Com o registro de mais de 160mm de chuva em um curto espaço de tempo na madrugada desta segunda-feira, 3 de março, a cidade de Várzea Alegre enfrenta alagamentos em ruas e invasão de águas em residências, com situações mais críticas nos bairros Riachinho, onde o canal que corta a região transbordou, e no bairro Alto do Tenente, onde as águas do Riacho da Formiga também atingiram trechos de ruas e residências.
Em entrevista à imprensa, o prefeito Flavinho (MDB) e o vice-prefeito Antônio Neto (PSD) informaram que visitaram as áreas afetadas, ouviram a população e disponibilizaram os serviços das secretarias de Assistência Social e Infraestrutura, contando com o apoio da Defesa Civil Municipal para atender emergencialmente os moradores mais atingidos.
O prefeito destacou ações realizadas na gestão do ex-prefeito Zé Helder, como o alargamento do canal do Riachinho e a intervenção com a instalação de manilhas maiores na CE-060, trecho da Av. Antônio Alves de Lima, visando ampliar o escoamento das águas do Riacho da Formiga, que afetam bairros como Varjota e Alto do Tenente. Essas duas intervenções vinham resolvendo grande parte do problema, mas, devido ao volume de chuvas da madrugada, as comunidades voltaram a ser afetadas.
Ele também afirmou que está sendo feita uma avaliação da situação para a adoção de medidas que garantam a segurança dos moradores no futuro, incluindo a possível construção de um açude para conter as águas do Riacho da Formiga.
Antônio Neto ressaltou que, neste momento, toda a atenção do governo municipal está voltada para o atendimento à população afetada.
Flavinho pontuou que essa é hora de união e não de oportunismo político por parte de alguns, pedindo que vereadores de situação e de oposição, assim como lideranças políticas, se unam em apoio às famílias prejudicadas.
Quanto à continuidade do Carnaval, o prefeito explicou que o desfile da Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol (MIS), previsto para hoje, deve ocorrer, pois é resultado de um trabalho de um ano inteiro de toda uma comunidade. Com relação às festas no Parque Cívico São Raimundo, estas também serão mantidas, após análise da situação de baixa das águas, atenção aos atingidos e cumprimento de contratos, bem como respeito à cultura do Carnaval.
Inclusive, o show da banda Bandana, que não aconteceu ontem devido à chuva, será realizado nesta segunda-feira.
O governo municipal afirmou que todas as medidas de atenção aos atingidos foram tomadas e que as ações continuam em andamento, agindo em todas as frentes para atender a população afetada.
Se você precisa de ajuda, entre em contato com os serviços disponíveis:
Assistência Social: (88) 99467-5762
Defesa Civil: (88) 98882-3089
Infraestrutura: (88) 99354-6075
Ouvidoria da Saúde: (88) 99960-9563
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tiago Silva