Em sintonia com o debate global sobre mudanças climáticas impulsionado pela COP29, a conferência do clima da ONU que reúne 198 países e é o principal fórum internacional para negociações climáticas, Várzea Alegre se prepara para sediar um importante evento regional: a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 8h, na Secretaria Municipal de Assistência Social.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, J. Marcílio, o objetivo principal é fortalecer as políticas públicas em defesa das causas ambientais, com ênfase na educação ambiental. "Nosso foco é promover um amplo debate sobre as práticas sustentáveis e preparar a sociedade para os desafios futuros", destacou Marcílio.
Esta conferência servirá como preparatório para a conferência estadual que será realizada em Fortaleza, em janeiro de 2025. Durante a conferência intermunicipal, cada um dos municípios participantes deve indicar dois delegados para representar a região na etapa estadual. Da conferência estadual serão indicados 50 delegados para a conferência nacional, que ocorrerá em Brasília.
A expectativa do Secretário é que os nove municípios que integram o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul (CONSCENSUL) estejam presentes, o que deve garantir uma representatividade significativa na discussão sobre as políticas ambientais regionais com cerca de 200 pessoas.
Outra importante ação em prol do meio ambiente ocorrerá no dia 14 de novembro, quando será realizada a 1ª Audiência Pública do Plano Municipal de Recursos Hídricos, na Câmara Municipal de Vereadores. Essa audiência visa discutir e definir diretrizes para a gestão dos recursos hídricos do município, envolvendo a população e lideranças locais na construção de um futuro mais sustentável.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Divulgação