O Governo de Várzea Alegre, em parceria com o Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), realizou nesta sexta-feira, 11 de julho, a entrega das primeiras casas do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas. A iniciativa tem como principal objetivo a substituição de moradias de taipa por unidades em alvenaria, promovendo saúde e dignidade para famílias em áreas de risco.
Nesta primeira etapa, foram entregues 8 das 39 unidades habitacionais previstas para as localidades de Alto dos Andrés e Bacupari, no distrito de Naraniú. As novas residências atendem aos padrões técnicos de construção segura e visam eliminar os ambientes propícios à proliferação do barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas.
A entrega contou com a presença do prefeito Flavinho, da primeira-dama Ingrid Lemos, do ex-prefeito Zé Helder, do secretário de Obras e Urbanismo Helânio Leite, da coordenadora do setor de Habitação da Secretaria de Assistência Social, Gracíola Cavalcante, além de lideranças comunitárias e moradores beneficiados.
O prefeito Flavinho destacou a importância do programa: "Este é um investimento direto na saúde e na qualidade de vida das famílias da zona rural. Estamos felizes em ver essas casas sendo entregues, fruto de um trabalho conjunto e comprometido".
Com o apoio técnico e financeiro da FUNASA, o projeto evidencia a atuação da gestão municipal na prevenção de doenças endêmicas e na promoção de moradias seguras, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Saneamento.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Pedro Hiarley