegre, Fábia Moreno, falou sobre os resultados do Dia D da campanha, destacando a importância da vacinação e reforçando que a campanha continuará nas próximas semanas. "A campanha foi tranquila, todos os postos funcionaram de 7h às 13h, vacinamos 846 crianças de 1 a menores de 5 anos, e nossa meta pelo Ministério da Saúde era vacinar 886. Estamos com uma cobertura de 90%, e a campanha continua até sexta-feira, dia 14. Para aqueles que não conseguiram levar seus filhos no sábado, todos os postos estão com a vacina disponível até sexta-feira," explicou Fábio Moreno.
Ela também ressaltou que esta será a última vez que a vacina oral contra a poliomielite (VOP) será utilizada, sendo substituída pela vacina inativada contra poliomielite (VIP), que é aplicada de forma intramuscular. "É importante lembrar que, além de proteger a criança individualmente, a vacinação também protege a população coletivamente," destacou. Fábia Moreno ainda alertou sobre as fake news que desestimulam a vacinação, prejudicando tanto a saúde individual quanto a coletiva, e apelou aos pais para que atualizem a caderneta vacinal de seus filhos.
Samara Ferreira, mãe da pequena Lorena, de 5 anos, comentou sobre a campanha: "É tranquilizante saber que minha filha está protegida. Agradeço à equipe de saúde pelo atendimento e pela preocupação com as crianças."
A Secretária de Saúde de Várzea Alegre, Angelita Ferreira, afirmou que a mobilização do Dia D da campanha de vacinação contra a paralisia infantil reflete o compromisso de Várzea Alegre com a saúde pública e a proteção de suas futuras gerações.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira